Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Saiba o que o projecto ueb pode fazer pela sua empresa

06.11.2012
  • Financiamento e Partilha de Risco

O ponto de partida foi construir uma plataforma online que permitisse às empresas efectuarem parte das suas actividades de gestão através da internet.

Logótipo ueb bill
Logótipo ueb bill

A ideia começou a ganhar forma no inicio de 2010 mas apenas seis meses foram dados os primeiros passos para constituir a empresa e juntar a equipa para dar corpo ao projecto.

Nos primeiros meses de actividade da ueb a empresa apresentou ao mercado as primeiras versões da sua plataforma online para gestão da relação com o cliente. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo o seu modelo de negócio de modo a aproximar-se das necessidades efectivas do mercado. A experiência retirada dos primeiros meses de actividade levou ao normal ajuste da estratégia da empresa.

Passados quase dois anos da sua criação e depois de ter já uma base de clientes a ueb decidiu reposicionar-se para perseguir a sua visão e responder melhor aos desafios do mercado. A estrutura accionista mudou passando o seu capital a ser detido pela xfund SGPS SA (53%) e pela Invicta Angels (47%). O modelo de negócio também evoluiu e com ele a oferta da empresa.

Hoje a ueb oferece ao mercado dois produtos. Ambos construídos a partir da estrutura tecnológica desenvolvida pela ueb mas destinados a segmentos de mercado com necessidades e características bastante diferentes. A compreensão destas diferenças e o conhecimento acumulado ao longo dos meses de actividade levou a que empresa opta-se por criar um modelo de negócio distinto para os seus produtos.

O produto que representa a maior fatia do volume de negócios actual da empresa é uma plataforma online modular que permite a gestão da relação com o cliente designado por customer cloud. Este produto foi uma evolução contínua do projecto inicial e tem sido sobretudo utilizado por empresas do sector automóvel, franchising e comércio de bens. A modularidade do produto permite construir uma solução à medida de cada cliente e faz com que possa ser utilizado para efectuar actividades de suporte, gestão de reclamações, medição de satisfação, gestão de vendas ou simplesmente comunicar.

Como explica o CEO da ueb, Tiago Almeida, “é um produto muito adaptável que responde às necessidades de todas as empresas que querem realmente construir uma relação com os seus clientes”. A customer cloud responde aos três princípios base da ueb que fazem parte da sua visão e estão presentes em toda a oferta da empresa. Estes princípios são a simplicidade, utilidade e baixo custo. Esta plataforma funciona totalmente online permitindo aos utilizadores aceder a todas as suas funcionalidades sem ter de instalar qualquer tipo de software e podendo faze-lo através de qualquer tipo de equipamento.

Elisabete Sousa, Commercial Manager, afirma, “é um fato à medida e verdadeiramente chave –na-mão. Além das componentes da plataforma podemos construir várias formas de interacção online como formulários, landing pages ou websites”.

A customer cloud é uma resposta eficaz para empresas das mais variadas dimensões mas a ueb compreendeu que algumas empresas, sobretudo de menor dimensão, têm necessidades mais básicas e não necessitam duma solução tão evoluída. Para responder a este segmento de mercado e manter-se fieis aos seus princípios fundadores: simplicidade, utilidade e baixo custo, a ueb decidiu lançar um conjunto de aplicações online. A primeira foi lançada no inicio de Outubro deste ano e chama-se uebbill.

A aplicação uebbill é uma solução online de facturação e pretende servir o segmento das pequenas empresas e profissionais liberais. É uma aplicação que assenta na simplicidade de utilização e que preenche todas as necessidades das empresas de menor dimensão ao nível dos processos de facturação. Segundo Tiago Almeida, “É a solução de facturação mais económica do mercado e tem tudo o que uma pequena empresa necessita”. Além do mais a uebbill, à imagem das aplicações que serão lançadas futuramente tem uma evolução contínua e sem custos para os seus utilizadores.

A evolução das aplicações e da customer cloud deriva directamente da arquitectura da plataforma tecnológica da ueb. Desde do inicio do projecto a empresa apostou na criação duma plataforma de desenvolvimento própria com base em servidores LAMP e na Framework Symphony mas concebida para funcionar como um factor verdadeiramente diferenciador para o projecto. Para Rui Silva, Developer Manager, “A nossa plataforma de desenvolvimento é o que nos permite oferecer produtos que respondem aos princípios da simplicidade e baixo custo para os utilizadores”.

A primeira versão da plataforma da ueb vai brevemente ser rendida e a segunda release vai permitir ainda mais flexibilidade de desenvolvimento e construção de produtos. Deste modo a empresa pretende lançar novos produtos já durante o ano de 2013, quer ao nível das aplicações online, quer ao nível das plataformas modulares, onde além da evolução da custumer cloud poderão ocorrer abordagens a outros segmentos.

Além do aumento da oferta a ueb quer crescer nos serviços prestados aos seus clientes estando a investir na melhoria do seu centro de suporte.

O próximo ano representará também o inicio da expansão internacional da empresa com o lançamento da aplicação uebbill em diversas línguas.