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Know Now 2.0: Regiões de Inovação e Conhecimento

29.07.2014
  • Compete
  • Acções Colectivas

Aprofundar a construção das Regiões de Inovação e Conhecimento do Norte e do Centro, posicionando-as competitivamente nos mercados globais é o objetivo estratégico deste projeto apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade.

Projeto | Know Now 2.0: Regiões de Inovação e Conhecimento
Projeto | Know Now 2.0: Regiões de Inovação e Conhecimento
O conhecimento, como marca de uma região, deve ser um instrumento que envolva universidades e centros de inovação, que devem ter um papel forte nas novas dinâmicas da evolução da economia global, assim como empresas e instituições de apoio à envolvente empresarial.

 

1. Apoio do COMPETE

> Financiamento

O projeto “Know Now 2.0 – Regiões de Inovação e Conhecimento” é promovido pelo CEC – Conselho Empresarial do Centro / CCIC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro e pela UERN - União das Associações Empresariais da região Norte.

Apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC), o projeto envolveu um investimento elegível de cerca de 332 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 215 mil euros.

 

> Testemunho do Presidente da Direção do CEC Testemunho do Dr. José Couto

 

Segundo José Couto, “o projeto Know Now, na sua primeira edição, lançou bases para a projeção internacional do Norte e do Centro como regiões de inovação e conhecimento. O reconhecimento e o impacto que teve – assentes nos bons resultados alcançados, para lá de uma assinalável execução e bom aproveitamento dos fundos públicos nacionais e comunitários, obtendo a distinção de se classificar no top 3 dos melhores projetos europeus pela EEN (Enterprise Europe Network) – valoriza o sucesso da aposta. Este reconhecimento em tudo se deve ao apoio prestado pelo COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, no que à sua alçada diz respeito.
A sua importância regional, mas acima de tudo a magnitude e a extensão que se pretende atingir, sugeriram uma segunda edição desta original iniciativa.

Esta iniciativa materializa-se em dois projetos distintos que incidem sobre domínios e áreas de intervenção diferentes porém complementares:
Know Now 2.0 – Transformar Conhecimento em Valor”,
“Know Now 2.0 – Regiões de Inovação e Conhecimento”.

 

2. Descrição do projeto

 

> Enquadramento

Mais do que nunca, a afirmação de uma região dar-se-á pela via do conhecimento e inovação.

A vantagem comparativa entre os países advém, cada vez mais, da inovação técnica e do uso competitivo do conhecimento – ou de uma combinação desses dois fatores.

Urge assim o fomento de uma atitude cooperativa enquanto via para atingir melhores resultados e para ganhar competitividade e estofo internacional.

A ligação a redes (entre empresas, associações, centros de saber, entre outros) ainda permanece pouco aprofundada, resultando num desperdício de capacidades e know-how existente nas regiões do Norte e do Centro.

A ligação entre conhecimento e mundo empresarial continua a apresentar muitas deficiências que parecem cingir-se em grande medida à falta de comunicação entre as duas realidades: meio académico e meio empresarial.

É sobre esta lacuna que o projeto “Know Now 2.0 – Regiões de Inovação e Conhecimento” pretende incidir. Partindo de um desejo evidente nas regiões Norte e Centro do país, procura-se aproveitar as bases lançadas na primeira edição do projeto Know Now, aprofundando definitivamente as estruturas para fazer das Regiões Norte e Centro regiões de inovação e conhecimento, capazes de competir, com sucesso, nos mercados globais.

> Âmbito

O projeto “Know Now 2.0 – Regiões de Inovação e Conhecimento” aposta no conceito de região de inovação e conhecimento que está associado às novas dinâmicas que vão surgindo e que se relacionam, inevitavelmente, com a capacidade de inovação e com a criação, difusão e exploração do conhecimento.  

> Objetivo Estratégico

Aprofundar a construção das Regiões de Inovação e Conhecimento do Norte e do Centro, posicionando-as competitivamente nos mercados globais. 

> Objetivos Operacionais

Num plano mais operacional, o projeto visa atingir os seguintes objetivos:

- Fomentar o uso da ferramenta estratégica da cooperação para vencer os crescentes desafios dos mercados globais, facilitando uma inserção mais efetiva e sustentada das empresas.

