Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Silvex aposta em sacos biodegradáveis

09.09.2013
  • Incentivos às Empresas
  • Inovação

Apoiada pelo COMPETE, a portuguesa Silvex alargou a sua unidade de produção numa aposta clara no plástico totalmente biodegradável, dando resposta a uma tendência nas economias e sociedades mais desenvolvidas de eliminação dos sacos tradicionais.

Silvex | sacos biodegradáveis
Silvex | sacos biodegradáveis

Síntese

O negócio dos plásticos biodegradáveis, que está a conquistar a Europa, está a seduzir a portuguesa Silvex - Indústria de Plásticos e Papeis, S.A.

Esta empresa portuguesa alargou a sua unidade de produção, equipando a fábrica de Benavente com máquinas que permitem produzir sacos de plástico biodegradáveis a partir do amido de milho. Esta opção, ecologicamente correta, está cada vez mais a ser divulgada, numa tentativa de alertar a comunidade internacional para os impactos negativos que o plástico tem para o planeta.

“No ano 2008, a SILVEX iniciou um projeto de expansão física da sua unidade fabril com vista ao aumento da sua capacidade de produção que lhe permitisse não só aumentar as suas exportações mas também produzir uma nova família de produtos em plástico biodegradável, de forma a poder acompanhar a expectável transição dos plásticos de origem fóssil, para produtos mais sustentáveis e inovadores”, explica o diretor Geral e Financeiro, Paulo Azevedo.

Os produtos totalmente biodegradáveis correspondem a uma tendência extremamente forte nas economias e sociedades mais desenvolvidas de eliminação dos sacos tradicionais por soluções biodegradáveis.

Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade, o projeto envolveu um total de investimento elegível de 4.080 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 2.244 mil euros.

Economia Verde | Episódio 74 | Dedicado à empresa Silvex com fábrica em Benavente

O projeto consigna uma intervenção integrada de inovação, incremento do potencial tecnológico e internacionalização de mercados - sendo a primeira empresa a introduzir este tipo de equipamentos em Portugal e Espanha - visando criar condições para uma forte e crescente aposta no mercado externo. Em termos tecnológicos de destacar o conteúdo inovador mas também os elevados níveis de automatização e robotização ao nível do “estado da arte” no sector, em termos europeus.

Âmbito

O projeto contempla uma forte componente de inovação no tecido empresarial português, nomeadamente pela construção de uma nova unidade industrial vocacionada principalmente para a fabricação de sacos plásticos biodegradáveis, dotada de tecnologia extremamente evoluída e atualmente inexistente em Portugal.

Este projeto apresenta um conjunto de inovações, das quais importa destacar:

(1) o lançamento de um novo tipo de produto e conceito no mercado ibérico - o BioBag - produto atualmente com forte aceitação e procura no mercado internacional, e que se configura como um produto de elevado valor acrescentado e conteúdo diferenciador;

(2) a implementação de equipamentos e tecnologias inovadoras no contexto Ibérico, incorporando um elevado conteúdo tecnológico, particularmente em termos de eficiência produtiva, produtividade, eficiência energética e impacto ambiental;

(3) importante contributo para a diminuição de impactos ambientais, não apenas por via do lançamento deste produto, mas também pela implementação de inovadores equipamentos de reciclagem de plástico, que permitirão o aproveitamento integral dos desperdícios resultantes do processo produtivo da empresa e ainda a absorção de plástico oriundos/recolhidos do e no exterior, aspetos que contribuirão para a redução do consumo de derivados de petróleo;

(4) o incremento da capacidade de I&D da empresa, na linha de continuidade e tradição da Silvex no lançamento de novos e inovadores produtos no mercado, que lhe têm merecido diversos prémios de inovação, nomeadamente os sacos de palitos de gelo, eleito “produto do ano” na categoria de “Utilidades Domésticas”.

