Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

“Portuguese jewellery shaped with love” reclama a atenção pela produção portuguesa de ourivesaria no internacional

11.11.2013
  • Acções Colectivas

Projeto apoiado pelo COMPETE concretiza uma postura vincada perante a internacionalização e afiança o incremento das exportações com o lançamento de uma campanha internacional.

 

“Portuguese jewellery shaped with love”
“Portuguese jewellery shaped with love”

Síntese

Embora o elemento mais impactante (e pretende-se que duradouro) seja a imagem veiculada pelo “Portuguese Jewellery shaped with love”, esta enquadra-se num projeto mais abrangente, o “Gold Win Together”.

Este projeto permitiu avançar na materialização de uma estratégia destinada à geração de crescimento e rentabilidade sustentável para a ourivesaria.

Neste processo, a Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) coloca o setor em velocidade de cruzeiro para a consolidação de um paradigma de desenvolvimento alicerçado na abertura ao conhecimento, à inovação e à melhoria contínua no acesso ao(s) mercado(s).

Enquadramento

Apoiado pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Incentivos às Ações Coletivas, o projeto “Gold Win Together” tem um investimento elegível de 338 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 237 mil euros.

Pelas palavras da Secretária Geral da AORP, Fátima Santos "o apoio do COMPETE foi indispensável para alcançar o sucesso deste projeto e doutros que temos em execução. O papel do COMPETE no panorama empresarial português é, no meio de tantos cenários de complicação, uma lufada de ar fresco, pela facilidade de contacto com a equipa gestora, pela proximidade de compreensão das temáticas, e obviamente pelo apoio financeiro."

Campanha Internacional “Portuguese jewellery shaped with love”

1. Conceito

A ourivesaria portuguesa tem uma nova imagem que veicula uma recomposta dimensão de Portugal como criador de produtos de excelência na ourivesaria internacional. Permite um upgrade significativo na representação da ourivesaria e da moda portuguesa e na afirmação da vocação de Portugal enquanto produtor e criador de excelência nestes âmbitos.

A campanha promove as capacidades criativas do setor em termos de design, moda e qualidade, capacidades estas que até aos últimos anos eram pouco reconhecidas a nível internacional, e até a nível nacional. Com o “Portuguese Jewellery shaped with love” pretende-se afiançar a relação entre a ourivesaria nacional e o coração, como símbolo cultural da alma lusitana. Desvenda-se uma dimensão manual e única para cada uma das peças produzidas, modeladas ou criadas em Portugal. Ao mesmo tempo, transmite-se as tendências do design internacional, e concilia-se audácia e exclusividade.

2. Meios

O renovado espírito da Ourivesaria Made in Portugal é apresentado em vários suportes:

  • gráfico;
  • produção de moda, realizada pelo conceituado fotografo nortenho Cassiano Ferraz;
  • stand de exibição, que acompanha a divulgação nos principais eventos internacionais.

As atuações implementadas dizem respeito à promoção da marca e da imagem “Portuguese Jewellery Shaped with love”, próxima do universo moda e de uma campanha internacional lançada a nível mundial, no segmento da ourivesaria que abrange a imprensa especializada, a internet, o marketing direto e a promoção junto da procura.

3. Mercados

Escolheram-se como referência três dos principais mercados destino das exportações: Espanha, França e Alemanha.

4. Target

Os públicos-alvo incluem:

  • retalhistas e todo o tipo de intermediários comerciais,
  • opinion makers,
  • especialistas
  • amadores do setor.

Os momentos mais marcantes são:

- “Pieces of Art Made in Portugal” - publireportagem na Vogue Gioiello
Publicada na edição de Setembro de 2012, e durante 4 números consecutivos, uma produção alusiva às produções nacionais na revista de referência a nível mundial para o universo da ourivesaria. A Vogue Gioiello é distribuída nas bancas e nas principais feiras do sector em 300.000 exemplares.

O tema “Pieces of Art Made in Portugal” foi escolhido para promover o produto português a nível mundial. Na campanha, o fotografo Enrico Suà Ummarino, forte conhecedor do universo da alta joalharia e das indústrias do luxo, assina um conjunto de impactantes imagens e transfere ao produto nacional uma nobreza de obra de arte. A contemporaneidade das jóias é combinada com um toque de tradição e de genuinidade portuguesa. Foram selecionadas peças de 19 empresas para representar o que melhor se faz em Portugal.

- Promoção da campanha nos principais mercados de exportação
A campanha foi apresentada em seis feiras de referência para a ourivesaria a nível europeu, e mundial, o que permitiu, simultaneamente, abranger três dos principais mercados para a exportação de ourivesaria portuguesa, designadamente, França, Espanha, e também o mercado do norte da Europa através da Alemanha.

