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Tecidos portugueses deslumbram Milão

09.09.2014
  • Incentivos às Empresas
  • Qualificação|Internacionalização PME

Numa oferta que conjuga magistralmente a tradição e a inovação, 12 empresas nacionais revolucionam os tecidos para o outono-inverno 2015/2016, com composições inesperadas, materiais ecológicos e cores e padrões ousados a darem o mote às coleções exibidas nesta edição da Milano Unica.

Projeto From Portugal
Projeto From Portugal

O país da moda rendeu-se ao design, inovação e qualidade dos tecidos “made in Portugal”, com o interesse de marcas como Giorgio Armani, Diesel ou United Colors of Benetton a colocar a Itália no quinto lugar dos principais destinos de exportação da indústria têxtil e vestuário portuguesa, uma posição reforçada nos primeiros seis meses de 2014 com um aumento de 1,6% das vendas, para 196,5 milhões de euros.

«Itália é hoje uma porta aberta para o mundo», sustenta Baltazar Lopes, administrador da empresa de lanifícios Albano Morgado. Com uma coleção assente em novas misturas de lã e algodão e tecidos duplos em lã com repelência à água, a empresa pretende seduzir mais clientes italianos e, assim, aumentar o volume de exportação de tecidos laneiros para este mercado, que na primeira metade do ano representou 1,1 milhões de euros, segundo dados do INE.

Os tecidos de malha são outro ponto forte da indústria têxtil portuguesa, com expositores como a Vilartex e a Tintex a tentarem aumentar os 2,33 milhões de euros de exportações desta categoria de produto registadas no primeiro semestre do ano para o mercado transalpino. «Nesta edição vamos apresentar artigos de moda, funcionais, técnicos e sustentáveis», desvenda Carlos Coutinho, responsável pelo mercado externo da Vilartex. «O nosso objetivo, com esta presença, é divulgar, promover e consolidar a Vilartex e a sua coleção de malhas circulares no mercado italiano e circundantes», acrescenta. Um objetivo que está igualmente traçado na mente do administrador da Tintex, Mário Jorge Silva, que espera «atrair os mercados da Europa de Leste» com malhas onde a ecologia e o design dividem o papel principal.

Acumulando um know-how de gerações, a Arco Têxteis (fundada em 1923) e a Somelos Tecidos (fundada em 1958) apresentam, por seu lado, uma eclética oferta para camisaria onde se destacam os tecidos de algodão “made in Portugal”, os mais procurados pelos italianos na primeira metade de 2014, atingindo vendas no valor de 5,2 milhões de euros.

Já a Riopele propõe, para a estação fria do próximo ano, «uma vasta mistura de materiais dominados pelo clima luxuoso cocooning. Superfícies plastificadas e laminadas, brilho, bonded, estruturas, jacquards e quilting são outros pontos fortes desta coleção», descreve a diretora comercial Rita Fortes. A paleta de cores divide-se entre os “novos pastéis”, conjugados com tons camel, cinza e branco inverno, os tons escuros como o oxblood, forest green e nuances de preto, e as tonalidades laranja, amarelo e vermelho, contrabalançadas com azul ciano. A empresa vai ainda, segundo Rita Fortes, «levantar o véu» de um novo projeto – o conceito “Çeramica Clean”.

A participação das empresas portuguesas Albano Morgado, Arco Têxteis, Gierlings Velpor, Lemar, Paulo de Oliveira, Penteadora, Riopele, Sanmartin, Somelos Tecidos, Tessimax, Tintex e Vilartex na Milano Unica, entre 9 e 11 de setembro, é uma iniciativa promovida pela Associação Seletiva Moda com o apoio de fundos comunitários (Qren), no âmbito do projeto From Portugal. Para 2014, este projeto engloba um conjunto de mais de 65 ações internacionais, que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes – Europa, Ásia, África e América –, num investimento total de 9 milhões de euros.