Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Weduc: Uma nova rede social portuguesa para a educação

04.03.2013
  • Financiamento e Partilha de Risco

O funcionamento da Weduc foi concebido para responder a uma questão: “Onde é que eu pai/mãe, posso consultar informação relevante sobre o dia-a-dia do(s) meu(s) filho(s) e interagir com os vários agentes que participaram nesses momentos?”.

 

Crianças
Crianças

A Weduc é uma plataforma de comunicação em rede que liga pais, alunos, professores e escolas, utilizando o modelo de rede social com total segurança e privacidade.

A Weduc é a única rede social no mundo dedicada à educação a 360º. Criada e desenvolvida em Portugal, a Weduc está já a ser utilizada por muitas escolas públicas e privadas, escolas de atividades e entidades ligadas ao mundo educativo, permitindo aos pais ter uma visão e relação alargada com todos os agentes educativos que fazem parte da sua vida. Permite construir uma rede de ligações seguras dentro da plataforma, acedendo sempre às mensagens, fotografias, vídeos ou avaliações com toda a conveniência de um computador com ligação à internet, tablet ou smartphone.

Mais do que uma plataforma de escolas, a Weduc diferencia-se pela sua abrangência. Os pais conseguem acompanhar, com total privacidade e numa única plataforma, a educação dos seus filhos nas várias entidades educativas que frequentem, desde a escola curricular, escola de actividades (como música, línguas e desporto) aos explicadores.

A comunicação escola-família tem sido uma prioridade nos atuais modelos pedagógicos mas na prática não existiam soluções que permitissem aos pais a proximidade e envolvência pretendida, até porque os estilos de vida são cada vez mais exigentes. Aproveitando as tendências de utilização da internet com os novos modelos de relacionamento sociais, a Weduc assume-se como uma nova forma de interagir e evoluir na educação em Portugal.

Os Empreendedores

Na era das redes sociais e da informação digital, Paulo Mateus e Pedro Barros decidiram apostar nesta rede social que liga escolas a pais e professores a alunos, partilhando mensagens, fotos, vídeos, avaliações, boas práticas e ligações. É uma espécie de Facebook dedicado à educação.

Mas quando é que tudo começou? Em 2009, quando ambos decidiram que a necessidade de acompanhar a educação dos filhos tinha de ser colmatada. Foi desta ideia que o projecto ganhou estrutura, em 2010, com o lançamento do site – www.weduc.com – onde se pode registar como encarregado de educação, responsável de escola (curricular/de actividades), outra entidade ou, ainda, membro associativo.

Quando se tem uma (boa) ideia há que validá-la no mercado. Foi isso que o Paulo e o Pedro fizeram, durante dois anos, a percorrer o país a visitar cerca de 600 escolas. Um estudo vivido pelos próprios que são, agora, pela primeira vez empreendedores.     Segurança
Porque a rede é segura, a Weduc valida as escolas, antes de estas terem acesso às funcionalidades do site, e a escola valida os pais. É uma vantagem perante as outras redes sociais, que hoje preocupa os pais pela falta de segurança e invasão de privacidade. 

Para financiar o projecto recorreram, numa fase inicial, a capitais próprios e investimento de família e amigos, o que ascendeu aos 200 mil euros. Mais tarde conseguiram cativar outros investidores, alcançando mais do que o dobro da primeira angariação de capital.
Mas foi em Dezembro passado que conseguiram finalizar o processo de angariação de capital com a Espírito Santo Ventures (ESV) e a Busy Angels (BA). Juntas apostaram um milhão de euros na Weduc.

Nesta fase, depararam-se com outro dos pontos críticos nas novas ideias: o modelo de negócio.
Como todas as start-ups, a necessidade de garantir receita leva, por vezes, a modelos de negócio insustentáveis. Este projecto não foi excepção e sofreu alterações ao longo do tempo. Exemplo disso é o facto da rede social ter-se iniciado como um modelo pago, através de um valor por aluno.

 Logótipo Weduc

Com a entrada da ESV e da BA foi possível rectificar o modelo, passando a Weduc a ser de uso gratuito, como todas as outras redes sociais. As receitas advêm da publicidade de prestadores de serviços nos ambientes escolares, nomeadamente os transportes escolares, campos de férias ou festas para crianças.

Disponibilizar o serviço sem custos ao utilizador final foi o principal factor que catalisou a expansão e a internacionalização da empresa. 

Com o lançamento desta versão gratuita, as melhores expectativas foram superadas - ao fim de poucos dias foram registadas mais de 600 novas escolas, sinal da clara necessidade que pais, professores e escolas sentem de encontrar uma forma mais eficiente de se articular e comunicar.

A capacidade de investir em comunicação e de abordar estruturadamente outros mercados, com presença própria e/ou parceiros locais, também só foi possível com este round de investimentos da ESV (Espírito Santo Ventures) e a BA (Busy Angels)

Uma questão que oferece muita resistência aos empreendedores é a decisão de abdicar da maioria do capital da empresa para conseguirem ir mais longe. O Paulo e o Pedro decidiram ceder a sua participação maioritária aos novos investidores, em troca de um futuro melhor para a Weduc.


Investimento da Espírito Santo Ventures e Busy Angels

A indústria de tecnologias é cada vez mais um núcleo de competitividade e inovação capaz de atrair a atenção de investidores em todo o mundo.

A Espírito Santo Ventures (ESV) é uma sociedade de capital de risco do Grupo Espírito Santo, que investe em empresas de base tecnológica com modelos de negócio inovadores e grande potencial de crescimento.

