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Saturação do mercado português leva PME à internacionalização

05.01.2013
  • Economia

O trabalho, intitulado "Estudo Sem Fronteiras", tem como objetivo de identificar as principais motivações e obstáculos que as PME enfrentam no processo de internacionalização.

Um estudo da consultora Deloitte revela que a "saturação" do mercado português é o principal motivo que leva à internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME) do país.

A saturação do mercado nacional (65%), a vontade de melhorar margens e rentabilidade (60%) e de explorar novos nichos de mercado (45%) foram as respostas preferenciais das 605 entrevistas conduzidas no estudo.

O trabalho, intitulado "Estudo Sem Fronteiras" é uma iniciativa da Deloitte, em parceria com a AICEP, com o objetivo de identificar as principais motivações e obstáculos que as PME enfrentam no processo de internacionalização.

Sobre o estudo

A agenda do crescimento passa pela internacionalização. Este imperativo levou a Deloitte e a AICEP a lançarem o estudo de caracterização global do processo de internacionalização.
Para tal, procuraram identificar as principais motivações e obstáculos com que as empresas portuguesas se deparam. Estes resultados realçam também as melhores práticas no tecido empresarial português.

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Ficha técnica

Este estudo foi desenvolvido pela GfK Metris, para a Deloitte e a AICEP, com o objectivo de realizar um inquérito online junto de empresas nacionais, sobre o tema da Internacionalização das empresas, com as seguintes características metodológicas:

  • Universo: Constituído pelos responsáveis financeiros e fiscais das empresas nacionais, constantes da base de dados fornecida pela Deloitte e AICEP.
  • Amostra: Constituída por 605 entrevistas.
  • Recolha da Informação: A informação foi recolhida através de entrevista online acedida diretamente pelos entrevistados, previamente informados deste projecto através de um mail com informações referentes ao mesmo e com o link de acesso ao inquérito, através do sistema CAWI (Computer Assisted Web Interviewing).

O questionário foi fornecido pela Deloitte e AICEP e adaptado pela GfK Metris (com uma duração de cerca de 15 minutos), tendo a Deloitte e a AICEP aprovado a formulação final do questionário.

A recolha decorreu entre os dias 16 de Julho e 09 de Agosto de 2012.
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