Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

“Designed by Portugal” invade o Japão

28.05.2014
  • Incentivos às Empresas
  • Qualificação|Internacionalização PME

A participação de 16 empresas portuguesas na Interior Lifestyle Tokyo, de 4 a 6 de junho, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda com o apoio do COMPETE, no âmbito do projeto From Portugal.

Projeto From Portugal
Projeto From Portugal

Inspirada na tradição, pontuada de inovações e pensada para o consumidor nipónico, a oferta portuguesa exposta na Interior Lifestyle Tokyo conjuga os saberes, materiais e designs de uma nação com mais de 870 anos de história mas voltada para o futuro.

Têxteis-lar, mobiliário, porcelanas e perfumes para a casa compõem o portefólio de produtos que 16 marcas lusas propõem ao exigente, mas atraente, mercado japonês.
 
Com uma presença na Interior Lifestyle Tokyo que remonta já a 2008, Portugal funde criatividade e qualidade numa oferta em que o sentido estético europeu e o “made in Portugal” são a chave para recriar ambientes, da cozinha ao quarto, passando pela sala, pela casa de banho e até pelos espaços exteriores, como por exemplo o jardim. São 16 as marcas portuguesas presentes nesta edição, entre as estreantes Bom Dia, dp, Fateba/Teresa Alecrim e Finera, as repetentes da edição de 2013 – B. Sousa Dias, Cedit-Tec, Graccioza, Lasa, Portus Cale e Seeds Concept –, as que regressam depois de um curto interregno, como a TMCollection, e as que já se tornaram presença habitual, como a Burel Factory, Bi-silque, Lona, Carvalho e Costa Nova.
 
Apesar de participar pela primeira vez no certame, a Bom Dia tem por detrás uma história de mais de 80 anos a tecer felpos, num trabalho sustentado na filosofia dos três “C”: criatividade, conhecimento e competência. O mesmo sucede há três décadas com a Fateba/Teresa Alecrim, que reinventa a cada estação a arte de vestir a casa.
 
Também com uma oferta abrangente da cama ao banho, a Finera estreia-se na Interior Lifestyle Tokyo, mas o Japão não é um mercado desconhecido. «As nossas expectativas passam pelo aumento da carteira de clientes e do volume de negócios no mercado nipónico, nunca descurando o nosso posicionamento, assente no reconhecimento da qualidade e excelência dos nossos produtos e da marca Finera», explica o diretor de vendas internacionais Gil Macedo. Gamas de toalhas bordadas, coordenadas com roupa de cama, fazem parte dos bestsellers desta marca, que promete ainda muitas inovações, «tanto nos designs da nova coleção jacquard como na vasta gama de artigos para bebé», acrescenta.
 
Depois do sucesso registado na última edição, a B. Sousa Dias regressa com «uma seleção dos desenvolvimentos atuais, seguindo tendências e design ao nível mundial do sector dos têxteis-lar. A linha principal a destacar é a de toalhas de banho, completada por acessórios e artigos de decoração», revela a presidente Manuela Dias.
 
Já na Cedit-Tec, a estamparia digital é a grande protagonista do projeto Triplettes. «A realização deste projeto é a pintura nas suas diversas expressões artísticas, aplicada ao universo têxtil», desvenda Sónia Seixas. Recorrendo às potencialidades dessa revolucionária técnica de estampagem, aplicada sobre voiles, cetins tafetás e sarjas, constitui um conceito de serviço focado na customização e pensado para o mercado japonês, «uma vez que está mais aberto à inovação e à individualidade».
 
A linha de roupa de banho, com o tapete no papel principal, da Graccioza eleva o design e o luxo para novos patamares, assim como a oferta da Seeds Concept, que conjuga, nas suas colchas e toalhas de mesa, diferentes técnicas de jacquard e texturas, preocupações sociais e ambientais.
 
A Lasa, por seu lado, deixa a sua assinatura por toda a casa. «Estamos cientes que o estudo que fizemos ao mercado foi completo e que iremos apresentar algo que vai ser aceite quanto a design e qualidade. Também estamos convictos que em termos de preço/qualidade/produto/serviço, estamos no caminho certo», afirma o diretor de exportação Casimiro Lemos.
 
Já conhecida e reconhecida no mercado japonês, a Burel Factory continua a apresentar novas potencialidades decorativas para este tecido tradicional português, em 100% lã, com originais combinações de texturas, padrões e cores, enquanto na Carvalho, marca lançada em 1925, são os felpos declinados em toalhas, robes e tapetes de banho que dão o mote, seguindo as mais recentes tendências de moda.
 
Na TMCollection, a alma portuguesa é reinterpretada em cada nova proposta. «As duas vertentes trabalhadas, casa e moda, veiculam na coleção outono-inverno 2014/2015 Alma Mater, com uma homenagem aos bordados portugueses do norte de Portugal», refere a diretora de marketing Fábia Campos. «Sendo esta a quarta visita ao mercado, esperamos reforçar a nossa imagem, fidelizar os clientes e alargar a nossa rede de retalho com o apoio de um distribuidor local», aponta.
 
A Lona surpreende nesta terceira participação na Interior Lifestyle Tokyo, acrescentando à sua habitual coleção de casa, jardim e praia, com base no tecido de lona, «novos produtos na nossa linha de grés pintada à mão», anuncia o administrador Joaquim Pinto, que se mostra otimista com esta aposta para «consolidar e aumentar a nossa quota no mercado japonês».
 
Grés é também o material de eleição da Costa Nova, que o transforma em linhas simples ou sofisticadas, numa coleção centrada desta vez no conceito “A tradição contemporânea” para reforçar a sua presença neste mercado que já conhece tão bem. «A aceitação das nossas coleções é excelente nos grandes armazéns, boutiques e, mais recentemente, na hotelaria, de segmentos médio/alto e alto», revela o diretor comercial Carlos Ruão.
 
No mobiliário, a estreia da dp é a novidade portuguesa desta edição, com «peças simples com diversas possibilidades de utilização», explica a client relations Carolina Diniz. «O que se pretende valorizar é a flexibilidade e versatilidade de elementos singelos que, quando combinados, permitem uma multiplicidade de usos», sublinha.
 
A Portus Cale, por sua vez, promete perfumar ainda mais o Japão com sabonetes, velas e difusores da linha Portus Cale Aqua, pautada por designs alusivos ao mar. «Acreditamos que esta linha terá muito sucesso neste mercado, onde os nossos clientes tendem a apreciar mais as fragrâncias suaves e frescas», sustenta a diretora comercial Marta Araújo.
 
O pavilhão português fica completo com as propostas inovadoras de memoboards da Bi-silque. «Novas formas (linha Hexa) e materiais como o vidro (magnetic glass boards) inspiram os nossos memoboards para 2014/2015», indica o key account manager Carlos Saraiva, que destaca ainda que «as linhas em cortiça e produtos amigos do ambiente, reciclados e recicláveis, continuam a sua forte trajetória no mercado japonês».
 
A participação destas 16 empresas portuguesas na Interior Lifestyle Tokyo, de 4 a 6 de junho, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda com o apoio de fundos comunitários (QREN), no âmbito do projeto From Portugal. Para 2014, este projeto engloba um conjunto de mais de 65 ações internacionais – que abarcam toda a fileira têxtil e moda –, espalhadas por quatro continentes – Europa, Ásia, África e América – num investimento total de 9 milhões de euros.