Para atingir este objetivo a UE está a desenvolver um plano onde vai permitir que as regiões europeias comprem pacotes de investimento que podem ir até aos 10 mil euros.
As PME podem trocar estes vouchers por serviços de TIC de empresas privadas, universidades, centros de pesquisa e outros prestadores de conhecimento / serviços credenciados. Os cupons podem ser convertidos em serviços especializados para, por exemplo, criar um site de negócios e utilizá-lo de forma rentável, ferramentas de e-commerce e/ou adotar ferramentas de TIC mais sofisticadas para os processos internos.
O plano já está a ser testado nas regiões de Murcia e da Extremadura em Espanha. Os representantes do poder local adquirem os vouchers, que são depois oferecidos às empresas locais.
A ideia passa por reforçar a vertente de comércio eletrónico de cada empresa e ver melhorados os resultados das PME através das novas tecnologias. Na opinião da comissária europeia para os assuntos digitais, Neelie Kroes, as empresas que apostam nas TIC e na presença online conseguem crescer duas vezes mais rápido e conseguem faturar até duas vezes mais.
Neelie Kroes reconheceu ainda a importância deste plano no cumprimento da Agenda Digital Europeia e na proteção daquele que é um dos segmentos mais importantes da economia europeia, isto é, o das pequenas e médias empresas.