Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Softsleep, um produto inovador no sector têxtil-lar

27.07.2012
  • Incentivos às Empresas , Pólos e Clusters
  • I&DT

Imagine que a roupa da sua cama é capaz de controlar, activa e autonomamente, a temperatura em diversas zonas. Parece um sonho? Segundo a Têxteis Penedo será uma realidade para breve.

quarto
quarto

1. O PRODUTO

O Mercado

A Têxteis Penedo identificou uma lacuna no mercado dos produtos de cama com capacidade de aquecimento, nomeadamente para o segmento sénior ou acamado durante longos períodos. O facto deste segmento estar associado a requisitos específicos -devido à reduzida mobilidade dos utilizadores, à sua fragilidade epidérmica e à sua pequena sensibilidade relativamente a estímulos térmicos e mecânicos - faz com que os produtos de aquecimento atualmente disponíveis no mercado, não sejam considerados pelos utilizadores deste segmento como totalmente seguros, confortáveis, práticos e energeticamente eficientes.

A Oferta Atual

As limitações apontadas aos produtos disponíveis atualmente são:

  • dependência do funcionamento relativamente a inputs dos utilizadores (na escolha da temperatura ou potência de aquecimento desejada, algo desadequado para utilizadores com défice cognitivo ou sensorial);
  • desconforto aquando da utilização (desadequada segmentação das zonas de aquecimento, fios de aquecimento não totalmente embebidos nas estruturas de suporte e peso excessivo dos produtos, o que provoca problemas de ulceração);
  • e baixa eficiência energética (elevado consumo energético, segmentação térmica não otimizada).

Uma Oportunidade de Negócio

Em face destas limitações, a Têxteis Penedo identificou uma oportunidade de negócio: o desenvolvimento de um produto de cama inteligente.

Mercado Alvo

O mercado alvo será abrangente mas especialmente focado na população sénior ou acamada. Pretende-se explorar nichos de mercado com poder de compra e mercados em ascensão, nacionais e especialmente internacionais.

O produto resultante deste projeto permitirá aumentar os níveis de conforto e segurança dos utilizadores, melhorando a sua qualidade de vida.

O Novo Produto

Deverá assegurar ativa e autonomamente, a temperatura em diversas zonas da cama, com base no compromisso ótimo entre isolamento térmico, respirabilidade, flexibilidade e leveza. 

Objetivos

O projeto SoftSleep visa a investigação e desenvolvimento de roupa de cama inteligente, capaz de controlar, ativa e autonomamente, a temperatura em diversas zonas da cama, assegurando o compromisso ótimo entre isolamento térmico, respirabilidade, flexibilidade e leveza das estruturas. Pretende-se responder, de uma forma integradora (ou seja num único produto) às várias necessidades dos utilizadores.

O produto a desenvolver incluirá estruturas têxteis inovadoras e terá uma capacidade de aquecimento, segmentada em múltiplas zonas térmicas, com controlo de aquecimento independente e autónomo em cada zona térmica, em função das temperaturas/humidades aí existentes.

Principais etapas de I&D

O projecto está estruturado segundo nove atividades:

  1. Aquisição de novos conhecimentos;
  2. Estudos preliminares;
  3. Especificações técnicas;
  4. Desenvolvimento do Produto;
  5. Construção de protótipos;
  6. Testes/ensaios e validação;
  7. Divulgação, disseminação e Marketing;
  8. Gestão do projeto;
  9. Gestão de custos indiretos.

Testes

O desempenho final do produto será avaliado segundo dois métodos:

  • manequins térmicos de última geração que simulam produção de calor e suor do corpo humano;
  • utilização real.

Resultados

O resultado do projecto será demonstrado através da apresentação de uma solução de roupa de cama inteligente capaz de gestão térmica autónoma.

Espera-se ainda desenvolver a capacidade interna da empresa de intervenção na área da electrónica integrada, consolidando e valorizando a oferta da empresa no nicho de mercado dos produtos inteligentes.

Com os resultados deste projecto, irão criar-se oportunidades de negócio para a empresa, nomeadamente:

  • capacidade de penetração em nichos de mercado emergentes (smart systems);
  • especialização industrial em termos de processos/produtos; Crescimento da competitividade pela via da inovação e do desenvolvimento tecnológico;
  • desenvolvimento e implementação de soluções técnicas eco-eficientes, ambientalmente favoráveis e sustentáveis.

Por último, espera-se contribuir para a contínua evolução da capacidade interna da empresa para implementar procedimentos e metodologias de I&DT, como meio de criação de produtos com elevado valor acrescentado e gerar propriedade intelectual/industrial.

Neste sentido, contacto com entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional terá um papel central na medida em que promoverá a assimilação de competências por parte das equipas de desenvolvimento da empresa.

2. PROJECTO

Enquadramento no COMPETE e no Pólo de Competitividade da Moda

Trata-se de um projeto com o apoio do COMPETE , com um investimento total de cerca de 472 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 250 mil euros.

O projeto enquadra-se no Sistema de Incentivos à Investigação & Desenvolvimento Tecnológico | Projetos Individuais.

