Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Têxteis Penedo lança novo produto no mercado de têxteis-lar

04.11.2014
  • Compete , Incentivos às Empresas
  • I&DT

Chama-se CORTFEE e trata-se de um cortinado energeticamente eficiente, capaz de reduzir consideravelmente as trocas de calor através das janelas de uma habitação, e por essa via, contribuir para o aumento da eficiência energética da mesma.

Projeto | CORTFEE
Projeto | CORTFEE

1. Síntese

O projeto CORTFEE - Cortinado Funcionalizado Energeticamente Eficiente teve início no dia 1 de Janeiro de 2014 e foi cofinanciado pelo COMPETE, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação & Desenvolvimento Tecnológico, com um investimento elegível de cerca de 459 mil euros, provenientes do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O projeto, a finalizar em Junho de 2015, tem como promotor a empresa Têxteis Penedo, S.A e conta com a colaboração das seguintes entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional (SCTN):

  • CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxteis e do Vestuário de Portugal
  • e CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes.

 

2. Âmbito do projeto

A inovação é sine qua non para que as empresas possam enfrentar a concorrência imposta pela crescente globalização. A União Europeia foca mesmo o ponto da diferenciação de produtos como fator fundamental no reforço da competitividade económica.

O projeto CORTFEE enquadra-se numa estratégia abrangente e basilar da Têxteis Penedo S.A., no sentido de melhorar e fortalecer a sua posição de liderança no mercado de têxteis-lar.

Com este projeto, pretende-se desenvolver um produto capaz de contribuir para o aumento da eficiência energética de uma habitação, através da diminuição das trocas de calor através das janelas, nomeadamente o desenvolvimento de um cortinado funcionalizado energeticamente eficiente (CORTFEE), com características inovadoras. O produto a desenvolver responderá às necessidades do mercado atual de reduzir consideravelmente as trocas de calor pelas janelas dos edifícios, em particular no sector da reabilitação, em que vários dos elementos construtivos (p. ex. envidraçados) não têm frequentemente isolamento adequado.

 

3. Objetivos

O projeto CORTFEE visa a investigação e desenvolvimento de cortinados funcionalizados energeticamente eficientes, capazes de reduzir consideravelmente as trocas de calor através das janelas de uma habitação, e por essa via, contribuir para o aumento da eficiência energética da mesma.

Com este projeto a Têxteis Penedo procura consolidar a sua aposta nos produtos eficientes e amigos do ambiente, dando continuidade ao esforço de valorização dos seus produtos. Ao nível do sector de atividade económica, o projeto CORTFEE terá um forte impacto no sector têxtil-lar.

 

4. Principais atividades a desenvolver

O projeto está estruturado segundo 7 atividades:

1) Coordenação e gestão do projeto;

2) Gestão técnica do projeto;

3) Desenho técnico e especificações;

4) Investigação e desenvolvimento técnico-científico;

5) Construção de demonstradores;

6) Testes, ensaios e validação e

7) Promoção e divulgação de resultados.

 

5. Resultados

Os resultados do projeto serão demonstrados através da apresentação de um cortinado funcionalizado energeticamente eficiente.

Os resultados do projeto criarão oportunidades de negócio para a empresa, que por sua vez permitirão:

  • Entrada em nichos de mercado emergentes (produtos geradores de ganhos de eficiência energética);
  • Especialização industrial em termos de processos/produtos;
  • Crescimento da competitividade pela via da inovação e do desenvolvimento tecnológico;
  • Desenvolvimento e implementação de soluções técnicas eco eficientes, ambientalmente favoráveis e sustentáveis.

 

6. Apoio do COMPETE

O projeto, a finalizar a Junho de 2015, foi cofinanciado pelo COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT (Investigação e Desenvolvimento Tecnológico).

O Cortfee envolve um investimento elegível de cerca de 459 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 280 mil euros.

Testemunho | Agostinho Afonso | Administrador  da Têxteis Penedo

O Apoio do COMPETE revela-se um instrumento muito importante pois permite suportar parte do esforço que a empresa faz no projeto em referência, permitindo maior robustez e ambição nas atividades e nos seus objetivos.

 

7. O papel do promotor e das entidades externas

7.1 Promotor

A Têxteis Penedo, S.A assume um papel fundamental no sector dos têxteis-lar e centra a sua atividade no mercado global. É uma referência no fabrico de têxteis, mais concretamente têxteis lar, hotelaria e Decoração, a nível internacional em mercados de elevado grau de exigência de qualidade.