O projeto enquadra-se numa estratégia de inovação e reforço da competitividade da Silvex, apostando em vertentes como a inovação, a tecnologia de ponta, a qualidade, a produtividade, automatização e robotização de processos e procedimentos, a inovação e diversificação de produtos, a competitividade de preços, a produtividade e a eficiência produtiva e energética como instrumentos essenciais de reforço da atuação da empresa no mercado, consolidando a sua posição no mercado nacional, mas principalmente apostando de forma forte e crescente no mercado externo.

Objetivos

Neste contexto, a empresa definiu os seguintes objetivos estratégicos:

  1. Inovação ao nível dos produtos, com a introdução de um novo e inovador produto - o BioBag - produto com forte aceitação e procura no mercado internacional e que se configura como um produto de elevado valor acrescentado e conteúdo diferenciador.
    Os produtos BioBag são principalmente sacos (mas também filmes para agricultura, fraldas) que são totalmente biodegradáveis por serem produzidos a partir de amido de milho, correspondendo a uma tendência nas sociedades mais desenvolvidas de eliminação dos sacos tradicionais.
  2. Forte aposta no mercado externo como principal motor da expansão da sua atividade, consequência do incremento tecnológico e qualitativo dos seus produtos, entre os quais o BioBag que permitirão conquistar uma posição relevante no mercado internacional, com especial destaque em Itália, Espanha, Irlanda, França, Bélgica e Reino Unido, entre outros.
  3. Incremento da utilização do plástico reciclado como matéria-prima, pelo aproveitamento integral dos desperdícios da produção própria mas também pela recolha de reciclado oriundo do exterior, como resultado da implementação de inovadores equipamentos de reciclagem, com impactos ao nível ambiental e principalmente ao nível da diminuição e otimização do consumo de matérias-primas.
  4. Implementação de equipamentos e tecnologias inovadoras no contexto Ibérico, incorporando um elevado conteúdo tecnológico, particularmente visando o aumento das suas performances ao nível da produtividade e da eficiência produtiva e energética, baseados num forte investimento em equipamentos de tecnologia de ponta, em muitos casos únicos em Portugal, e que permitiram a introdução de novos produtos, o incremento da sua qualidade, a racionalização e otimização do consumo de matérias-primas, a diminuição de impactos ambientais e a uniformização das características técnicas dos produtos.
  5. Elevar a capacidade produtiva instalada, associado a um incremento muito relevante do seu potencial tecnológico, como meio de garantir as condições que permitam uma aposta no mercado externo.
  6. Incremento da qualidade e do grau de inovação dos produtos fabricados, em consequência do incremento do seu potencial tecnológico.
  7. Impulsionar o contributo para a diminuição de impactos ambientais, não apenas por via do lançamento no mercado deste novo produto (BioBag), mas também pelo incremento do consumo de plástico reciclado, aspetos que contribuirão para a redução do consumo de derivados de petróleo.
  8. Incrementar a capacidade de I&D da empresa, com o lançamento de novos e inovadores produtos no mercado.

Atividades/Ações

O projeto consigna a realização de um conjunto de intervenções e ações, dos quais se destacam:

1. Implantação de uma nova unidade fabril, especificamente concebida e equipada para a produção de produtos biodegradáveis (produto inovador no mercado ibérico), que englobará:

1.1. A construção da nova unidade fabril constituída por uma área fabril, uma área de armazenagem e uma zona administrativa e comercial, foi edificada em terrenos com uma área de cerca de 2,3 hectares;
1.2. A implementação de equipamentos inovadores, os primeiros em Portugal, vocacionados para a produção de produtos biodegradáveis (mas que permitem se necessário a fabricação dos produtos tradicionais);
1.3. A instalação de uma inovadora linha de reciclagem de plásticos, visando incrementar a adoção de plástico reciclado como matéria-prima, quer através do aproveitamento integral dos desperdícios da produção própria mas também pela recolha de reciclado oriundo do exterior;
1.4. A existência de uma ampla zona de armazenagem, devidamente equipada, que permite uma maior eficiência logística e produtiva, bem como a otimização dos processos de aprovisionamento e expedição;
1.5. A criação de novas instalações administrativas, comercias, I&D, qualidade, que permitem incrementar a eficiência dos processos de gestão e operacionais;
1.6. A criação de uma zona de balneários e refeitório que permite disponibilizar melhores condições sociais aos colaboradores e uma maior eficácia no cumprimento dos normativos de Higiene e Segurança.

