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Saiba mais sobre o projecto "BtM - Branding to Market"

21.05.2012
  • Acções Colectivas

Apoiado no âmbito das Acções Colectivas do COMPETE, o projecto envolve um investimento de 628.496 mil euros correspondendo a 439.947 mil euros de incentivo FEDER, é promovido pela Associação Pool-Net - Portuguese Network.

Enquadramento

Apoiado no âmbito das Acções Colectivas do COMPETE, o projecto envolve um investimento de 628.496 mil euros correspondendo a 439.947 mil euros de incentivo FEDER, é promovido pela Associação Pool-Net - Portuguese Network. 

O BtM – Branding to Market é o resultado de uma candidatura ao SIAC (Sistema de Apoio a Acções Colectivas), em concreto ao Aviso para Apresentação de Candidaturas n.º03/SIAC/2009, correspondendo à tipologia de projecto “Actividades de promoção, divulgação e imagens internacionais dos sectores, regiões e actividades com relevância para a economia nacional”.

Este projecto integra-se no domínio de intervenção “Outros factores de competitividade para as PME”, no âmbito do SIAC, inserida na área de intervenção “Promoção, divulgação e imagem de regiões e sectores” e na área de projecto “Promoção de regiões, sectores, clusters e pólos de competitividade e tecnologia”.


O Projecto

- Descrição

O projecto BtM – Branding to Market visa a promoção e consolidação da marca “Engineering and Tooling from Portugal”, enquanto marca colectiva, distintiva e diferenciadora da Indústria de Engineering & Tooling a nível nacional e internacional, fomentando a competitividade e reforço do seu posicionamento em mercados internacionais.

A marca

Engineering & Tooling from Portugal: A Marca do Cluster

A Marca está orientada para a promoção da Indústria Portuguesa de “Engineering & Tooling”, a nível nacional e internacional, através da sua regulamentação enquanto marca colectiva de associação, registo e valorização no espaço nacional e em mercados internacionais.

Os Principais Atributos associados à Marca relacionam-se com elementos distintivos que caracterizam a Comunidade Industrial, Científica e Tecnológica, representada no Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling, nomeadamente: Know-How, Inovação e Tecnologia, Qualidade e Fiabilidade, Networking, Competitividade e Responsabilidade Social. 

Este projecto está suportado no âmbito da Estratégia de Eficiência Colectiva consagrada no Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling.

O Pólo encontra-se estruturado em torno de três projectos âncora.

O âmbito de cada projecto pode ser descrito da seguinte forma:

  • Tooling Edge – Produção Sustentável de Elevado Desempenho: tem como objectivo principal desenvolver conhecimento científico e tecnológico, metodologias de trabalho e de organização inovadoras e adaptadas ao sector;
  • ETF – Empresa Tooling do Futuro: visa desenvolver metodologias de apoio ao desenvolvimento das empresas da indústria, nomeadamente a identificação e apropriação dos requisitos que permitam às empresas alargar a sua base competitiva;
  • BtM – Branding to Market: visa a promoção e consolidação da marca “Engineering and Tooling from Portugal”, enquanto marca colectiva, distintiva e diferenciadora da Indústria de Engineering & Tooling a nível nacional e internacional, fomentando a competitividade e reforço do seu posicionamento em mercados internacionais.

Em consonância com este desenvolvimento estratégico, o Projecto GES_TOOLING de coordenação e animação do PCT Engineering & Tooling, assume ainda a formalização das actividades de Registo da Marca “Engineering & Tooling from Portugal” permitindo desta forma a criação das condições de diferenciação para a promoção e afirmação da Marca, nos mercados internacionais.

No mesmo sentido, o projecto BtM – Branding To Market, funciona como efeito de alavanca e apresenta um alinhamento absoluto com os projectos complementares Engineering & Tooling from Portugal que preconiza a intervenção promocional desta Indústria através da identificação de novas oportunidades de negócio, e com o Projecto DiMARKETS que acompanha as tendências de evolução de novos mercados, geográficos e sectoriais (Market Intelligence).

Assim, este projecto, BtM – Branding to Market, assume vital importância para esta EEC, preconizando acções específicas que contribuem para a afirmação e o reconhecimento internacional da Marca “Engineering & Tooling from Portugal”, bem como, por potenciar a capacidade de atractividade de novas competências e de investimento estratégico (Conhecimento e Tecnologias), no seio desta Indústria.

- Objectivos

Esta iniciativa pretende desenvolver um conjunto de actividades, que apresentam os seguintes objectivos:

  • A consolidação da notoriedade nacional e internacional da Indústria de “Engineering & Tooling” nacional;
  • Diferenciação e valorização da oferta nacional junto dos seus principais clientes e concorrentes internacionais;
  • Apoiar a competitividade, o marketing e a promoção internacional das empresas e do Sector;
  • Aumentar as vendas e exportações nacionais;
  • Promover a entrada do Sector "Engineering & Tooling" em novas áreas ou nichos de mercado;
  • Apoiar a sustentabilidade dos membros do Pólo e do Sector.

Todos os bens públicos gerados ao longo deste projecto serão amplamente publicitados, demonstrados e disseminados a todos os actores que integram e interagem com o Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling.

- Saiba mais sobre o Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling

A Indústria de Engineering & Tooling é, actualmente, uma indústria-chave de Portugal no panorama internacional.

Primeiramente, importa distinguir diferentes tipos de empresas a actuar no Sector:

  • Empresas de engenharia, concepção e comercialização (tipicamente de pequena ou média dimensão);
  • Empresas de maquinação (geralmente de pequena dimensão);
  • Empresas integradas, com engenharia, concepção e produção (tipicamente de média ou grande dimensão).

Tendo por base as tipologias de empresa acima apresentadas, o objectivo geral deste Pólo passa por fazer desta indústria uma das cinco melhores a nível internacional. Para atingir tal desígnio, a missão do Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling passa essencialmente por:

  • Desenvolver e produzir moldes de modo a optimizar as funcionalidades dos produtos e respectivos processos de fabrico dos seus clientes;
  • Integrar o molde numa cadeia alargada de serviços de engenharia de alto conteúdo tecnológico;
  • Desenvolver e produzir ferramentas especiais e peças maquinadas de alta precisão.

O seu plano estratégico assenta em quatro vertentes fundamentais que visam reforçar o posicionamento competitivo das empresas do sector. São eles:

  • Elevada especialização;
  • Aposta em mercados nicho ou produtos em fases iniciais do ciclo de vida (menor competição);
  • Enfoque em produtos de elevada complexidade;
  • Aposta em áreas com elevadas barreiras à entrada pela dimensão (micro ou macro) ou pela complexidade da maquinação.