O projeto da Têxteis Penedo insere-se nos objetivos gerais traçados pelo QREN e nos objetivos e prioridades previstos no referido aviso de abertura de concurso, ao nível da promoção da competitividade da empresa que procura prosseguir uma estratégia de capacitação empresarial através da aposta na investigação e desenvolvimento e consequentemente a introdução de produtos inovadores com maior valor acrescentado, junto do mercado.

Trata-se de um projeto estruturante, que pretende dar um forte contributo para a inovação e a modernização do sector têxtil e vestuário, através da aposta na I&DT como forma de aumentar o valor acrescentado dos seus produtos.

Ao nível das Estratégias de Eficiência Colectiva, o projecto insere-se na estratégia do Pólo de Competitividade da Moda.

O papel do promotor e das entidades externas

Promotor

A Têxteis Penedo assume um papel fundamental no sector dos têxteis-lar e centra a sua atividade no mercado global. O sucesso prende-se com uma forte aposta na qualidade dos produtos, qualificação dos funcionários e no contínuo acompanhamento das inovações e tendências de mercado. Para dar continuidade à sua aposta global, a empresa sente a necessidade de desenvolver novos produtos, atendendo quer às necessidades de mercados em evolução, quer à necessidade de desenvolver produtos inovadores de elevado valor acrescentado e que constituam uma clara mais-valia comercial.

A Têxteis Penedo como promotora deste projeto será responsável por todas as atividades de gestão e coordenação do projeto, estando ativamente envolvida em todas as atividades. Aliado ao conhecimento profundo do processo e do produto acresce a experiência em termos de gestão de projetos, o que representa uma mais-valia importante para o projeto.

Entidades Externas

O CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal) tem como missão o apoio ao desenvolvimento das capacidades técnicas e tecnológicas das indústrias têxtil e do vestuário, através do fomento e da difusão da inovação, da promoção da melhoria da qualidade e do suporte instrumental à definição de políticas industriais para o sector.

A equipa técnica do CITEVE é constituída por técnicos com vasta experiência na Investigação e Desenvolvimento de Projetos de I&D+I e especialistas nas áreas de matérias-primas, ultimação têxtil e testes/ensaios. De salientar que na área tecnológica dispõe de uma equipa técnica especializada com competências em todos os sectores da Indústria Têxtil e Vestuário, desde a fiação, a tecelagem, tricotagem, tinturaria, estamparia, acabamentos, revestimentos, laminagem, confeção e confeção com costuras seladas. De forma a prestar um apoio direto às empresas na área de conceção e desenvolvimento de novos produtos, esta unidade possui uma unidade de teste e prototipagem que para além das tecnologias convencionais, está apetrechada com as mais avançadas tecnologias emergentes.

A equipa técnica do CeNTI (Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes) é constituída por investigadores com grande experiência no desenvolvimento e gestão de projetos de I&D+I. Têm formação avançada nas mais variadas áreas de conhecimento, das engenharias (têxtil, química, polímeros, biológica, materiais, eletrotécnica, biotecnologia, microeletrónica, etc.) às ciências (química e física).

O papel do CeNTI será relevante para a execução das várias tarefas do projeto sendo fundamental para o desenvolvimento de todas as soluções relacionadas com eletrónica (sensorização, aquecimento, controlo de potência, integração de eletrónica), para a condução dos estudos numéricos para otimizar o desempenho térmico do produto de cama inteligente (identificação de características ótimas dos materiais e estruturas, otimização de parâmetros de operação do sistema de aquecimento) e para avaliar o desempenho final dos protótipos.

Prevê-se que as inovações decorrentes do projeto e o contacto da Têxteis Penedo com entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional contribuam para a formação contínua técnico-científica em novas áreas de conhecimento.

3. SÍNTESE

Com este projeto pretende-se investigar e desenvolver roupa de cama inteligente, capaz de controlar, ativa e autonomamente, a temperatura em diversas zonas da cama, assegurando o compromisso ótimo entre isolamento térmico, respirabilidade, flexibilidade e leveza.

Pretende-se colmatar as deficiências identificadas nos produtos atualmente no mercado, nomeadamente no que concerne:

  • à segurança do utilizador (choques eléctricos, radiações electromagnéticas, sobreaquecimentos, queimaduras);
  • à autonomia dos produtos relativamente aos utilizadores (funcionamento dependente de inputs);
  • à independência da potência de aquecimento relativamente às condições existentes nos microclimas da cama (ausência de monitorização contínua de temperatura/humidade e da articulação com o sistema de controlo de potência);
  • e à eficiência energética dos produtos.

Com este projeto, e com um único produto, a Têxteis Penedo ultrapassará as várias limitações associadas aos produtos atualmente no mercado, o que lhe oferecerá vantagens de acesso a um mercado em grande expansão (em consequência do envelhecimento da população e do correspondente agravar das necessidades em termos de cuidados continuados).

A colocação no mercado do novo produto de cama inteligente permite a entrada da Têxteis Penedo no mercado dos smart systems, mercado esse que apresenta taxas de crescimento interessantes.

SoftSleep, a aposta da Têxteis Penedo nos produtos inteligentes no sector têxtil-lar.