Atenta ao potencial deste sector, escolheu a Weduc como o primeiro investimento na área educativa.  
Crianças 

A Weduc, criada e desenvolvida em Portugal, assume-se como um projecto inovador e diferenciador no qual a Espírito Santo Ventures e a Busy Angels investiram cerca de 1 milhão de euros na sua massificação - ao tornar a plataforma num serviço de acesso gratuito e de adesão viral - e na promoção da sua internacionalização - ao financiar a entrada no mercado brasileiro no primeiro semestre de 2013.

A 15 de Janeiro a Weduc lançou a versão gratuita e qualquer escola, professor ou mesmo encarregado de educação pode despoletar o processo de utilização da plataforma com um registo, sendo sempre validada a identidade das várias Instituições e Entidades participantes para garantia de privacidade. Este novo modelo de adesão vai permitir a massificação da utilização da plataforma e a possibilidade de se colocar a educação em rede, começando por uma Turma, Escola ou Associação de Pais e alargando a nível regional.

A internacionalização aliás é o grande objectivo estratégico dos investidores e promotores, através de parceiros locais.

Enquadramento no COMPETE

A empresa Lusoeduc – Informação e Serviços, S.A., através de ampliação do seu capital próprio por via de Fundos de Capital de Risco (mediante o FCR Espírito Santo Ventures Inovação & Internacionalização) em conjugação com a Linha de Financiamento a Business Angels (por intermédio do parceiro Busy Angels),  instrumentos financiados por fundos comunitários através do programa COMPETE para desenvolver e implementar uma plataforma comunicacional, a WEDUC.

A qual se traduz numa rede social desenhada para a educação, onde as escolas e professores partilham com total privacidade e segurança com os pais e os estudantes, através de mensagens, fotos, vídeos e ficheiros de avaliação, as atividades que sucedem dia-a-dia na escola.

Síntese

Wedukies

A Weduc é a única rede social no mundo dedicada à educação a 360º. É uma plataforma de comunicação para pais, alunos, professores e escolas que procuram uma comunicação mais participativa e integrada, utilizando o modelo de rede social com total segurança e privacidade na partilha de informação.   

A vantagem competitiva desta plataforma assenta na utilização de um modelo de relacionamento social seguro aplicado à educação onde os pais têm um papel ativo muito relevante efetivando a relação escola-família; a abrangência de entidades participantes que inclui escolas curiculares, escolas de actividades, explicadores, associações de pais e outras entidades educativas numa rede organizada e com regras de privacidade muito exigentes.

Além disso acresce a acessibilidade num modelo base sem custos, que considera uma visão agregadora da comunicação e disponibilização de conteúdos de várias entidades.

A entrada da Espírito Santo Ventures (ESV) e da Busy Angels (BA) no capital da Weduc foi crucial para dar o grande salto, permitindo disponibilizar o projeto sem custos aos utilizadores finais. Esse foi o principal factor que irá catalizar a expansão e a internacionalização da empresa.

A Weduc assume-se, assim, como uma nova forma de interagir e evoluir na educação em Portugal.

WEDUC | Destaques e Contactos

Génese
A Weduc foi fundada em 2009 por dois ex-colegas de faculdade e um conjunto de empreendedores portugueses com o objectivo de materializar a visão de uma educação ligada em rede e de dotar a solução de uma dimensão internacional. Actualmente já ultrapassou os 25 mil utilizadores, distribuídos por mais de 150 escolas de todo o país.

Funcionamento
A Weduc é como um jornal de família, disponível num PC, num tablet ou num smartphone, em que todos os agentes educativos publicam os conteúdos mais relevantes para cada criança. 

Interacção
A informação partilhada por todos está acessível, em tempo real, aos pais e a quem estes entenderem autorizar o acesso. Acresce a esta dinâmica a interacção, ou seja, os pais podem comentar as notícias e comunicar com cada agente educativo.
Os agentes educativos são cada professor, educador, explicador, monitor de ATL, professor de música, ballet ou karaté.

Diferenciação
A plataforma assenta na utilização de um modelo de relacionamento social seguro aplicado à educação onde os pais têm um papel activo muito relevante, efectivando a relação escola-família. 

Abrangência
A Weduc - o equivalente a uma rede social para a educação - ao invés de "amigos" tem professores, pais, alunos, directores, turmas e escolas curriculares e de actividade (música, desporto, línguas, entre outras).

Informação
Podem ser partilhadas pequenas notícias sobre o que a turma está a fazer, conteúdos multimédia (som, imagens, vídeos), avaliações – avaliações curriculares, alimentação, assiduidade, comportamento, desempenho, medalhas de mérito, programa escolar e respectivos objectivos (e se são, e em que grau, atingidos por cada aluno), documentos e links.
Vantagem Competitiva
A Weduc foi desenhada como ferramenta para escolas, professores e pais, mas sempre com uma visão 360º - como pai eu consigo acompanhar todas as partilhas respeitantes aos meus filhos, mesmo que eles frequentem escolas diferentes.
Um professor pode também navegar na Weduc e comunicar com os pais e alunos, podendo alternar entre várias turmas, escolas em que dá aulas ou entre o seu perfil de professor e de pai com a facilidade de um clique.

Contactos | Administradores executivos

Paulo Mateus | paulo.mateus@weduc.com

Pedro Barros | pedro.barros@weduc.com

Escritório | Taguspark, Núcleo Central, 302 | 2780-920 Oeiras, Portugal
Tel.: 214222082 | Fax: 210435956

Sede | Rua do Tâmega s/n (antiga escola 53) | 4200-502 Porto, Portugal
Tel.: 225084743 | Fax: 210435956

Por: Cátia Silva Pinto