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Viagem marcada para Munique

29.01.2015
  • Incentivos às Empresas
  • Qualificação|Internacionalização PME

De 2 a 4 de fevereiro, vinte e quatro empresas têxteis Portuguesas marcam presença na Munich Fabric Start. A sua participação na feira Alemã conta com o apoio da Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal apoiado pelo QREN.

FROM PORTUGAL
FROM PORTUGAL

A Munich Fabric Start é considerada uma das principais feiras internacionais para tecidos e acessórios de alta costura. Duas vezes por ano, mais de 850 expositores de todo o mundo e aproximadamente 18.500 visitantes assistem à abertura da temporada, em Munique

Esta edição conta com a participação de 24 expositores portugueses: A Têxtil Serzedelo/Texser | A. Sampaio & Filhos Têxteis SA | Adalberto Estampados | Albano Morgado | Arco Fabrics | Gierlings Velpor | Lemar | Living Colours Têxteis SA | Lurdes Sampaio | NGS Malhas | Paulo de Oliveira SA | Penteadora | Riopele | Sanmartin | Somelos Tecidos | Tessimax | Teviz by Polopique | Tintex | TMG Fabrics | Troficolor Têxteis SA | Vilartex | Lipaco | Sidonio Malhas | Burel Factory. 

Para a Penteadora, o mercado alemão é um dos mais importantes, por isso a empresa tenta estar presentes sempre que possível. A coleção a apresentar transmite um olhar menos formal, e pretende consolidar e aumentar o volume de negócios, como afirma Paolo Zantonelli, diretor comercial da empresa. 

Com o intuito de se posicionar estrategicamente para a abordagem do mercado alemão, austríaco e circundantes, a Vilartex chega a Munique com uma coleção com destaque para as malhas circulares, básicos, fantasias, sustentáveis, orgânicos, técnico e funcionais. A empresa vê na feira uma oportunidade para “promover a sua coleção de malhas circulares, a prospeção de novos clientes e o reencontro com agentes e clientes dos atuais mercados”, nas palavras de Carlos Coutinho, colaborador da empresa. 

Já a NGS Malhas vai apresentar nesta edição do certame, malhas finas e composições ricas. O intuito da sua participação recai, sobretudo, na possibilidade de aumentar e reforçar o volume de vendas num mercado que se encontra em franca expansão. 

Para a Troficolor o mercado Alemão mereceu o investimento da empresa desde o primeiro momento do seu processo de internacionalização. “É um mercado exigente e de difícil penetração, que impôs desafios constantes à estrutura da Troficolor”, como revela Flávio Dias, diretor de marketing da empresa.

A coleção Primavera-Verão 2016 a apresentar tem ênfase no desenvolvimento de novos padrões de jacquard em fio Indigo; no lançamento de novos desenhos e construções de camiseiros em Xadrez, assim como de novos desenvolvimentos de Malhas Denim; alargamento das linhas Ready-to-Wear e Red Selvedge Raw Denim. A sua participação no certame encaixa-se na estratégia de promoção de proximidade aos clientes Alemães e do resto do mundo. 

A empresa Adalberto Estampados vê a sua participação no certame como sendo de grande relevo para a organização, uma vez que o mercado alemão tem potencial económico e é possível contactar com marcas de média e grande dimensão. A coleção é baseada em tecidos e malhas enobrecidas com estampados e acabamentos especiais, com especial destaque o processo de Estamparia Digital, uma grande aposta da empresa. 

A Lipaco descreve este mercado-alvo como sendo “muito técnico e de elevada exigência ao nível da qualidade dos produtos”, como realça Jorge Pereira, CEO da empresa, e é lá que a empresa de pretende posicionar. A coleção recai sobre as linhas de costura técnicas e os fios texturizados para passamanarias, tecelagem e para a industria de meias, nomeadamente em poliéster e poliamida. O principal destaque é a nova gama de Poliamidas texturizadas para tecelagem e meias de desporto. 

A empresa Sanmartin sublinha a importância da feira que, por ser realizada no centro da europa, “atrai clientes dos mais diversos mercados, tratando-se de uma  excelente oportunidade para divulgar o nosso nome e qualidade dos nossos produtos”, nas palavras de Alexandre Leitão, responsável de marketing da empresa. Os seus tecidos destinam-se à criação  de vestidos de noiva e cerimónia, mas não só. Haverá especial destaque para as rendas de noiva com pedrarias,  rendas coloridas, lantejoulas e os novos brocados para vestidos de festa. Quer igualmente destacar a nova coleção direcionada para uma roupa mais causal, mas de luxo, com tecidos com características elegantes e acima de tudo confortáveis.

Como volta a frisar Alexandre Leitão, “A Munich Fabric Start representa  uma boa oportunidade para a prospeção de novos clientes,  reforçando assim  a presença da Sanmartin como um player importante no sector da moda e da alta costura.”

 

A. Sampaio & Filhos chega a Muniche com a coleção de malhas Primavera/Verão 16, que primam pela diversidade de estruturas, matérias e tipos de utilização final. É de destacar a sua gama de artigos ecologicamente sustentáveis - gama “pure life” -, na qual dão, nesta estação, especial relevo às malha com algodão orgânico e com poliéster reciclado, bem como misturas destas fibras com linho. No segmento desportivo - gama “sport/Active” -, é evidente a influência dos visuais de moda aplicados a materiais de elevada performance. 

A participação das empresas portuguesas na MUNICH FABRIC START, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda com o apoio de fundos comunitários (QREN), no âmbito do projeto From Portugal, faz parte de um conjunto de mais de 87 ações internacionais que decorrem nos anos 2014 / 2015, que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes – Europa, Ásia, África e América – num investimento total de cerca de 12 milhões de euros.