No passado dia 9 de Maio, a Bolsa do Empreendedorismo 2013 permitiu a quem tivesse uma ideia de negócio ou um projeto de expansão empresarial receber aconselhamento especializado junto de alguns dos mais bem-sucedidos e experientes empresários portugueses, responsáveis máximos de sistemas de incentivos, quadros de topo da banca privada e demais instituições de apoios, do COMPETE ao IAPMEI, das universidades ao associativismo.
Esta iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, com o Gabinete do Parlamento Europeu, em parceria com a Universidade de Lisboa e enquadrada na Semana do Empreendedorismo da Câmara Municipal de Lisboa, contou com a quase totalidade das entidades públicas e privadas que apoiam o empreendedorismo em Portugal. O evento teve lugar na aula magna da universidade de lisboa, entre as 09.30h e as 19.30h.
Na sessão de abertura estiveram presentes: Pedro Valente da Silva - Chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal; Luiz Sá Pessoa - Chefe da Representação da Comissão Europeia; Graça Fonseca - Vereadora do Pelouro da Economia, Inovação e Modernização da Câmara Municipal de Lisboa; Franquelim Alves - Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação; António Sampaio da Nóvoa - Reitor da Universidade de Lisboa e representado o Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus.
|
O COMPETE marcou presença neste evento através do stand institucional, onde foram prestados esclarecimentos aos interessados e da participação na sessão plenária e num workshop.
Numa das sessões plenárias, Jorge Abegão – responsável no COMPETE da gestão estratégica e avaliação, fez uma apresentação sobre “Os programas de apoio às empresas e empreendedorismo”.
O COMPETE dinamizou o workshop “Financiar e alojar o seu projeto”, da Estação Capitalizar ao convidar um empreendedor de sucesso a contar a sua história na primeira pessoa.
|
Assim, Francisco Nunes, responsável no COMPETE pelo financiamento e partilha de risco fez uma apresentação sucinta sobre os instrumentos de apoio disponíveis e Paulo Mateus, da Weduc relatou a sua experiência de sucesso, incluindo as dificuldades.
Para mais informações sobre a Bolsa do Empreendedorismo 2013, consulte a página da página da representação da comissão europeia em Portugal.