Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

SMARTCOMFORT | Conforto Inteligente em Solas e Calçado

23.04.2012
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT

Desenvolver sistemas de controlo ativo de conforto, e melhorar as propriedades de adesão e de resistência à abrasão, em solas para calçado.

Procalçado

Num sector tão competitivo como o do calçado a inovação nas solas é um factor distintivo. Solas que hoje são produzidas numa grande diversidade de polímeros e copolímeros aos quais se juntam em matérias-primas como juta, cânhamo, sisal, aramida, acrilonitrilo, butadieno, estireno, poliuretano, policloreto, etileno, policloropreno, butileno, entre outras.

É no contexto de desenvolvimento de novas materiais e funcionalidade que a Procalçado desenvolveu  projeto Smartcomfort, no âmbito do Sistema de Incentivos ao I&DT a Procalçado em co-promoção com o CeNTItvc- Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes- envolveu um investimento total de 593 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 399 mil euros.

 A Procalçado é uma empresa líder no mercado europeu no que toca à concepção, desenvolvimento e fabrico de componentes para calçado. A FOR EVER®, líder nacional no setor das solas, e a WOCK®, linha de calçado profissional, são as duas marcas exclusivas desta empresa. 

O projecto SMARTCOMFORT contribuiu para alargar essa liderança no mercado internacional, promovendo a melhoria contínua dos seus produtos tradicionais e diversificando a sua gama de produtos para os novos segmentos de mercado de valor acrescentado.

Pretendeu-se, para além do desenvolvimento das solas inovadoras e de valor acrescentado para a indústria do calçado, promover a criação de Propriedade Intelectual e Industrial e a continuar a integração na empresa de uma estratégia concertada de esforço de IDT.

A Procalçado - Produtora de Componentes para Calçado, S.A. tem marcado a sua evolução pela definição e implementação de estratégias, que permitam dar resposta às exigências sempre crescentes do mercado e conduzam a uma melhoria contínua da sua competitividade. Uma empresa com um espírito inovador muito dinâmico, tendo já recebido vários Prémios GAPI (Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial) de Inovação Tecnológica - Categoria Materiais e Componentes Inovadores, em 2003, 2004 e 2005. Em Dezembro de 2007 recebeu mais uma vez este prémio, com uma coleção de materiais e produtos com características técnicas altamente inovadoras (esterilizáveis, anatómicos, ventilados, absorventes do choque e impermeáveis).

Com cerca de 240 colaboradores e duas unidades fabris, a Procalçado produz anualmente cerca de 6 milhões de pares de solas com a marca For EVER, o que representa um volume de negócios anual de, aproximadamente, 15 milhões de Euros. Desse valor, cerca de metade corresponde a exportações.

O projeto SMARTCOMFORT teve como principal objetivo o desenvolvimento de sistemas de controlo ativo de conforto, bem como a melhoria das propriedades de adesão e de resistência à abrasão, em solas para calçado.

A Procalçado identificou o conforto como um dos principais indicadores de aceitação dos seus produtos, e como tal, este projeto pretendeu responder a determinadas necessidades da empresa, como sejam, a obtenção de solas com propriedades de gestão do vapor de água; controlo ativo de tensões mecânicas;adesão a pisos gelados, secos e molhados e resistência melhorada à abrasão.

O projecto permitiu desenvolver solas de base polimérica (borracha e/ou outras) com as funcionalidades indicadas para a obtenção de conforto avançado, e assim obter produtos altamente diferenciados e de alto valor acrescentado.

A Procalçado - Produtora de Componentes para Calçado, S.A., aliou-se a uma entidade do sistema científico-tecnológico, o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, de maneira a formar um consórcio capaz de concretizar os objetivos do projeto.

A empresa dispõe de um Centro de Engenharia de Produto, que garante o desenvolvimento técnico e a industrialização dos modelos concebidos para que estes possam ser produzidos de forma mais optimizada, no que respeita ao cumprimento das especificações técnicas, parâmetros de qualidade, consumo de materiais e rentabilização dos recursos técnicos e humanos disponíveis.