Síntese |
Que ciência se faz em Portugal? Quem são os nossos cientistas? Como trabalham? O que investigam? Que resultados obtêm? São algumas perguntas às quais diversos colóquios, debates, exposições, visitas e outras atividades de divulgação e promoção da ciência vão procurar responder durante uma semana.
De 22 a 30 de novembro, durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, instituições científicas, universidades, escolas e museus abrem as portas, proporcionando à população oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.
Programa da Semana da Ciência e da Tecnologia 2014 em www.cienciaviva.pt.
|
Semana da Ciência e da Tecnologia 2014
São sete dias de visitas guiadas a laboratórios, palestras com investigadores, cafés de ciência, saídas de campo e actividades experimentais para todas as idades, num total de 400 acções. Será sem dúvida uma oportunidade única para conhecer de perto os investigadores e o trabalho que desenvolvem.
Estes são alguns destaques: Amanhã e domingo, dias 22 e 23, o Pavilhão do Conhecimento recebe o Hospital dos Pequeninos, um projecto da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa para ajudar as crianças entre os 3 e os 7 anos a perder o medo do "Senhor Doutor".
Na segunda-feira, dia 24, assinala-se o Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica, em homenagem ao grande divulgador da ciência Rómulo de Carvalho. A entrada é gratuita no Pavilhão do Conhecimento.
Na terça-feira, dia 25, o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, em Lisboa, organiza uma tertúlia sobre o vírus do ébola. Será a oportunidade para esclarecer com investigadores algumas dúvidas sobre uma doença que está na ordem do dia. Já o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, em Matosinhos, dará a conhecer o uso da impressão 3D na engenharia aeronáutica.
Na quarta-feira, dia 26, os investigadores Carlota Simões e Francisco Gil marcam encontro com o público no Museu Nacional Machado de Castro, no Porto, onde irão mostrar a Astronomia nos azulejos da colecção de cerâmica do museu.
Na quinta-feira, dia 27, o melhoramento cognitivo (neuroenhancement) será o tema da conversa com o investigador Alexandre Quintanilha na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Na sexta-feira, dia 28, o melhoramento cognitivo volta a estar em debate no Teatro Rivoli, no Porto, com os investigadores Ilina Singh (King´s College London), Barbara Sahakian (Universidade de Cambridge), Ian Harrison (Universidade de Reading) e Alexandre Quintanilha (Instituto de Biologia Molecular e Celular - IBMC). Esta é uma iniciativa do IBMC e da Ciência Viva inserida no Fórum do Futuro, organizado pela Câmara Municipal do Porto.À noite, em Lisboa, o Pavilhão do Conhecimento estende a passadeira vermelha para a gala de entrega de prémios dos documentários científicos europeus European Science TV & New Media Awards 2014, organizada com a EuroScience e a EuroPAWS. Mais uma vez, há peças portuguesas a concurso.
No sábado, dia 29, o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra leva a ciência para fora do laboratório e convida os visitantes do Fórum Coimbra a observar neurónios ao microscópio. A sul, o Centro Ciência Viva de Tavira apresenta no Mercado da Ribeira uma mostra com duas dezenas de projectos de investigação da Universidade do Algarve.
A Semana da Ciência e da Tecnologia culmina no domingo, 30 de Novembro, com a entrega no Pavilhão do Conhecimento dos Prémios Ciência Viva Montepio 2014, atribuídos anualmente como reconhecimento por intervenção de mérito excepcional na divulgação científica e tecnológica. Neste dia arranca também o Pelucia Diversus, o mais recente projecto de investigação científica dirigido a famílias sobre... peluches.
Durante toda a semana, o Pavilhão do Conhecimento estará nas estações do Metropolitano de Lisboa com a acção "No Metro, quilómetros de ciência".
Fonte: Ciência Viva