O sucesso prende-se com uma forte aposta na qualidade dos produtos, qualificação dos funcionários e no contínuo acompanhamento das inovações e tendências de mercado. Para dar continuidade à sua aposta global, a empresa sente a necessidade de desenvolver novos produtos, atendendo quer às necessidades de mercados em evolução, quer à necessidade de desenvolver produtos inovadores de elevado valor acrescentado e que constituam uma clara mais-valia comercial.

A Têxteis Penedo como promotora deste projeto será responsável por todas as atividades de gestão e coordenação do projeto, estando ativamente envolvida em todas as atividades. Aliado ao conhecimento profundo do processo e do produto acresce a experiência em termos de gestão de projetos, o que representa uma mais-valia importante para o projeto.

7.2 Entidades Externas

O CITEVE, Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, desenvolve a sua atividade de apoio técnico e tecnológico à indústria em 6 áreas: Atividade Laboratorial, Consultoria e Assistência Técnica, Vigilância e Desenvolvimento Tecnológico, Valorização de RH e Cooperação com a Administração Pública. É entidade do SCTN e integra os Pólos de Competitividade: Moda, Saúde, Tecnologia das Industrias da Mobilidade, Tecnologias de Produção e Tecnologia Agroindustrial. Integra ainda o Cluster Habitat Sustentável. Encontra-se reconhecido para a prestação de serviços no âmbito dos Vales Inovação e IDT. De forma a prestar um apoio direto às empresas na área de conceção e desenvolvimento de novos produtos, dispõe de uma unidade de teste e prototipagem que para além das tecnologias convencionais, está apetrechada com as mais avançadas tecnologias emergentes, onde se destacam: estamparia digital, coating/laminagem, revestimentos, malhas de teia, trama reta e seamless, costuras seladas, corte por laser, etc. Participa atualmente em mais de 60 projetos, nacionais e europeus. Nestes, estão envolvidas cerca de 100 empresas nacionais e parceiros institucionais Europeus e Nacionais. O CITEVE terá um papel muito relevante no desenvolvimento de estruturas têxteis inovadoras. A seleção de matérias-primas, o tipo de estrutural têxtil, combinação de estruturas e o tipo de acabamento a conferir aos substratos têxteis, são fatores cruciais para o sucesso do produto.

O CeNTI, Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI), é uma entidade do SCTN, cujos membros associados fundadores são CITEVE, UM, UP, UA e CTIC. As suas equipas de I&D+I têm formação avançada em múltiplas áreas de conhecimento (Engenharia têxtil, química, polímeros e de materiais), com graus académicos avançados (licenciatura, mestrado e doutores). A sua competência técnica é reconhecida por outras entidades do SCTN e pela indústria, daí o elevado números de projetos e cooperações em carteira. O CeNTI participa em mais de 40 projetos de I&D+I com empresas nacionais e internacionais e de vários setores de atividades. Destaca-se: 1) Desenvolvimento de produtos Fotovoltaicos Orgânicos de Baixo Custo (com UA e a NCT), recentemente distinguido na 6ª edição do Concurso BES INOVAÇÃO - setor Clean Tech; 2) Desenvolvimento de casaco de alpinismo com integração de bandas de aquecimento, monitorização de temperatura/ritmo cardíaco, GPS e comunicação (com PT e CITEVE); 3) Desenvolvimento de tratamentos de superfície para alteração das propriedades óticas de produtos de couro; 4) Desenvolvimento de têxteis para aplicações médicas, no contexto do GDMF. O papel do CeNTI será relevante em todas as tarefas relacionadas com a simulação do efeito da funcionalização energeticamente eficiente para otimizar o seu desempenho; no desenvolvimento de soluções de integração de estruturas funcionalizadas, nos tratamentos de superfície para otimizar as propriedades óticas dos têxteis de suporte e no desenvolvimento de métodos para avaliar o desempenho final dos demonstradores.

Prevê-se também que as inovações decorrentes do projeto e o contacto da Têxteis Penedo com entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional contribuam para a formação contínua técnico-científica em novas áreas de conhecimento, dos técnicos e responsáveis pelas atividades de I&DT da empresa promotora do projeto, nomeadamente ao nível dos materiais funcionalizáveis e funcionalizados, completamente integrados em substratos têxteis.

 

8. Links

Site da Têxteis Penedo: http://www.tpenedo.pt/pt/inicio

Site do CITEVE: http://www.citeve.pt/ 

Site do Centi: http://www.centi.pt/

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT , consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apoiamos.

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.                                                                   

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem