No quadro de cooperação entre a Comissão Europeia e o COMPETE será realizada a sessão anual, com o objectivo de fazer o balanço da execução e debater com os empresários estratégias de optimização de recursos ainda disponíveis e perspectivas para o futuro, tendo como protagonistas os promotores de projetos, realizados ou em curso.
Pretende-se evidenciar a adequação dos atuais instrumentos de apoio ao investimento - oferecidos no âmbito do Programa COMPETE - aos objetivos de aumentar a competitividade, a inovação e o empreendedorismo e a sua compatibilidade com os objectivos traçados para os domínios programáticos da Europa 2020.
Nesta sessão de balanço da execução do COMPETE os promotores de projetos, realizados ou em curso, serão os protagonistas.
No painel I pretende-se evidenciar, através de projectos com resultados, que a aposta no investimento em I&DT e a transferência do conhecimento produzido nas entidades do Sistema Científico e Tecnológico induzem a geração de novas empresas e processos de inovação materializados na oferta ao mercado de novos bens e serviços.
Serão analisados os seguintes casos:
- SelfClean: Modificação da superfície com materiais nanoestruturados fotocatalíticos |RECER
- A nanotecnologia nos setores tradicionais | CENTI, Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes
- InnovProcess|Innovnano
- NanoPackSafer: Um novo sistema de embalagem de alimentos |Instituto para a Biotecnologia e Bioengenharia (IBB), Universidade do Minho
No painel seguinte será abordado o facto de a competitividade dever ser procurada em todas as fases da cadeia de valor e em todos os projectos empresariais, sejam eles associados a sectores “tradicionais” ou a segmentos das novas áreas da economia.
Serão analisados os seguintes casos:
- Intercork | APCOR
- HighSpeedShoefactory | Kyaia
- Os Têxteis ao serviço do bem-estar e da saúde | FIORIMA
- O mercado da telemetria | ISA
Os instrumentos disponíveis ao nível do COMPETE enquadram-se no Programa +E+I. Assim, serão analisados casos de sucesso de utilização dos instrumentos COMPETE para aumentar a competitividade e gerar inovação em projectos empresariais.
Empresas em análise:
- IMPETUS
- NOVADELTA
- FREZITE
- CONVERDE
O último painel é dedicado à apresentação sinérgica dos apoios disponíveis neste período de programação, focalizando na melhoria do acesso das empresas ao financiamento.
Consulte o programa para informação mais detalhada sobre esta sessão que conta com a participação da Direcção Geral de Política Regional da Comissão Europeia e do Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação.
__________________________________________________________________________________________________
Local: Centro Cultural e de Congressos
Morada: Cais da Fonte Nova | 3810 Aveiro
Notas Coordenadas GPS: +40º 38' 17.44', -8 38' 37.58
Local: Centro Cultural e de Congressos
Morada: Cais da Fonte Nova | 3810 Aveiro
Notas Coordenadas GPS: +40º 38' 17.44', -8 38' 37.58
__________________________________________________________________________________________________