Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Uma estratégia para o hidrogénio precisa-se

24.11.2014
  • Compete
  • Acções Colectivas

A Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio (AP2H2) divulga e promove o uso do hidrogénio para um paradigma energético ambiental e economicamente sustentável em Portugal.

Uma estratégia para o hidrogénio precisa-se
Uma estratégia para o hidrogénio precisa-se

A Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio (AP2H2) é uma instituição sem fins lucrativos. Fundada em 2003, tem como objetivos a disseminação de informação sobre o hidrogénio, através da realização de seminários, conferências e outras atividades de carácter informativo, o estabelecimento de uma interface com entidades nacionais e internacionais relacionadas com o vetor energético e a defesa e promoção de legislação e regulamentação junto das autoridades competentes.

A AP2H2 é, atualmente, a única organização nacional a representar os interesses e objetivos das entidades que consideram o hidrogénio como vetor relevante para a viabilização de um novo paradigma energético ambiental e economicamente sustentável. Fazem parte deste universo empresas, instituições científicas, entidades privadas sem fins lucrativos, entidades da administração pública e sócios individuais interessados na divulgação e promoção da economia e tecnologias do hidrogénio como solução energética a implementar, de acordo com os objetivos estratégicos a que o País tem vindo a comprometer-se no quadro europeu e global.

A associação é a representante nacional na Associação Europeia de Hidrogénio, parceiro reconhecido pela União Europeia na definição e implementação de uma estratégia para a economia do hidrogénio.

Na sua ação, a AP2H2 tem procurado desenvolver várias iniciativas, num quadro aberto de parcerias com entidades nacionais e estrangeiras. Em parceria com o LNEG a AP2H2 Hidrogénio na Agenda Energética, Ambiental e Económica nacional celebrou em 2013 um contrato com o Compete/SIAC para a realização de um conjunto de ações visando colocar a economia do Hidrogénio na Agenda Energética, Ambiental e Económica nacional. 

Para além do apoio a acções de promoção e divulgação do hidrogénio (newsletter, workshops, blog, site…), o projecto compreende a realização de estudos de avaliação da competitividade e impacte macroeconómico do H 2 como vetor energético em vários cenários do mix energético nacional, a elaboração de um road map para cumprimento das metas de sustentabilidade ambiental aprovados pela UE e a proposta de um plano de IDT nacional que maximize o valor acrescentado nacional na adoção do H 2 como vetor energético. Estes estudos deverão estar finalizados no primeiro trimestre de 2015 e serão apresentados no seminário internacional que a AP2H2 está a organizar.