Foi lançado no passado dia 18 de fevereiro de 2014, a nova Linha de Financiamento a Business Angels, no montante total de 15 milhões de euros. Esta nova Linha reforça a aposta na dinamização do empreendedorismo, pelo reforço dos instrumentos de capital de risco e pelo estímulo à criação de empresas e realização de projetos inovadores. Estes 15 milhões de euros juntam-se aos 21 milhões de euros ainda disponíveis na Linha inicial, permitindo deste modo apoiar o empreendedorismo com um produto sólido em que o capital se associa ao conhecimento do BA numa lógica de parceria : o IN2 :BA.
O reforço deste produto trouxe alterações no modo de funcionamento. A nova Linha assenta num modelo de financiamento “deal by deal”, sendo que a seleção de EV é realizada em contínuo, sempre associada a uma operação de investimento.
Existe igualmente duplicação do montante de financiamento disponível, por EV, da Linha inicial para a nova Linha (aumento de 500 mil euros para 1 milhão de euros), permitindo a duplicação do montante máximo de investimento por EV (de 770 mil euros para 1,54 milhões de euros).
- Alteração do modelo de distribuição assimétrica de resultados:
Principais condições de elegibilidade:
- PME em fases iniciais de desenvolvimento até 5 anos de atividade (comparativamente com a restrição de até 3 anos de atividade, aplicável à Linha inicial);
- Localização da empresa: Norte, Centro ou Alentejo;
- Setores apoiados: Indústria, Energia, Construção, Comércio, Turismo, Transportes e Logística e Serviços.
No âmbito da nova Linha, poderão ser apoiadas operações de investimento até setembro de 2015.
As EV deverão submeter, para apreciação da PME Investimentos, as candidaturas para obtenção de financiamento para determinada operação de investimento. As candidaturas deverão ser apresentadas através de envio, para o endereço eletrónico in2BA@pmeinvestimentos.pt, dos elementos indicados no Documento de Divulgação (ver anexo infra), nomeadamente o formulário de candidatura e pedido de financiamento (ver anexos infra), documentos estes também disponíveis no site da PME Investimentos.
A PME Investimentos avaliará a candidatura da EV e comunicará a sua decisão num prazo máximo de 15 dias úteis, a contar da data da apresentação formal de cada candidatura.