Aliar a competitividade à qualidade de vida e à responsabilidade social. Este é o grande desafio da indústria portuguesa de calçado para o século XXI.
Assim, com o objetivo de promover um país mais amigo do ambiente e inspirar respostas e políticas sociais de excelência, a APICCAPS (Associação Portuguesa de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos) está empenhada em criar uma política de responsabilidade social extensiva a todo o sector, privilegiando o desenvolvimento de respostas que visem contribuir para uma indústria mais solidária e encorajar o exercício de uma cidadania mais ativa e global.
A APICCAPS pretende que as empresas atinjam um maior grau de eficiência energética (com a inerente vantagem ao nível da redução dos custos) bem como aumentem a quota de utilização de energias renováveis no custo total de energia utilizada.
No plano ambiental espera-se que a indústria seja mais amiga do ambiente (em termos de processo produtivo e ao nível das matérias primas utilizadas e produtos fabricados), menos geradora de carbono e transformar este novo perfil de indústria numa real vantagem comparativa.
Com o intuito de alcançar estes objectivos, a APICCAPS submeteu uma candidatura ao COMPETE que visou a realização de um estudo sobre as novas formas de desempenho socialmente responsável para PME dos sectores que representa.
Promovido pela APICCAPS o projeto “Calçado num planeta sustentável" foi financiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC). O investimento elegível envolvido é cerca de 524 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 367 mil euros.
Esta Associação promoveu um estudo tendente à especificação dos aspetos ambientais com que se confrontam os sectores que constituem a fileira do calçado e o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas de gestão ambiental passíveis de serem mobilizadas, com vista à promoção da sustentabilidade ambiental destas empresas.
O estudo incluiu a identificação dos problemas ambientais relativos à atividade empresarial característicos das pequenas e médias empresas, destacando aqueles que assumem maior relevo nos sectores de atividade representados pela APICCAPS, e perspetivando a identificação de pontos de melhoria do desempenho ambiental das empresas.
Em termos metodológicos, procedeu-se à realização de inquéritos às empresas relativos a indicadores ambientais específicos, à consulta de informação disponível e, quando apropriado e possível, à realização de visitas/auditorias informais a empresas selecionadas.
Da extensa lista de assuntos versados pela legislação ambiental, identificaram-se para o estudo cinco áreas que são na atualidade as mais relevantes para as empresas do sector do calçado:
- Ar
- Água
- Resíduos
- Ruído
- Responsabilidade ambiental.
O resultado deste estudo é apresentado na publicação “O Ambiente e a fileira do calçado” referindo para estas áreas respetivamente: a situação atual do sector e os pontos de melhoria globais identificados; e as principais ações que necessitam de ser realizadas pelas empresas do sector do calçado com vista ao cumprimento da legislação ambiental e incremento da sua sustentabilidade.
O projeto estudou também a inventariação e a gestão do carbono na indústria do calçado com o objetivo geral de formalizar a sua adaptação à realidade climática, e preparar a consideração de riscos de exposição ao mercado de emissões.
As ferramentas de gestão ambiental desenvolvidas incluíram a criação de um observatório do ambiente suportado numa plataforma eletrónica que permite às próprias empresas realizar o seu diagnóstico e “benchmarking” ambiental, e o estabelecimento de uma metodologia simples para cálculo da pegada de carbono pelas empresas dos sectores do calçado.
Adicionalmente, estabeleceu-se um guia para as compras verdes de calçado. O guia define requisitos físicos e químicos mínimos para os produtos e requisitos ambientais que devem ser respeitados pelas empresas produtoras de calçado, de modo a permitir a classificação do produto como compra verde. Este reconhecimento é evidenciado pela aposição do rótulo Biocalce Compras Verdes.
Resultados
O resultado imediato que se espera da realização deste projecto é, como não poderia deixar de ser num estudo, o aprofundamento do conhecimento sobre o tema em análise: novas formas de desempenho socialmente responsável para PME dos sectores representados pela APICCAPS.
O projeto incidiu em três atividades:
- Promoção de uma utilização responsável e eficiente da energia
- Promoção de novas práticas ambientais
- Identificação de novas formas de desenvolvimento sustentável responsável
No que diz respeito à promoção de uma utilização responsável e eficiente da energia foi desenvolvido um plano de acção ao nível da eficiência energética e da utilização de energias renováveis, alvo de apresentação num seminário que decorreu em Março de 2011. Ainda ao abrigo desta atividade foi desenvolvido um observatório da energia para a indústria do calçado que aplica os referenciais do estudo, monitoriza a situação energética da indústria do calçado e fornece informação útil para as empresas em termos da sua performance energética e hipóteses de melhoria.
No âmbito da promoção de novas práticas ambientais foram desenvolvidos esforços no sentido de tornar a atividade da fileira do calçado mais amiga do ambiente, de promover a utilização de materiais e produzir calçado de maneira mais eficiente. No fundo, tratou-se de transformar as questões ambientais numa vantagem comparativa para a indústria portuguesa do calçado. Assim, desenvolveram-se trabalhos nas áreas da legislação ambiental, das compras verdes, da pegada carbónica das empresas, quer escritos, quer de criação de um observatório que faz o acompanhamento das questões ambientais, especificamente no que está relacionado com a indústria do calçado.
Com vista à análise e sensibilização da indústria do calçado para as questões da responsabilidade social, foram efetuados investimentos na identificação de novas formas de desenvolvimento sustentável responsável. Neste contexto, foi elaborado um relatório que identifica as questões mais relevantes no âmbito da responsabilidade social, analisa a forma como a responsabilidade social é assimilada pelas empresas do Calçado e efetua recomendações a esta fileira para que possa evoluir para um patamar ainda mais responsável socialmente.
Em síntese, o estudo efetuado revelou conclusões interessantes como por exemplo, no caso da energia, sugerem soluções específicas e direcionadas de poupança energética e, consequentemente, financeira.
Também no caso do ambiente foi possível a identificação dos problemas ambientais com que se confrontam os sectores representados pela APICCAPS e das ferramentas de gestão ambiental passíveis de serem mobilizadas, com vista à promoção da sustentabilidade ambiental destas empresas. Por fim, ao nível da Responsabilidade Social, conseguiu-se elencar oportunidades de intervenção com vista à promoção de um desempenho socialmente responsável na indústria do calçado.
Assim, da realização do estudo resultaram:
- A emissão de um conjunto de recomendações, dirigidas às empresas representadas pela APICCAPS, em matéria de políticas e práticas de responsabilidade social no sentido do pleno aproveitamento dos mecanismos já disponíveis no mercado;
- A emissão de um conjunto de recomendações sobre ajustamentos às formas de diálogo e aos comportamentos dos principais stakeholders, em particular os trabalhadores, susceptiveís de contribuir para a melhoria do desempenho não-financeiro das empresas representadas pela APICCAPS.
O projeto alcançou uma execução financeira de 98% sendo que os impactos a médio prazo, deverão traduzir-se em alterações das práticas empresariais em matéria de responsabilidade social, em melhorias no diálogo e formas de envolvimento com os principais stakeholders, na melhoria do desempenho não-financeiro e, em última análise, no reforço de aliar a competitividade à responsabilidade social e à qualidade de vida, das empresas representadas pela APICCAPS.
Trata-se, assim, de um projeto da maior relevância para a indústria dado que visou transformar substancialmente o seu perfil em domínios absolutamente vitais quer para o seu desempenho direto (designadamente ao nível da eficiência energética e da utilização de energias renováveis) quer ao nível do seu prestígio e reputação (neste caso com particular destaque para as questões da eco eficiência e do desempenho socialmente responsável).