A cortiça e as várias temáticas relacionadas com esta matéria-prima nacional têm suscitado mais interesse quer a nível da imprensa, quer no que toca a estudantes e potenciais clientes para o sector.
No ano de 2011 foram publicados 532 artigos na imprensa nacional sobre a cortiça, os seus produtos e empresas, mas 2012 superou este número atingindo 596 peças, registando um aumento de 10,7% face ao ano transacto. Este número é reforçado pela quantidade de pedidos de informação de jornalistas e meios de comunicação que chegam à Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) e que o ano passado registaram 30 referências, mais oito do que em 2011.
Registe-se que destes pedidos fazem parte passagens por alguns programas televisivos como o "Sociedade Civil", "Mudar de Vida", "Verão Total" ou "Portugal aqui tão perto" - programas mais ge-neralistas e outros mais de entretenimento ou de informação: o espectro alarga-se, o que demostra que a cortiça encaixa em todas as vertentes.
A nível internacional, este aumento foi ainda mais significativo pois atingiu-se, em 2012, um número considerável de pedidos de informação comparados com o ano de 2011.Registe-se que em 2011, a Apcor tinha a decorrer nos mercados o InterCork - Promoção Internacional da Cortiça - e que possibilitou uma estreita relação com os media a nível mais local: com as agências de comunicação, empresas e associações presentes nos vários mercados alvo da campanha.
Outro dado que demonstra a crescente curiosidade pelo sector tem que ver com os pedidos de informação que chegam via correio electrónico à associação. Em 2011, foram recepcionados 270 pedidos, sendo que em 2012 registaram-se mais 106, totalizando 376 contactos - o que significou um aumento de 28%. Estes pedidos têm a ver maioritariamente com estudos e trabalhos de carácter académico sobre o sector, sendo que a Apcor é a principal fonte de informação para os investigadores e estudantes que abordam esta temática nas suas teses e trabalhos, mas também com potenciais clientes para o sector e que buscam empresas que fabriquem o seu produto de eleição. Nesta matéria, a Apcor criou recentemente uma nova plataforma 'online', designada CorkPlace e acessível em www.apcor.pt/corkplace/corkplace-pt.htm.
Qualquer pessoa interessada em adquirir produtos de cortiça vai ser convidada a visitar o sítio da Apcor nesta ligação. Aqui está disponível um formulário para preenchimento do pedido. Este pedido vai dar origem ao envio de um correio electrónico para todos os associados que preencherem os requisitos do mesmo. Estes pedidos só estarão acessíveis aos associados da Apcor e via o espaço reservado que a associação disponibiliza. A Apcor pretende, através deste espaço, facilitar o acesso e resposta à procura dos diversos produtos de cortiça junto das empresas associados.
Neste sentido, a associação irá continuar a assumir o papel de voz única do sector da cortiça, fruto do trabalho que tem desenvolvido nos últimos anos e que continuará a ser um dos objectivos da Apcor.
In Diário Económico, 8 de Janeiro de 2013