2. Incremento tecnológico do parque de equipamentos existente, destacando-se:

2.1. A possibilidade de aumentar a capacidade produtiva com a instalação de novos equipamentos mas também com a requalificação de equipamentos existentes;
2.2. As ações visando o incremento da eficiência energética, resultantes da requalificação da infraestrutura existente, mas também pelo upgrade dos equipamentos produtivos;
2.3. As ações visando a otimização do layout produtivo e dos fluxos produtivos, condição indispensável para a conquista de melhores performances ao nível da produtividade e eficiência produtiva;
2.4. A flexibilização e upgrade tecnológico, geradores de maior capacidade de inovação em matéria de produto e de formulações de otimização do consumo de matérias-primas;
2.5. Otimização das movimentações internas, aprovisionamento, expedição e armazenagem.

3. Desenvolvimento de um conjunto de ações de promoção visando assegurar a expansão da atividade para o mercado externo, destacando-se:

3.1. A participação em feiras e certames internacionais;
3.2. A concretização de um plano de ações de prospeção e promoção internacional, com presença presencial junto de potenciais clientes.

4. Incremento das capacidades de I&D, mas principalmente de concretização e transformação dos processos internos de I&D em soluções técnicas e produtos inovadores.

5. Implementação de certificações no domínio da Higiene e Segurança e da Responsabilidade Social Empresarial.

Enquadramento no COMPETE

Submetido ao abrigo do Aviso de Concurso nº. 11/SI/2009, o projeto de investimento enquadrou-se na tipologia de investimento “criação de unidades ou linhas de produção com impacte relevante ao nível do produto, das exportações ou do emprego”.

Foram comtemplados investimentos na área de equipamentos industriais adequados para a produção de plásticos biodegradáveis, bem como o estudo da marca Silvex, certificação da qualidade e higiene e segurança.

Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade, o projeto envolveu um total de investimento elegível de 4.080 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 2.244 mil euros.

Resultados

A Silvex recorreu a vários incentivos nacionais e comunitários destinados a PME, nomeadamente ao BFRC – Benefícios Fiscais de Regime Contractual; FP7 –Research for the Benefit of SME”; SIFIDE – Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento e ao Sistema de Incentivos à Inovação.

Conforme revela Paulo Azevedo, diretor Geral e Financeiro da Silvex, “o projeto global, concebido em 2008 e que podemos admitir ter terminado este ano, ultrapassou os 12.000.000€, sendo de destacar para já os seguintes resultados:

  • Aumento das exportações de 1.023.000€ (ano 2008 pré-projecto) para 8.030.366€ (ano 2012) representando já no 1º semestre de 2013 cerca de 35% do volume de negócios, que durante o período referido, cresceu de 21.178.650€ para 29.914619€;
  • As vendas de produtos em plástico biodegradável atingiram já 1.712.000€ (97.%exportação). Destes, destacam-se pela sua originalidade, sacos para dejetos caninos 100% exportados, nomeadamente para os países nórdicos (até à data a quantidade exportada cifra-se em 26.025.000 sacos)”.

“Cremos que depois da realização do projeto global - onde merece especial destaque aquele que se inseriu no COMPETE, no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação - só possível de concretizar através dos apoios nacionais e comunitários acima referidos, estar melhor preparados para os grandes desafios e adversidades que vimos enfrentando” explica Paulo Azevedo, Diretor Geral e Financeiro da Silvex.

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Imagem e Comunicação