Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

TecMinho integra Plataforma Tecnológica Europeia de Nanomedicina

01.07.2013
  • SIAC

A integração da TecMinho na ETPN enquadra-se num dos eixos de intervenção da TecMinho no projeto SIAC – “Apoio à participação de start-ups portuguesas no 7º Programa-Quadro”: promoção de plataformas tecnológicas europeias relevantes em áreas emergentes da economia e do ecossistema de inovação de Portugal.

TecMinho
TecMinho

A TecMinho tornou-se recentemente membro da Plataforma Tecnológica Europeia de Nanomedicina (ETPN) – plataforma na área da nanotecnologia que tem por objetivo aumentar a competitividade europeia no campo da nanomedicina, para capitalização de novos avanços no domínio dos cuidados e terapias de saúde. A ETPN pretende reunir todos os atores relevantes na área da nanomedicina para definir os objetivos de investigação e de desenvolvimento tecnológico a médio e longo prazo, e estabelecer diretrizes para a sua concretização. De entre os principais objetivos da plataforma destacam-se o estabelecimento de uma visão estratégica para a área, materializada numa Agenda Estratégica para a Investigação; a redução da fragmentação na investigação nanomédica; a mobilização de investimentos adicionais de natureza pública e privada; a definição de áreas prioritárias de atuação; a dinamização de inovação em nanobiotecnologias para aplicação médica.

A ETPN definiu os seguintes tópicos prioritários de atuação:
- Técnicas de diagnóstico, incluindo imagiologia, baseadas em nanotecnologia;
- Entrega e libertação controlada de fármacos;
- Medicina regenerativa.

A estes tópicos de especialidade na área, acrescentam-se outras áreas de interesse mais horizontais na área da nanotecnologia, como a disseminação do conhecimento, questões de direitos de propriedade industrial, standards, questões éticas, de segurança, toxicológicas e ambientais, bem como a perceção do público em geral.

A integração da TecMinho na ETPN enquadra-se num dos eixos de intervenção da TecMinho no projeto SIAC – “Apoio à participação de start-ups portuguesas no 7º Programa-Quadro”, projeto que beneficia do apoio do COMPETE no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas com um Investimento elegível de 149 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 103 mil euros.

Entendeu-se que as regiões Norte e Centro de Portugal, alvos geográficos da operação, concentram importantes atores públicos e privados, iniciativas de empreendedorismo e inovação relevantes e resultados de I&D com elevado potencial na área da nanomedicina, esperando-se que a mesma possa desempenhar um papel fundamental na reconversão do perfil económico e produtivo para atividades de elevado valor a...

A Carregar...