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Têxteis Portugueses em Nova Iorque e Londres

08.01.2015
  • Incentivos às Empresas
  • Qualificação|Internacionalização PME

Espalhadas por 2 importantes Certames encontram-se um total de 25 empresas portugueses com o apoio da Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal apoiado pelo COMPETE.

FROM PORTUGAL
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Première Vision New York

Premiére Vison |  NY

Nos dias 13 e 14 de janeiro, sete empresas têxteis Portuguesas marcam presença na Première Vision New York. Adalberto Estampados – Idepa – Lemar – Orfama – Sidónios Malhas – Teviz by Polopique – Troficolor Têxteis –  são as empresas que rumam em direção à América com o apoio da Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal apoiado pelo QREN.

A cidade que nunca dorme vai receber durante dois dias uma nova edição da Première Vision New York, que terá lugar no “Pier 92”, 12th Avenue, onde serão conhecidas as principais tendências para a Primavera/Verão 2016.

Com presença marcada na edição anterior, a Troficolor regressa com uma «abordagem realista», tal como afirma Flávio Dias, diretor de Marketing da empresa, e «pretende investir na promoção dos produtos e num acompanhamento mais próximo dos clientes, tendo como objetivo um crescimento sustentado, baseado numa retaguarda em contínua evolução». Dos produtos a apresentar, destaca-se o desenvolvimento de novos padrões de jacquard em fio Indigo.

A Lemar, também presente na edição anterior, retorna com tecidos para vestuário com destaque para roupa de praia, desporto, casual e bolsas.Já a Teviz by Polopique chega a Nova York com tecidos para camisas e blusas em diferentes composições.

Com o objetivo de apostar em novas áreas geográficas além-Europa, a Idepa espera conseguir «encerrar o certame com pedidos efetivos de produtos que justifiquem participações e investimentos futuros» e «recrutar um representante no país», tal como declara Ana Paula Pires, responsável de Marketing da empresa.

Pela primeira vez no certame, a Adalberto Estampados apresenta uma coleção de estampados de camisaria para Homem e Senhora, e também ela se mostra interessada numa abordagem mais direta e focada no mercado americano.

A Sidónios Malhas apresenta em destaque uma coleção de malha circular e fios e tecidos tingidos.

A empresa Orfama pretende destacar a qualidade dos seus produtos, com um forte desenvolvimento feito à mão, que permitem atender às necessidades dos clientes mais exigentes.

São vários os eventos paralelos a decorrer na Première Vision New York, com destaque para o Fórum de Tecidos e para a divulgação de tendências de cores para a época Primavera/Verão 2016.

 

 

 

The London Textile Fair

Textile Fair | London

A 12ª edição da The London Textile Fair, exclusiva para profissionais da indústria previamente selecionados, terá lugar no Business Design Centre, Islington, onde durante dois dias os fabricantes e os seus agentes terão a oportunidade de mostrar os seus produtos aos compradores e designers mais influentes no cenário da moda no Reino Unido. E marcam presença 18 empresas portuguesas: A Têxtil de Serzedelo; Arco JRMG; Fábrica de Tecidos de Vilarinho; Gierlings Velpor; Gulbena Têxteis; Joaps Malhas; Lemar; Lipaco; Luís Azevedo & Filhos; NGS Malhas; Riopele; Saberes e Fazeres da Vila; Sanmartin; Teviz by Polopique; Tintex; TMG; Troficolor; Vilartex.

A empresa Gierlings Velpor - com presença constante em edições anteriores - vai apresentar a coleção Outono/Inverno 15/16, com destaque para peças em veludo, estampados, jaquards e peles artificiais. A empresa pretende «manter contacto com atuais e novos clientes, e se possível aumentar a quota de mercado», como afirma Pedro Lima, Sales Manager da empresa.

Estreante no certame, a Joaps Malhas pretende, com uma visão positivista, trabalhar com proximidade os atuais clientes e conseguir angariar novos. Como declara Carla Araújo, responsável comercial e de marketing da empresa, a nova coleção pretende «ser variada de coleções anteriores e dos próprios concorrentes.»

Nas palavras de Jorge Pereira, CEO da Lipaco, esta empresa vê o mercado inglês com elevado potencial de crescimento a nível industrial. Nesta edição do certame, vai apresentar uma coleção com destaque para linhas de coser e fios texturizados, nomeadamente as poliamidas.

Com a mesma opinião relativamente ao mercado em franca expansão, a NGS Malhas apresentará malhas finas e composições ricas, com o objetivo de aumentar e reforçar o volume de vendas.

A Troficolor, empresa com um objetivo de consolidação internacional bastante vincado, pretende «tirar partido da ligação histórica entre os dois países» e dedicar-se «a promover elos de sinergia que façam beneficiar os fabricantes Portugueses de vestuário», seus clientes, como afirma Flávio Dias, diretor de marketing.

Já a Vilartex chega ao Reino Unido com uma coleção onde se destacam, entre outros, as malhas circulares, os básicos, as peças sustentáveis, orgânicas e funcionais. As expetativas da empresa baseiam-se sobretudo na «prospeção de novos clientes, aproximação do mercado britânico/Reino Unido, e oportunidade de reencontro com agentes e clientes dos já atuais mercados.», nas palavras de Carlos Coutinho, responsável do departamento de exportações.

Com mais de 350 expositores de 18 países europeus – o mesmo número esperado para esta edição -, a London Textile Fair tornou-se um encontro imperdível para todos os profissionais do  setor. O seu formato original, juntamente com a alta qualidade e variedade dos produtos expostos, faz do certame uma oportunidade única para descobrir as excelências e tendências do mundo da moda. A feira divide-se em quatro áreas principais, dividindo os expositores por setor: têxteis, acessórios e guarnições, estúdios de impressão e roupas vintage.

A participação das empresas portuguesas nestes dois importantes Certames é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda com o apoio de fundos comunitários (QREN), no âmbito do projeto From Portugal, faz parte de um conjunto de mais de 87 ações internacionais que decorrem nos anos 2014 / 2015, que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes – Europa, Ásia, África e América – num investimento total de cerca de 12 milhões de euros.