Para a atribuição da categoria ‘Prémio Startup’ foram tidas em conta empresas inovadoras, com presença no mercado, preferencialmente, há menos de seis anos.
A CONVERDE tem origem em investigação pioneira realizada no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, onde foi identificada a proteína multifuncional «BLAD», produzida durante a germinação de uma variedade de tremoço denominada ‘lupinus albus’ e que funciona como substância activa do fungicida biológico, que a startup pretende comercializar.
A descoberta, que teve início em 1991 e à qual se seguiram mais de dez anos de investigação, culminou com a participação do projecto no Programa COHiTEC. Foi no âmbito desta iniciativa que foi estudada a viabilidade comercial do projecto, tendo sido desenvolvido um plano de negócios e seleccionado um grupo de quatro investidores (Grupo Cofina, Promotor SGPS, Change Partners e Fundo F-HiTEC), que tornaram possível a execução do plano de negócios, iniciando-se com a criação da empresa.
Com um investimento até à data de 35 milhões de euros, a CONVERDE já tem fábrica no Biocant, em Cantanhede, com capacidade para produzir 2 mil toneladas por ano, e iniciará a venda do seu fungicida biológico – tão eficaz quanto os fungicidas químicos – em 2014.
Conheça as outras empresas distinguidas nas diversas catergorias no site Prémio Portugal PME.