No âmbito do plano de promoção definido pela APICCAPS em conjunto com a AICEP e que conta com o apoio do Programa Compete, o calçado português marcará presença em mais de 70 iniciativas promocionais no exterior, num total de 16 países, nos cinco continentes.
A internacionalização é a grande prioridade estratégica da indústria portuguesa de calçado. Nesse sentido, em 2011, o calçado português está a reforçar a sua aposta em matéria de promoção comercial externa, num investimento global próximo dos 10 milhões de euros (mais 11% do que em 2009).
No essencial, são quatro os grandes objectivos para a realização desta ofensiva promocional, designadamente consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados externos, diversificar o destino das exportações, abordar novos mercados e possibilitar que novas empresas iniciem o processo de internacionalização. Estimular a procura, qualificar a oferta, diferenciar positivamente o calçado português relativamente aos seus concorrentes e perspectivar novas janelas de oportunidade são metas que assumem igual relevância.
Assim, para além do reforço da presença nos principais certames internacionais da especialidade como MICAM e Expo Riva Schuh (Itália) e GDS (Alemanha) está previsto o reforço na presença em outras iniciativas que possibilitem a abordagem a segmentos de nicho de elevado potencial. Nesse sentido, o calçado português está a marcar presença em fóruns da especialidade desde Las Vegas a Tóquio, Moscovo a Xangai.
Em 2011, pela primeira vez, a indústria portuguesa de calçado vai investir na Austrália, na Índia e Turquia, mercados que perspectivam um crescimento futuro muito interessante.