A InovaDomus, em colaboração com a Universidade de Aveiro, promove o Seminário Final do Projecto Futuro do Habitat, que irá realizar-se no dia 13 de Julho, na Sala de Actos Académicos da Universidade de Aveiro, com início às 14:30.
A InovaDomus – Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro é uma rede de cooperação temática com uma dimensão horizontal e trans-sectorial, no domínio do habitat que, em conjunto com os seus Associados, tem desenvolvido trabalho a favor do projecto, construção, equipamento e apetrechamento das habitações do futuro. Criada no final de 2002, com a designação AveiroDomus, a InovaDomus é uma Associação sem fins lucrativos. A sua criação ficou a dever-se ao elevado potencial industrial e empresarial existente no sector do habitat e à necessidade das empresas anteciparem tendências do mercado e de terem ofertas diversificadas e inovadoras, potenciadoras de maiores vantagens competitivas. A Associação InovaDomus está sedeada em Aveiro e congrega, actualmente, 11 Associados (10 empresas do sector do habitat e a Universidade de Aveiro).
A InovaDomus encontra-se a desenvolver o “Programa de Reabilitação do Património Construído – Pontes entre as Casas do Passado e as do Futuro”. É no âmbito deste programa que é promovido o projecto Futuro do Habitat com o apoio do FEDER através do SIAC - Sistema de Apoio às Acções Colectivas do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade.
O Futuro do Habitat tem como propósito dotar as empresas de informação especializada ao nível das tendências do habitat e providenciar instrumentos orientadores do sector, nas áreas da reabilitação e da sustentabilidade. Em execução desde Junho de 2010, o projecto terminará no final de Julho de 2011. Salientam-se duas grandes linhas de acção estratégicas que foram desenvolvidas durante o ano de execução: o “Levantamento das Tendências no Habitat” e as “Casas do Passado no Futuro”. Estas linhas de acção visam criar condições de envolvência favoráveis para que as PME, principais agentes do sector, possam aumentar a sua competitividade a nível internacional e contribuir para o cumprimento dos objectivos da Agenda da Competitividade do QREN.
No próximo dia 13 é realizado o seminário final deste projecto. O COMPETE apela a todos os interessados que se juntem a esta iniciativa!