Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Toalha Easy-Clean

04.05.2012
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT

Produtos têxteis como toalhas e guardanapos, sem substâncias nocivas para o ambiente, fáceis de limpar.

Produtos têxteis como toalhas e guardanapos, sem substâncias nocivas para o ambiente, fáceis de limpar. E por isso não precisam de ser lavados com frequência, reduzindo a fatura da eletricidade, da água e dos químicos dos detergentes.

O projeto "Toalha Easy-Clean" desenvolveu e implementou a tecnologia necessária para a obtenção de produtos têxteis fáceis de limpar ou com a capacidade de repelência à sujidade à base de modificações nano.

A linha de produtos desenvolvida foi enquadrada numa estratégia de sistematização e integração na Empresa de atividade programada de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT). A empresa pretendeu desenvolver uma linha de produtos inovadores e de alto valor acrescentado, mas também promover a criação de Propriedade Intelectual e Industrial e a integração na Empresa de uma estratégia concertada de esforço de I&DT.

Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos ao I&DT, o projeto envolve um investimento total de 292 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 190 mil euros.

O easyclean, o tecido que repele a sujidade vai ser transformado pela empresa Têxteis Penedo em toalhas de mesa e guardanapos. Desenvolvido pelo Centi em parceria com a empresa Têxteis Penedo e o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário (Citeve), o produto final vai chegar ao mercado brevemente.

Atendendo ao perfil de utilização típica, o produto têxtil em causa (linha de atoalhados) encontra-se sujeito a deposição comum de materiais orgânicos tais como restos de comida e líquidos. A variedade de matérias orgânicas que pode depositar-se nestes produtos é extremamente variada.

Consequentemente, a sua remoção é uma operação difícil, exigindo, por vezes, a utilização de programas de lavagem relativamente intensivos e detergentes apropriados. O consumo de energia, água e produtos químicos é, assim, também muito significativo, resultando em desvantagens claras para o meio ambiente e para a economia do utilizador.

Neste projeto desenvolveu-se tecnologia que permite a minimização da adesão entre a matéria orgânica acima referida e o produto têxtil. Desta forma a remoção, por exemplo, de restos de comida ou líquidos será facilitada, resultando numa diminuição muito significativa do consumo de energia, água e produtos químicos normalmente associados a operações de limpeza. Adicionalmente, a superfície têxtil terá a capacidade de decompor os resíduos mencionados por ação da radiação UV/visível, com uma eficiência que dependerá diretamente da natureza dos próprios resíduos. Para além destas ações, o carácter superhidrofílico da superfície poderá favorecer o rápido e completo espalhamento das gotas de água depositadas, auxiliando o processo de limpeza. Outra vantagem do tipo de material "auto-limpante" que se desenvolveu resulta do facto de ser possível eliminar bactérias existentes à superfície, com consequentes benefícios do ponto de vista higiénico. Do acima descrito resultará, adicionalmente, a extensão do tempo de vida útil do produto têxtil.

É importante referir que a intervenção tecnológica delineada permitirá a manutenção de propriedades do substrato que o definem como ideal para a utilização alvo. A escala a que foi desenvolvido o tratamento da superfície (escala nanométrica) permite a manutenção de características como sejam o toque e a respirabilidade do substrato têxtil. Deverão, também, ser mantidos aspetos como a forma e cor. As características mencionadas atribuirão um significativo valor acrescentado à linha de atoalhados resultante deste projeto de Investigação, Desenvolvimento e Inovação.

Como resultado global deste Projeto espera-se que a Empresa aumente significativamente a sua capacidade de desenvolvimento de novos produtos através da geração, registo e exploração de conhecimento científico-tecnológico por meio do estabelecimento de relações sinérgicas entre Indústria Têxtil e do Vestuário e o Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional, aqui representado pelo CITEVE e pelo CeNTI.