Os tecidos “made in Portugal” estão a registar uma procura crescente na Alemanha. Com uma oferta eclética e original que inclui malhas, rendas, denim, flanelas ou lanifícios, as empresas nacionais têm atraído as melhores e maiores marcas germânicas, da Hugo Boss à Adidas.
A Albano Morgado estreia-se em Munique com um stand próprio, depois de somar várias participações através do seu agente local. «Pela importância que este salão tem vindo a ganhar ao longo do tempo, decidimos arriscar numa participação própria com o objetivo de aumentar o volume de negócios no mercado alemão», justifica o administrador Baltazar Lopes. A empresa vai apresentar novas composições de lã com algodão, texturas inovadoras e acabamentos especiais.
«Desenvolvemos artigos repelentes à água como tecidos duplos em lã com aplicações de membranas. Quanto à paleta, foram introduzidas 12 novas cores nesta coleção» acrescenta.
Na Vilartex, a coleção é vasta e mistura malhas clássicas, mas também orgânicas, técnicas e funcionais. «Fashionwear, Citywear, Casual and Sportswear, Nigthwear, Underwear, Outwear, Basic Articles, Jacquards, Engineer Stripes, Several Blends of Fibers são algumas das propostas que vamos expor na feira da Alemanha», enumera Carlos Coutinho, responsável pelo mercado externo. «Este é um mercado de aposta para a Vilatex, por isso faz todo o sentido a continuação e consolidação do projeto de internacionalização, com o objetivo de aproximar os mercados aos clientes», explica.
A Gierlings Velpor, por seu lado, explorou as potencialidades das tecnologias jacquard e estamparia digital em veludos e pelos sintéticos, para enriquecer a oferta destinada aos mercados germânico e austríaco com o objetivo de «cimentar a posição da empresa nestes dois mercados sobretudo com os tecidos tridimensionais», revela o administrador João Teixeira Duarte.
Já a Têxtil de Serzedelo aposta numa «coleção de artigos clássicos e sportswear, como os tecidos para camisaria de homem, senhora e criança em 100% algodão e sintéticos, com cores, design e texturas sempre inovadoras», afirma o administrador Camilo Almeida, que considera a Alemanha de extrema importância para o crescimento do volume de vendas no mercado externo. «Neste sentido, a feira Munich Fabric Start é a principal motor para atingir esses objetivos», sublinha.
A participação das empresas portuguesas A Sampaio & Filhos, A Têxtil de Serzedelo, Adalberto Estampados, Albano Morgado, Arco Têxteis, Gierlings Velpor, Lemar, Living Colours, Lurdes Sampaio, NGS Malhas, Paulo de Oliveira, Penteadora, Riopele, SanMartin, Somelos Tecidos, Teviz by Polopique, Tessimax, TMG Textiles, Troficolor e Vilartex na Munich Fabric Start, entre 2 e 4 de setembro, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda com o apoio de fundos comunitários (QREN), no âmbito do projeto From Portugal.
Para 2014, este projeto engloba um conjunto de de mais de 65 ações internacionais, que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes – Europa, Ásia, África e América – num investimento total de 9 milhões de euros.