O "European Tourism System of Indicators for Sustainable Management at Destination Level" (ETIS) foi apresentado em lisboa em fevereiro, o lançamento foi muito bem recebido pelas partes interessadas públicas e privadas envolvidas na gestão do turismo tendo já alguns destinos sinalizado que estão prontos para começar a usá-lo.
Os destinos turísticos enfrentam desafios sociais e culturais, econômicos e ambientais. É importante ter um sistema que facilite a troca de informação e o desenvolvimento de ações de benchmarking (indicadores das melhores práticas) entre os vários destinos.
ETIS
O ETIS, desenvolvido pela Tourism Sustainability Group (Grupo de trabalho para Turismo Sustentável) da Comissão Europeia, já foi lançado em Bruxelas (Bélgica) e foi apresentado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAD), em Lisboa.
O sistema é uma ferramenta abrangente, simples de usar, flexível e adequado para todos os destinos turísticos tendo sido concebido para ser usado por destinos turísticos para monitorar, gerir, medir e melhorar as suas performances de sustentabilidade, sem a necessidade de qualquer formação específica.
Em Portugal, a zona de Alqueva, testou a viabilidade do sistema, na europa o sistema foi testado em Cornwall (Reino Unido), Durbuy (Bélgica), Florença (Itália), Maastricht (Holanda), Soomaa National Park (Estónia), Calvià (Espanha), St. Tropez (França), Oetztal (Áustria) e Brasov (Roménia).
Numa perspetiva de longo prazo, pretende-se que o ETIS seja adotado por um número significativo de destinos em toda a Europa de modo a incentivar e apoiar a adoção de uma abordagem de gestão sustentável do turismo.
Apresentação de propostas
Neste sentido, a Unidade de Política de Turismo publica agora um aviso para a manifestação de interesse por parte dos destinos para participar no teste do Sistema (Fase Piloto 1: 15/07/ 2013 a 15/ 04/ 2014*).
A Unidade irá monitorizar e avaliar a operacionalidade deste Sistema com a ajuda dos destinos que pretendem testar o ETIS durante uma das três fases piloto de nove meses cada:
1ª Fase-piloto: 15/ 07/ 2013 a 15/04/ 2014 (preenchimento questionário avaliação por parte do destino)
2ª Fase piloto: 1/12/ 2013 a 30/09/ 2014
Revisão e melhoria do Sistema: Novembro a dezembro de 2014
3ª Fase piloto: 1/02/ 2015 a 31/10/ 2015
Revisão e melhoria do Sistema: Novembro a dezembro de 2015
O sistema é uma ferramenta viva e dinâmica e terá de ser afinado periodicamente, pelo que a Unidade de Turismo irá enviar, a cada destino que se encontra a testar o ETIS, um questionário que deverá ser respondido no final de cada fase.
O formulário de candidatura e toda a documentação relevante poderá ser consultada no site da Europa:
http://ec.europa.eu/enterprise/sectors/tourism/sustainable-tourism/indicators/index_en.htm
* As candidaturas deverão ser enviadas para ENTR-ETIS@ec.europa.eu até ao dia 1 de julho de 2013.