A grande conclusão retirada deste estudo prende-se com a importância dos produtos locais especiais, alguns em vias de extinção e receituário típico, nos atributos do destino, enquanto factor de atratividade de uma região junto dos turistas, que a sua utilização, segundo a opinião dos entrevistados, serve para fidelizar clientes e que é factor diferenciador.
Conheça o estudo "Arca de Sabores".
Síntese do Projeto "Portugal Exclusivo - Comida com histórias"
> Ambito
Abrangente e inovador, o plano de atividades da APTECE - Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de produtos e experiências de turismo de culinária únicos e de qualidade, levando inclusivamente ao aumento da exportação de produtos tradicionais portugueses.
> Enquadramento no COMPETE
O projeto "Portugal Exclusivo" da APTECE foi apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas e teve um investimento elegível de 511 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 409 mil euros.
O presidente da APTECE, José Borralho refere que “é de louvar o apoio dado pelo COMPETE, no âmbito do SIAC, em particular aos técnicos que tiveram a visão e a capacidade de perceber o projecto e a forma como ele é importante para o desenvolvimento do turismo a nivel regional. Tratando-se de uma associação jovem esse é um motivo ainda maior de orgulho. Este apoio do COMPETE é importante sobretudo porque também motivará a APTECE para novos desafios, entre os quais já se encontra um trabalho exaustivo que estamos a desenvolver junto do World Food Travel Association para posicionar Portugal como um destino gastronómico de interesse.”
Para conhecer o projeto em detalhe, leia o artigo: APTECE lança "Portugal Exclusivo - Comida com histórias"
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Imagem e Comunicação
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.