Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Séries de ciência criadas na Universidade de Aveiro vão à final de concurso europeu

28.05.2013
  • Ciência e Conhecimento

Apoiado pelo COMPETE no âmbito do SAESCTN e inserido na estratégia Ciência Viva, os programas estão nomeados nas categorias de New Media Productions e Women in Science.

“A Química das Coisas” e "Fábrika - ciência a brincar" são as duas séries televisivas de ciência que a Universidade de Aveiro (UA), através do Departamento de Química e da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, leva a Dublin, à final do European Science TV and New Media Festival and Awards 2013 (EuroPAWS).

“A Química das Coisas”

A série “A Química das Coisas”, que tem autoria do Departamento de Química da UA, produção da Science Office e Duvideo e apresentação de Cláudia Semedo, foi emitida na RTP em 2012. Os 26 programas da série, exibidos em duas temporadas, desmascararam a química escondida no dia a dia e mostraram como os desenvolvimentos recentes desta ciência contribuem para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade. Os episódios, de cerca de três minutos cada, foram produzidos a pensar no grande público e decifram, numa linguagem acessível e com recurso a explicações visuais apelativas, as mais complexas equações e ligações entre os compostos da tabela periódica.

Depois das emissões em canal aberto, e em diversas plataformas web, a série inicia, já a 20 de maio, novo período de transmissões. De segunda a sexta-feira, às 11h30, 15h30 e 17h00, é possível rever a primeira série de episódios “químicos” na SIC K e, a partir de 2 de junho, a segunda temporada. “A Química das Coisas” está ainda em permanência, no canal 606600 da MEO.

No festival, quer esta série, quer a "Fábrika - ciência a brincar" concorrem em duas categorias - New Media Productions e Women in Science – e, lado a lado, com as mais conceituadas produtoras europeias, como a BBC News ou o Max Planck Institute.

“Estar na lista final representa um reconhecimento da qualidade do trabalho realizado, e isso é sempre agradável. Agora vamos aguardar os resultados finais sem ansiedade, aproveitando esta oportunidade para aumentar a exposição pública do projeto", congratula-se Paulo Ribeiro Claro, autor de “A Química das Coisas”.

“Fábrika - ciência a brincar”: uma espécie de magazine para os mais jovens

Também o programa “Fábrika - ciência a brincar” integra a lista de selecionados no EuroPAWS. O magazine de divulgação de ciência composto por 22 episódios, com cerca de cinco minutos cada, apresenta pequenas experiências facilmente replicáveis em casa. Fazer água de colónia, construir brinquedos científicos e brincar com o princípio de Bernoulli são apenas alguns exemplos de conteúdos em emissão na SIC K, o canal temático da SIC dirigido ao público juvenil.

Produzido pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, todo o magazine foi concebido com recursos internos que envolveram o grupo de TV e a equipa de desenvolvimento de conteúdos científicos. Os trabalhos contaram ainda com a colaboração da Comissão Científica da UA na revisão dos textos.

“A valorização deste projeto para uma segunda fase do concurso europeu coloca esta produção da Fábrica ao nível de outros conteúdos de produtoras profissionais, situação que nos satisfaz na estratégia escolhida pela Comissão de Gestão da Fábrica, que apontou no caminho de criar uma valência com know how e saber fazer na área do desenvolvimento de conteúdos de ciência para TV e novos media”, reconhece Pedro Pombo, diretor da Fábrica.

Além dos dois programas da UA, há mais três produtos nacionais na competição: “Paleontologica”, da autoria da Associação Geoparque Arouca, “Engenharia num Minuto”, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, “ e SDKids: Science Demonstrations by Kids" do Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra.

EuroPAWS: ciência e tecnologia para novos media 

O EuroPAWS foi iniciado em 2001 e tem como objetivo destacar o potencial para a ciência e tecnologia na produção de televisão e new media na Europa. O festival será realizado na Science Galery, em Dublin, entre 14 e 16 de junho. Um júri de diversas áreas irá refinar a lista de selecionados para a entrega de prémios, que terá lugar em novembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Este Festival e Prémio são apoiados pela BASF, Janssen, Fundação La Caixa, NEF, Instituto de Inovação e Science Foundation Irlanda.

A lista completa dos selecionados está disponível na página oficial.