A Borgstena é uma empresa que se dedica à produção de tecidos para o ramo automóvel.
O projeto Wool-Car-Seat, apoiado pelo Sistema de Incentivos ao I&DT no âmbito do COMPETE, envolveu um investimento elegível de 503 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 350 mil euros. A Borgstena é o promotor líder, contando com a colaboração, na categoria de co-promotores, da Brancal - empresa de fiação; da Alçada & Pereira – empresa de tinturaria e acabamentos; e do Civete como entidade do SCT.
O projeto desenvolve-se em parceria entre 3 empresas e 1 entidades do SCT com complementaridade de competências e interesses comuns no aproveitamento de resultados de atividades de I&DT.
O mercado automóvel precisa de soluções têxteis que substituam os atuais materiais utilizados no revestimento dos assentos automóveis para gerar um novo conceito de interior mais confortável e sustentável.
Obter produtos à base de lã, que sejam visualmente atrativos, funcionais e que incorporem equilibradamente conforto, design e sustentabilidade são o foco do projeto.
Dotar os revestimentos dos assentos dos automóveis com:
- capacidade de absorção de humidade;
- condutividade térmica;
- resistência à degradação pelos UV;
- resistência à abrasão;
- alongamento à rotura;
- repelência à sujidade, são alguns requisitos a ter em conta na concretização do produto.
Os produtos resultantes do projeto deverão refletir uma filosofia em que a Borgstena respeita o ambiente a todos os níveis, quer do ponto de vista organizacional quer como plataforma de desenvolvimento.
O debate ambiental tradicional é caracterizado como um conflito entre aspetos económicos e a preservação do planeta. No sentido de alcançar este equilíbrio, existe o compromisso em incorporar no produto, conceitos de inovação e sustentabilidade, alta qualidade, materiais inteligentes a um custo eficiente. Esta estratégia, será orientada num sentido universal tendo em consideração as expectativas dos clientes, bem como as tendências sociais e de mercado.
A Lã produto base
O conforto permanece como sendo a característica mais apreciada na produção de assentos para a indústria automóvel. Propriedades como, elevada capacidade de absorção de humidade; resistência à fixação de sujidade; comodidade; agradável sensação térmica (quente / frio); baixa propensão para a formação de eletricidade estática, terão de ser necessariamente ponderadas quando procedemos à escolha dos materiais a utilizar.
A lã oferece propriedades naturais únicas em termos de conforto cumprindo muitas das propriedades citadas e duma forma natural. Possui também um apreciável valor ambiental, é biodegradável e produzida com baixo consumo de energia, reutilizável e provém de recursos naturais.