Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

“Racionalização da Vinha - Cartografia de Movimentos de Vertente”

08.07.2014
  • Compete , Pólos e Clusters
  • Acções Colectivas

Projeto promovido pela Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) que tem como objetivo desenvolver metodologia para avaliar a instabilidade das vertentes na Região Demarcada do Douro, o que permitirá reduzir os custos diretos e indiretos inerentes ao seu desencadeamento e, consequentemente, aumentar a competitividade do sector vitivinícola.

Projeto | Racionalização da Vinha – Cartografia de Movimentos de Vertente
Projeto | Racionalização da Vinha – Cartografia de Movimentos de Vertente

Âmbito

O projeto “Racionalização da Vinha – Cartografia de Movimentos de Vertente” desenvolve os seus trabalhos na área da Região Demarcada do Douro, sendo desenvolvido pela ADVID em colaboração com o Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e pretende promover um conjunto de instrumentos de trabalhos que possam estar disponíveis para avaliar o potencial de instabilidade nas explorações agrícolas.

Ficha Resumo

> Designação do Projeto: Racionalização da vinha - Cartografia de movimentos de vertente
> Domínio de Intervenção: Energia e Sustentabilidade Ambiental
> Área de Intervenção: Ambiente e desenvolvimento sustentável
> Área(s) de Projeto: Sensibilização para a adoção de práticas empresariais visando a sustentabilidade ambiental           

 

Objetivos


> Estratégicos:


a)    Contribuir para a gestão dos custos relacionados com a instabilidade de vertentes em áreas da vinha de encosta.

b)    Permitir a organização da intervenção sobre o terreno prevenindo os processos de instabilidade de vertente.

c)    Promover a avaliação da instabilidade de vertentes ao nível das empresas e entidades vitivinícolas.

d)    Acrescentar, sistematizar e divulgar saberes sobre a instabilidade de vertentes.

e)    Apoiar as empresas e entidades vitivinícolas no desenvolvimento de práticas que permitam mitigar as consequências dos processos erosivos (por escorrência ou movimentos de vertente) nas explorações agrícolas.


Operacionais:


a)    Desenvolvimento de experiências de campo com a criação de áreas experimentais de monitorização da dinâmica de vertentes.

b)    Identificar os processos hidrológicos e os fatores permanentes condicionantes da instabilidade de terraços agrícolas nos diversos tipos de arranjo das encostas para implantação da vinha.

c)    Desenvolvimento de instrumentos de avaliação da instabilidade com potencial de utilização ao nível das empresas.

d)    Desenvolver práticas de avaliação dos processos de instabilidade ao nível da exploração agrícola no sentido de minimizar os custos decorrentes da expansão das áreas de vinha.


Destinatários

Destina-se ao conjunto de associações e empresas vitivinícolas com potencial de alargamento a outras áreas com produção agrícola em encosta com fortes declives.


Principais Ações

Em face dos objetivos apresentados, a ADVID e a FLUP (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) irão desenvolver, durante o período de vigência do projeto “Racionalização da Vinha – Cartografia de Movimentos de Vertente” , as seguintes atividades:

a)    Workshops de apresentação dos resultados do projeto.

b)    Definição de um fluxo de trabalho que permita a avaliação da instabilidade de vertente de acordo com as condições locais de cada área.

c)    Ações de divulgação em encontros relacionados com a viticultura em regiões de encosta.

d)    Produção de aplicação que permita a avaliação da instabilidade ao nível da gestão do risco no âmbito do processo produtivo das empresas.


Resultados esperados


a)    Pretende-se incentivar e desenvolver as práticas de avaliação da instabilidade de vertentes ao nível das empresas.

b)    Incorporar no processo produtivo relacionado com o cultivo da vinha um conjunto de práticas que permitam minimizar os custos relacionados com a organização e intervenção nas encostas.

c)    Reforçar o espaço da análise e avaliação dos processos naturais no âmbito da sustentabilidade das atividades humanas na região do Douro vinhateiro.

d)    Criar instrumentos de trabalho para a avaliação e gestão do risco relacionado com a construção dos terraços agrícolas no vale do Douro.

Apoio do COMPETE

> Financiamento

O projeto “Racionalização da Vinha – Cartografia de Movimentos de Vertente” envolveu um investimento elegível de 119.650 euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 83.755 euros.
> Enquadramento

Promovido pela ADVID entidade Gestora do Cluster dos Vinhos da Região Douro e apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade o projeto insere-se no Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC).
> Testemunho do promotor

Segundo Rosa Amador, Diretora Geral da ADVID, “foi fundamental o apoio do COMPETE, para a realização deste projeto, pois vai permitir desenvolver metodologia e cartografia de grande detalhe, ferramentas essenciais para apoiar as empresas vitivinícolas na implantação da vinha e no desenvolvimento de estratégias de combate à erosão do solo e destruição de estruturas de suporte, diminuindo os custos e promovendo a competitividade dos sectores vitivinícola e turístico.
Este projeto é primordial para uma região como a Região Demarcada do Douro, classificada como Património Mundial, que se caracteriza por uma viticultura de encosta com predominância de vales encaixados e encostas com elevado declive, o que, de acordo com o Centro de Estudos de Investigação e Valorização de Vinha de Montanha (CERVIM) – Itália, a torna a maior e mais heterogénea região vitivinícola de montanha do mundo, mas também muito susceptível à ocorrência de movimentos de vertentes e que obrigou ao domínio de técnicas de armação do terreno. Por outro lado, foi a armação do terreno em socalcos suportados por muros de xisto, que diferenciou a paisagem e que esteve na base da classificação do Douro como Património Mundial na categoria “paisagem evolutiva e viva”.


Links

Site da ADVID | www.advid.pt

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.