O projeto ThermalPlanitum apresentado ao COMPETE foi apoiado no âmbito do Sistemas de Incentivos ao I&DT. O trabalho da Recer na conceção, investigação e desenvolvimento tecnológico de um novo tipo de revestimento cerâmico, correspondeu a um investimento elegível de cerca de 473 mil euros, envolvendo a um incentivo FEDER de 118 mil euros.
Este novo tipo de revestimento cerâmico que de forma simplista poderemos designar por azulejos elétricos é um produto totalmente inovador quer a nível nacional quer internacional. Após o processo de investigação e desenvolvimento tecnológico deste novo produto a Recer está apta a produzir de forma industrial os revestimentos cerâmicos sob a marca Thermalplanitum.
A ideia subjacente a este projeto assentou na criação de um azulejo cerâmico extremamente fino que incorpora uma lâmina com uma resistência elétrica que dissipa energia calorífica na superfície.
A utilização deste produto permite amenizar a temperatura ambiente no interior das habitações, servindo também de fonte de energia para operações de secagem e aquecimento em casas de banho.
Este produto ganha ainda mais adeptos quando se verificam as suas características de utilização e de ecoeficiência podendo ser este também um fator que impulsione a compra.
Com este projeto de I&DT a Recer procurou desenvolver um produto totalmente inovador, com características singulares resultantes da integração de uma resistência elétrica. O objetivo foi também alargar a gama de produtos destinados ao segmento doméstico e ao segmento da reabilitação urbana. O Thermalplatinum tem uma forte aceitação no mercado doméstico pelas características de conforto vs reduzido consumo energético. Quanto ao aspeto da reabilitação urbana o produto constitui uma ótima opção para a reestruturação interna das habitações , pois a sua reduzida espessura permite que as instalações como de água e eletricidade se mantenham inalteradas.
É de destacar ainda a sustentabilidade e ecoeficiência do produto que reduzirá as perdas energéticas, melhorando as condições térmicas ambientais e de salubridade.
Em 2009 o thermalPLANITUM da Recer foi distinguido com uma Menção Honrosa, no âmbito do Espaço Inovação, um concurso realizado anualmente pela Tektónica, que permite identificar num espaço único, propostas inovadoras para o mercado dos materiais de construção e demonstrar a capacidade das empresas portuguesas em desenvolver e fabricar produtos de qualidade.
A Recer foi nesse ano a única empresa do sector cerâmico a ser distinguida.
Este projecto insere-se na estratégia de inovação da Recer, constituída no final de 1977 com o objetivo de fabricar pavimentos de grés.
No decorrer dos anos, a estrutura comercial da Recer foi sendo ampliada no país e no estrangeiro numa lógica sustentada e assente em elevados parâmetros de qualidade de serviço, o que tornou possível uma abordagem dos mercados internacionais, com estruturas próprias em alguns deles (França, Espanha). Distinguindo-se na concretização de conceitos tão simples como técnica, assistência, acompanhamento e disponibilidade tendo em vista a obtenção de bons resultados.
Com presença assídua nas grandes feiras mundiais do sector a Recer entrou, a partir dos anos 90, no seletivo e prestigiado clube de fabricantes europeus que enveredaram pela comercialização, à escala internacional, de produtos com elevado valor acrescentado.
Atualmente o mercado externo representa cerca de 40% das vendas totais da empresa.