Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

COMPETE apoia projeto "BenchMark A+E"

29.10.2013
  • Compete
  • Acções Colectivas

Destina-se a potenciar a capacidade competitiva das empresas, principalmente as PME, mediante um conjunto integrado de ações coletivas que pretendem sensibilizar os empresários para as vantagens competitivas que a adoção das melhores práticas de gestão ambiental e de gestão energética podem representar promovendo o desenvolvimento sustentável.

Projecto  “BenchMark A+E”
Projecto “BenchMark A+E”

Síntese

O Projeto “BenchMark A+E” promovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal destinou-se a potenciar a capacidade competitiva das empresas, principalmente as PME, mediante um conjunto integrado de ações coletivas que pretenderam sensibilizar os empresários para as vantagens que a adoção das melhores práticas de gestão ambiental e gestão energética, identificadas por processos de BenchMarking Ambiental e Energético, podem representar, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Enquadramento no COMPETE

O projeto da AEP - Associação Empresarial de Portugal insere-se no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas e teve um investimento elegível de 328 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 229 mil euros.

Objetivos

A competitividade e o desenvolvimento sustentável devem caminhar juntos e o Projeto  "BenchMark A+E" pretendeu ser uma ferramenta de promoção para uma nova cidadania empresarial, baseada no principio da sustentabilidade. Com esse objetivo estratégico, foram desenvolvidas ações que permitiram identificar, reconhecer e compartilhar com o tecido empresarial português, principalmente as PME, soluções e práticas inovadoras das empresas, frente a questões ambientais e de eficiência energética.

Resultados

A AEP ao implementar o Projeto "BenchMark A+E", continuou a assumir um papel de agente de mudança, indutor junto do Mundo Empresarial, de novos modelos organizacionais comprometidos com a Gestão Responsável e Desenvolvimento Sustentável e está certa de ter conseguido obter os resultados a que se propôs, ou seja, contribuir para o aumento da competitividade das empresas e a difusão de boas práticas, atuando em fatores não produtivos mas diferenciadores, tais como Energia e Ambiente, permitindo o crescimento económico sustentado, numa conjuntura de forte competitividade e de globalização.

Foram também editadas as seguintes publicações:

  • Manuais de Produção + Limpa para quatro setores industriais:
  1. Metalomecânica
  2. Tratamento de Superfícies de Metais
  3. Têxtil
  4. Cerâmica

Estes documentos, com especificidades e aplicação nos distintos setores da Indústria, constituem uma preciosa fonte de informação e orientação para técnicos, empresários e todos os interessados na implementação de medidas ecologicamente corretas nas unidades fabris, usufruindo da consequente economia de matérias-primas, água e energia.

A AEP – Associação Empresarial de Portugal acredita que estes Manuais de Produção + Limpa irão produzir uma visão crítica, junto do tecido empresarial nacional, que permita  identificar oportunidades de melhoria nos processos produtivos, bem como potenciar um aumento do conhecimento técnico, podendo assim, disseminar e promover o desenvolvimento de novas tecnologias com vista ao sucesso do desenvolvimento sustentável.

  • Manual de Gestão Ambiental em Obras de Construção Civil

A atividade da Construção Civil é reconhecida como uma das mais importantes para o desenvolvimento e sustentabilidade económica e social. Por outro lado, comporta-se como grande produtora de impactes ambientais negativos, seja pelo consumo de recursos naturais, pela modificação da paisagem ou pela produção de resíduos.

Este manual pretende ser uma ferramenta de apoio às empresas do setor na resposta ao desafio do crescimento sustentável.

A AEP – Associação Empresarial de Portugal está convicta que se trata de uma leitura importante para o exercício de uma das mais significativas ações de responsabilidade social do setor da Construção Civil, ou seja, a defesa do meio ambiente e da qualidade de vida.

  • Livro com a apresentação dos casos selecionados como sendo as Práticas de Excelência em Gestão Ambiental e Gestão Energética.
            

Com esta publicação a AEP – Associação Empresarial de Portugal pretendeu dar a conhecer casos de Boas Práticas Ambientais e Energéticas, partilhando a experiência de algumas organizações nesta matéria, encorajando, deste modo outras empresas a seguirem esses exemplos, contribuindo assim para níveis mais elevados da sua produtividade e competitividade. 


Cátia Silva Pinto | Núcleo de Imagem e Comunicação

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.