Os projetos selecionados abrangem um grande número de temáticas, nomeadamente os têxteis eletrónicos vestíveis alimentados pelo calor do corpo humano, a deteção de bactérias através do olfato, as «competências tóxicas» na indústria petroquímica, as origens da racionalidade humana, a luta contra as inflamações relacionadas com o cancro ou a otimização da conceção da interface de utilizador. Para saber mais sobre alguns dos projetos selecionados, ver aqui.
Carlos Moedas, membro da Comissão responsável pela pasta da investigação, inovação e ciência declarou: «Para promover o crescimento e a inovação de amanhã, é essencial realizar investigação de ponta. Através das bolsas para o arranque, o Conselho Europeu de Investigação apoia a próxima geração de cientistas de excelência, permitindo-lhes satisfazer a sua curiosidade científica e assumir riscos. Para estar na vanguarda, a Europa necessita desta garra e de investir nos jovens talentos.»
Este ano, são concedidas bolsas a investigadores de 38 nacionalidades, que serão acolhidos por 180 instituições diferentes, espalhadas por toda a Europa. No que respeita às instituições de acolhimento, a Alemanha (70 bolsas) e o Reino Unido (55 bolsas) lideram o grupo, sendo seguidas da França (43) e dos Países Baixos (34). A Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Noruega, Portugal, Roménia, Servia, Espanha, Suécia e Turquia acolhem também investigadores, juntamente com a Suíça – no âmbito de um projeto do CERN.
Cerca de 40 investigadores são nacionais de países não membros da União Europeia, sendo nomeadamente de origem norte ou sul-americana, asiática, australiana, neozelandesa e russa. Muitos deles tinham já a sua base na Europa.
Foram ainda selecionados 18 investigadores que se mudam para a Europa para executar projetos financiados pelo CEI, dos quais 13 cientistas retornados de origem europeia, bem como cientistas oriundos da Austrália e da América do Norte, que se instalam na Europa. Tal está em consonância com a missão do CEI de atrair mais investigadores de excelência para a Europa.
A média etária dos investigadores selecionados é de cerca de 35 anos.
Antecedentes
Este é o primeiro convite à apresentação de candidaturas para bolsas para o arranque de projetos no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020 da UE, o sétimo até à data. Este convite atraiu 3273 candidaturas, das quais foram selecionadas 10 %. Destes bolseiros, 143 trabalham nas áreas das «Ciências Físicas e Engenharia, 124 das «Ciências da vida» e 61 das «Ciências sociais e humanas». Este ano, a percentagem de mulheres bolseiras aumentou para 33 % - contra 30% no ano passado.
O financiamento deverá ajudar os bolseiros a constituírem as suas próprias equipas de investigação, envolvendo, no total, mais de 1400 doutorados e doutorandos. O CEI contribui desta forma para apoiar uma nova geração de investigadores de topo à escala europeia.
As bolsas do CEI para o arranque são concedidas a investigadores de todas as nacionalidades, com 2 a 7 anos de experiência pós conclusão de doutoramento (ou grau equivalente) e percursos científicos muito promissores. A investigação tem de ser desenvolvida num organismo de investigação público ou privado localizado num dos Estados-Membros da União Europeia ou dos países associados. O financiamento (máximo de 2 milhões de euros por bolsa) é concedido por um período máximo de cinco anos.
Criado pela UE em 2007, o Conselho Europeu da Investigação (CEI) é o primeiro organismo de financiamento europeu dedicado à investigação de excelência e de vanguarda. Todos os anos, seleciona e financia os investigadores de topo mais criativos, independentemente da sua idade e nacionalidade para, ao longo de cinco anos, executarem os seus projetos na Europa. O CEI contribui também para atrair para a Europa os melhores investigadores do mundo inteiro. Até à data, o CEI financiou mais de 4500 investigadores de topo em diferentes fases das suas carreiras.
Para mais informações
Exemplos de projetos financiados no âmbito do convite à apresentação de propostas para bolsas do CEI ao arranque:
http://erc.europa.eu/sites/default/files/press_release/files/Examples_ERC_StG_Projects_2014.pdf
Dados estatísticos do convite à apresentação de propostas para bolsas do CEI ao arranque:
http://erc.europa.eu/sites/default/files/document/file/erc_2014_stg_statistics.pdf
Lista de todos os investigadores selecionados, por país da instituição de acolhimento (por ordem alfabética dentro de cada grupo de países):
http://erc.europa.eu/sites/default/files/document/file/erc_2014_stg_results_all_domains.pdf
Sítio Web do CEI:
http://erc.europa.eu
Programa-Quadro Horizonte 2020:
http://ec.europa.eu/research/horizon2020/
IP/14/2634