“THE 100 Under 50” quer chamar a atenção para instituições universitárias de topo que, num curto período de tempo, atingiram um nível global de excelência na investigação e no ensino.
Em primeiro lugar figura a Universidade de Aveiro
O «Times Higher Education 100 Under 50 University Ranking 2013» foi recentemente divulgado e três universidades portuguesas encontram-se entre as 100 melhores instituições de ensino superior com menos de 50 anos a nível mundial. A Universidade de Aveiro, do Minho e a Nova de Lisboa figuram na lista, por esta ordem e são avaliadas segundo o programa de ensino, numero de citações, a perspectiva internacional, retorno na indústria e investigação.
Lançado em 2012, o “THE 100 Under 50” pretende chamar a atenção para um novo grupo de instituições universitárias de topo que, num curto período de tempo, atingiram um nível global de excelência na investigação e no ensino. Lista apenas instituições fundadas em 1962 ou após este ano. Utiliza os mesmos 13 indicadores do ranking mundial da Times Higher Education, um dos mais prestigiados rankings internacionais, recalibrados para o perfil de instituições mais jovens.
O «THE 100 Under 50» coloca a UA na 66ª posição, a UMinho na 76ª e a Universidade Nova de Lisboa no 92º lugar do top 100 mundial das universidades com menos de 50 anos.