1. Síntese
Trata-se de uma Plataforma multissectorial que concilia o interesse das entidades produtoras de resíduos com a capacidade técnica do Sistema Científico e Tecnológico, de uma rede de conhecimento e experiência para a cooperação e transferência de tecnologia e, simultaneamente, de um espaço de divulgação para soluções que visem o aproveitamento de resíduos. Com esta Plataforma, pretende-se despertar o tecido empresarial para as oportunidades de valorização de resíduos.
2. Enquadramento
Muito tem sido feito no sentido de identificar aplicações para resíduos e subprodutos da indústria, sendo um dos principais constrangimentos para o sucesso destas ações a ineficaz divulgação de resíduos disponíveis e das soluções encontradas. Outro dos constrangimentos está relacionado com a própria conotação do estatuto de resíduo, sendo crucial encontrar mecanismos facilitadores da sua reclassificação em subprodutos, sempre que isso se aplique.
Constituindo-se como um veículo de cooperação entre empresas e entidades do sistema científico e tecnológico, a Plataforma Shared Waste Solutions visa a criação de valor a partir de resíduos e subprodutos disponíveis, a construção de uma rede de conhecimento e experiência que promova a eficiência produtiva e, consequentemente, a percepção da qualidade da oferta nacional. Pretende-se, ainda, que esta Plataforma apoie os produtores de resíduos na sustentação de pedidos de reclassificação em subprodutos.
A ideia de criar uma Plataforma que concilie o interesse das entidades produtoras de resíduos com a capacidade técnica do Sistema Científico e Tecnológico nasceu do diálogo próximo que o ITeCons mantém com a indústria. Pretende-se, assim, que diferentes entidades se envolvam na divulgação de informação útil sobre resíduos e soluções, o que deverá ter um efeito impulsionador do interesse de outras entidades e proporcionar um efeito arrastador noutros sectores, enriquecendo a participação coletiva nesta Plataforma.
O estrangulamento económico em que o país se encontra, associado ao encargo que a gestão de resíduos representa para a indústria, sugeriu um momento de oportunidade para o projeto. De facto, fazer o maior aproveitamento possível dos processos produtivos, como forma de suprimir o custo económico-ambiental associado à eliminação de resíduos, é hoje fator de diferenciação e de competitividade para as empresas.
3. Objetivos
– Despertar o tecido empresarial para as oportunidades de valorização de resíduos e escoamento de subprodutos;
– Criar um fórum que concilie o interesse das entidades produtoras de resíduos com a capacidade técnica do sistema científico e tecnológico;
– Estimular a intensidade tecnológica em torno do desenvolvimento de novos materiais que integrem resíduos e subprodutos da indústria;
– Criar uma rede de conhecimento e experiência que promova a transferência e circulação de conhecimento;
– Criar um mecanismo de contacto simplificado que permita uma articulação eficaz das entidades intervenientes no processo de valorização de resíduos;
– Criar um ponto de encontro entre a oferta e a procura de resíduos;
– Credibilizar e divulgar eficazmente tecnologias e soluções que visem a valorização de resíduos;
– Apoiar produtores de resíduos na sustentação de pedidos de reclassificação em subprodutos;
– Promover uma gestão sustentável dos recursos naturais e uma economia baseada em baixo teor de carbono.
4. Ações
De acordo com o cronograma de atividades, previsto para o período compreendido entre 1 de Fevereiro de 2013 e 31 de Dezembro de 2014, as principais ações do projeto são:
- Recolha de informação e identificação de casos de estudo;
- Criação da identidade visual do projeto e da Plataforma Shared Waste Solutions;
- Desenvolvimento e implementação da Plataforma Shared Waste Solutions;
- Conceção de modelos de demonstração e preparação de conteúdos âncora para alimentar a Plataforma Shared Waste Solutions;
- Divulgação da Plataforma Shared Waste Solutions e dos objetivos do projeto.
Até à data estão concluídas as três primeiras atividades, encontrando-se em curso até ao final do projeto as atividades que dizem respeito à conceção de modelos de demonstração e divulgação da Plataforma.
5. Plataforma: interface e estrutura
A interface da Plataforma assenta numa estrutura com vários níveis, nomeadamente conteúdos principais e secundários, funções complementares e área de gestão.
Nesta Plataforma, os conteúdos gerais, tais como legislação, notícias ou eventos, foram deliberadamente secundarizados para que as principais vertentes da Plataforma – Resíduos, Soluções e Instituições – pudessem ganhar destaque. Um conjunto de funções complementares, tais como pesquisa, idiomas e redes sociais, estão igualmente disponíveis, existindo ainda uma área de gestão que engloba a função analítica da Plataforma.
A Plataforma assenta de uma forma consistente num conjunto de representações sobre o mapa, permitindo que a sua atividade nas três vertentes principais seja facilmente reconhecida desde logo na página inicial.
