O projeto Ver+Saúde promoveu o desenvolvimento e utilização de tecnologias e ferramentas do domínio da visão assistida por computador e processamento digital de imagem tendo contribuído para a melhoria de diferentes atos médicos de diferentes especialidades médicas. Resultou numa melhor qualidade, eficácia e eficiência dos atos médicos em causa.
O projeto agregou um conjunto de iniciativas distintas, em que a preocupação com melhores diagnósticos (mais rigorosos, rápidos, e obtidos mais cedo) foi o objetivo central.
Apoio e Parceiros
O projeto Ver+Saúde teve enquadramento no Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) na vertente de projetos em co-promoção apoiado pelo COMPETE com um Investimento elegível de 1.094 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 797 mil euros.
O projeto, liderado pela Critical Health, contou com os seguintes parceiros:
• AIBILI - Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem
• Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
• Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
• Neuroeye - Electromedicina e psicofisiologia da Visão, Lda
Contexto
A Europa enfrenta neste momento o desafio de disponibilizar serviços de saúde de qualidade e com custo adequado aos seus cidadãos. A necessidade de cuidados médicos prolongados para pacientes cada vez mais idosos, os custos de tratar de doenças crónicas e a procura incremental pelos melhores serviços de saúde colocam todo o sector sob pressão para evoluir e melhorar rapidamente a sua performance. Os gastos com saúde a nível Europeu são significativos e aumentam a um ritmo superior ao da economia.
Esta situação exige uma mudança na forma de prestação de cuidados de saúde e na forma como o conhecimento médico é gerido e transferido para a prática clínica.
Neste contexto pretende-se que os principais beneficiários da presente candidatura sejam os próprios doentes, através da disponibilização de ferramentas tecnológicas que permitam a deteção e prevenção de problemas de forma mais rápida, eficaz e fiável. Também os profissionais do sector serão beneficiados pela maior rapidez, ganhos de eficiência, qualidade e segurança acrescida na execução do seu trabalho.
Ver+Saúde
Este projeto teve como objetivo desenvolver tecnologias e ferramentas no campo da saúde, por forma a melhorar significativamente os procedimentos médicos em diversas especialidades.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) teve um papel primordial no projeto, como utilizadores finais das tecnologias, validadores da sua correção científica, e orientadores de eventuais ajustes para maximizar a sua utilidade operacional. A experiência dos HUC em investigação e aplicação de novas tecnologias constituiu uma enorme mais-valia para projetar no mercado internacional as soluções que se pretendem desenvolver.
O projeto incluiu um conjunto de iniciativas distintas relacionadas na sua base tecnológica e no campo de aplicação. Foram envolvidos parceiros de reconhecido mérito científico em cada uma das áreas, sempre sob aconselhamento dos CHUC, para garantir o mérito das soluções em contexto de utilização real.
Atividades e objetivos:
- Microaneurismas - Retmarker - Controlo da progressão de micro-aneurismas utilizando imagens não angiográficos para permitir um diagnóstico mais preciso e eficaz de doenças, tais como a retinopatia diabética. Esta iniciativa foi desenvolvida com a AIBILI.
- RDFixer - Correção da Distorção Radial em Endoscópios; com tal tecnologia espera-se poder levar mais longe a utilidade de tecnologias no domínio da visão assistida por computador em atos médicos como a laparoscopia (Cirurgia) e em Ortopedia. Esta iniciativa será desenvolvida com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
- Glautech - um novo e inovador dispositivo para deteção precoce de Glaucoma por intermédio de testes funcionais desenvolvido pela Neuroeye.