Os certames escolhidos foram as Feiras:

  • Bijorhca, em Paris;
  • Inhorgenta, em Munich;
  • Iberjoya, em Madrid;
  • Joya, em Barcelona.

Os espaços apresentavam a nova imagem do Made in Portugal e uma seleção do melhor da oferta nacional. Provocaram o interesse de profissionais e compradores internacionais e foram um impulso para os planos de internacionalização das entidades representadas.

- www.portuguesejewellery.com - o portal da ourivesaria no internacional
Esta plataforma online foi lançada com um enfoque na promoção nos mercados mais promissores e com maior projeção. Pretende transmitir as novas propostas conformando uma nova identidade da ourivesaria portuguesa no panorama mundial. Ganham relevância o testemunho e os valores veiculados com a marca “Portuguese Jewellery shaped with love”. Multiplicam-se os vetores de transmissão aplicando-se o âmbito de influência.

Este website foca-se nos aspetos diferenciais da oferta nacional: a especialização produtiva; as capacidades criativas, nos domínios do design, da moda e a qualidade dos serviços prestados na esfera internacional. Constitui um fim em si próprio para promover a identidade da marca e as ações da ourivesaria nacional no internacional e é, ao mesmo tempo, um meio para que as empresas possam integrar as iniciativas da AORP (Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal ) e promover o melhor das suas produções.


5. Resultados

Os resultados testemunham a evolução do setor de forma marcante e impactante e permitem detetar um interesse crescente do mercado e dos agentes mais dinâmicos pelo Made in Portugal.
Deteta-se um incremento geral nas exportações em todas as categorias de produtos sustentado, sem duvida, pela atividade de um maior número de empresas fora de Portugal.

Devido, diretamente, ao Gold Win Together, 19 empresas promoveram os seus produtos e, consequentemente, as marcas na revista mais universal da ourivesaria, a Vogue Gioiello.
Estiveram presentes, fora de Portugal, 35 empresas através das peças mais emblemáticas em seis dos principais certames de ourivesaria, na França, em Espanha e na Alemanha.

Embora indiretamente, esta dinâmica transmite-se a todo o tecido empresarial, permitindo uma maior confiança e proatividade na internacionalização, com mais empresas iniciando processos de internacionalização (cerca de 30 em Outubro de 2013) e uma maior representatividade nas feiras internacionais (com uma média de sete empresas portuguesas participantes nos principais eventos recenseados na Europa).

Mas a melhor mostra do sucesso são as opiniões dos empresários envolvidos neste projeto, os quais patenteiam a idoneidade da iniciativa para a própria atividade e que a seguir mostramos:

Embora o mercado português continue a ser bastante aliciante, a internacionalização da marca BDR (Bruno da Rocha) e o reconhecimento do meu trabalho além fronteiras foram sempre um dos objetivos a atingir. Após várias feiras internacionais, foi na Bijorhca que tive mais notoriedade. Esta feira com uma vertente mais virada para o design e moda de acessórios está mais aberta a novos conceitos e experimentalismos na área da joalharia. Com contactos feitos e algumas vendas efetuadas penso que será uma feira para continuar a apostar…”
Bruno da Rocha - Empresário e criador de joias, com peças em Paris (Bijorhca 2013)

O objetivo da participação na Iberjoya era fundamentalmente a divulgação do meu nome, do meu trabalho enquanto designer e para alcançar novos mercados. Os resultados foram três contatos que considero muito positivos.”
Luísa Pedroso - Designer – Joalharia contemporânea, com peças em Madrid (Iberjoya 2012)

Começamos a trabalhar com o mercado espanhol em 2012. A exibição dos nossos produtos e a apresentação da filosofia da Minúcias aos especialistas espanhóis na Iberjoya certamente vai impulsionar os contatos e as parcerias em Espanha. Para além de mostrar o que de melhor se faz em Portugal, queremos suscitar o interesse de  agentes que possam introduzir a marca convenientemente no mercado espanhol.”
Ana Rebelo - CEO e Designer da Minúcias, com peças em Madrid (Iberjoya 2012)

Conforme refere Fátima Santos, Secretária Geral da AORP (Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal) “Para o setor da ourivesaria em Portugal o caminho é a exportação. Projetos como este são imprescindíveis para o conseguir, especialmente quando são modelados com o coração (shaped with love) como a nossa ourivesaria!”

Contatos | AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal
Avenida Rodrigues Freitas, 204
4000-416 Porto
www.aorp.pt
geral@aorp.pt

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Imagem e Comunicação

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.