Todos os itens do mapa estão georreferenciados, permitindo a interação do utilizador e o acesso direto às páginas de detalhes. Estas páginas contêm, por sua vez, informação sobre o conteúdo selecionado, para além de uma listagem de informação disponível na Plataforma que esteja relacionada com o respetivo conteúdo.
A gestão da Plataforma, incluindo configuração e manutenção é efetuada através de um sistema de backoffice. Este integra, ainda, um conjunto de funções analíticas que permitem monitorizar o acesso e a atividade nas diferentes secções da Plataforma. Esta permite organizar a informação disponível na Plataforma de uma forma sistemática, à semelhança de uma ferramenta de apoio à decisão.
É, assim, possível medir o nível de penetração do projeto e o sucesso da rede de cooperação promovida, quer em termos de diversidade setorial, quer em termos de expressão do número de entidades envolvidas, quer em termos da abrangência territorial.
6. Apoio do COMPETE
> Sistema de Apoio a Acções Colectivas
Desenvolvido pela ITeCons, a TecMinho e a Universidade de Aveiro o projeto “Plataforma de Estímulo e Divulgação para a Valorização Sustentável de Resíduos - Shared Waste Solutions” foi cofinanciado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade.
Inserido no Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC), o projeto envolve um investimento elegível de cerca de 271.200 euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 216.960 mil euros.
> Promotores
Este projeto está a ser realizado em parceria por três entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, com ampla experiência na criação de redes de cooperação e gestão de plataformas de transferência de tecnologia. São elas o ITeCons (Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção), a TecMinho (Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento da Universidade do Minho) e a Universidade de Aveiro (UA).
O ITeCons detém uma forte experiência nas áreas da construção, energia e sustentabilidade. Trata-se de uma associação privada sem fins lucrativos, que integra mais de 50 entidades ligadas ao tecido empresarial, municípios e outras instituições do sistema científico e tecnológico, funcionando como uma interface dinâmica do conhecimento entre a Universidade de Coimbra e a indústria. O ITeCons dispõe de instalações próprias, que permitem realizar investigação aplicada em áreas temáticas inovadoras e apoiar a indústria e os organismos da administração local e central na prestação de serviços especializados de investigação, ensaio, consultoria e formação.
A TecMinho é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, sendo os seus promotores, a Universidade do Minho e a Associação dos Municípios do Vale do Ave. A sua missão fundamental consiste em constituir-se como uma estrutura de interface da Universidade, promovendo a sua ligação à sociedade, contribuindo para o desenvolvimento regional, através da melhoria da competitividade das organizações e aumento das competências dos indivíduos.
A Universidade de Aveiro é uma instituição pública que tem como missão a intervenção e desenvolvimento da formação graduada e pós-graduada, a investigação e a cooperação com a sociedade. Criada em 1973, rapidamente se transformou numa das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país. São diversas as capacidades e competências da UA em vários domínios da Ciência e Tecnologia, do qual se destaca aqui o CICECO (Laboratório Associado da Área dos Materiais) cuja atividade de IDT tem incluído linhas de pesquisa que envolvem a eco inovação, reciclagem e valorização de resíduos.
> Testemunho
De acordo com o Professor António Tadeu, Presidente da Direção do ITeCons, e o Doutor João Almeida, investigador da equipa de projeto do ITeCons, “o financiamento desta ação coletiva permitiu a utilização de uma abordagem inovadora na aplicação de estratégias para a valorização sustentável de resíduos. Sem o apoio concedido ao projeto, não seria possível desenvolver a Plataforma Shared Waste Solutions. Não seria, igualmente, possível atingir o envolvimento de um número expressivo de entidades cooperantes e a participação por parte de diferentes eixos sectoriais e territoriais, fundamental para que a Plataforma possa alcançar os objetivos estabelecidos.”
7. Conclusões
Num momento de fragilidades económicas e ambientais, considera-se que a Plataforma Shared Waste Solutions representa uma abordagem inovadora na aplicação de estratégias para a valorização sustentável de resíduos. Esta Plataforma visa a partilha de informação útil relativa à produção e valorização de resíduos, bem como à capacidade instalada do Sistema Científico e Tecnológico para os valorizar. Constituindo-se como um veículo de cooperação entre empresas e entidades do Sistema Científico e Tecnológico, pretende-se que esta Plataforma sirva, ainda, de mecanismo de transferência de conhecimento e tecnologia. Fazer o maior aproveitamento possível dos processos produtivos, como forma de suprimir o custo económico ambiental associado à eliminação de resíduos, é hoje fator de diferenciação e de competitividade para as empresas.
8. Links
Plataforma: http://www.sws.uc.pt
Site ITeCons: http://www.itecons.uc.pt
Site TecMinho: http://www.tecminho.uminho.pt
Site Universidade de Aveiro: http://www.ua.pt
Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem
Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem
|