- Construção de rede de partilha e de cooperação que interligue os diferentes atores e iniciativas instalados nos territórios.

- Levantamento de casos de sucesso que sirvam de atrativos para a promoção das Regiões: sejam caso de empresas internacionais que demandaram os territórios pela sua dotação específica em fatores de inovação e conhecimento; sejam empresas e/ou instituições que se distinguiram internacionalmente pelas suas estratégias apoiadas nesses recursos disponíveis.

- Desenvolvimento de ações de promoção, divulgação e imagem internacionais das regiões e suas atividades relevantes para a economia nacional.

- Desenvolvimento de uma estratégia coletiva que identifique o caminho a seguir no aprofundamento das regiões Norte e Centro enquanto Regiões de Inovação e Conhecimento, apontando pistas para o futuro.

> Eixos

Com o objetivo de prosseguir o aprofundamento das Regiões de Inovação e Conhecimento do Norte e do Centro, posicionando-as competitivamente nos mercados globais, a estratégia do projeto apoiar-se-á em três grandes eixos: 

1. Cooperação; 

2. Networking;

3. Promoção.


EIXO 1: COOPERAÇÃO – Através do qual se procurará intensificar a dinâmica de cooperação das redes de centros de saber e os agentes empresariais, facilitando dinâmicas de criação de valor com base no conhecimento através da compreensão do seu posicionamento nas respetivas cadeias de valor globais. Para tal, incidir-se-á em três níveis distintos mas dos quais se espera obter efeitos complementares entre si:

- A nível da região;
- A nível das instituições;
- A nível das empresas;


EIXO 2: NETWORKING
 – Com este eixo, visa-se acelerar a integração plena das áreas de Conhecimento e Inovação nas dinâmicas emergentes dos mercados globais, de modo a tornar as estruturas produtivas mais competitivas através da geração de valor com base na utilização do conhecimento instalado nas regiões, implicando:

- Numa primeira fase a identificação de áreas de interesse comuns entre um conjunto de áreas de atividades distintas, passíveis de resultar em ofertas conjuntas agregadas, aumentando a eficácia da oferta.

- Numa fase posterior através da dinamização de encontros de negócios, seja pela via de missões empresariais no exterior, ou pela realização de missões inversas, promovendo a vinda de elementos internacionais.

EIXO 3: PROMOÇÃO - Definir estratégias e alinhar instrumentos capazes de posicionar internacionalmente as regiões do Norte e do Centro como regiões de Inovação e Conhecimento, suportadas no conceito “Know Now, do conhecimento à inovação”, envolvendo:

- A identificação dos locais e canais estratégicos para comunicar e estar presente;- A definição de um conceito e posicionamento diferenciadores para as Regiões Norte e Centro;

- A definição de instrumentos e ferramentas susceptíveis de darem corpo e voz às Regiões do Norte e do Centro enquanto regiões inovadoras. 

> Resultados

Os resultados susceptíveis de virem a ser obtidos com o desenvolvimento do “Kow Now 2.0 – Regiões de Inovação e Conhecimento”, poderão vir a conduzir a uma alteração profunda das Regiões do Norte e do Centro, devido a efeitos que, isolados ou conjugados, irão conduzir a uma maior capacidade competitiva das regiões, baseada nos pilares conhecimento e inovação:

Pela mudança de comportamentos que levará ao aumento da abertura à cooperação e à inovação;

Pela aproximação de vontades, conduzindo à possibilidade de se virem a delinear ofertas agregadas, potenciando os ganhos de escala;

Pelo aumento da visibilidade e notoriedade das regiões como um todo, intensificando a presença em redes estratégicas;

Pela capacidade de promover a comunicação e a disseminação, quer do ponto de vista sectorial, quer através casos individuais de sucesso. 

> Outputs

 Projetando os resultados esperados, os outputs deste projeto serão:

Sessões temáticas – que marcarão o arranque do Projeto, despertando consciências e colocando a temática do desenho regional e do conhecimento e inovação na agenda dos agentes.

Sessão de imersão – que juntará empresários, investigadores, associações, clusters e pólos, e outras organizações capazes de, conjuntamente, partilhar desafios, recursos e oportunidades. Terá a duração de dois dias nos quais se espera envolver pessoas, recursos e organizações em torno de um objetivo;

Presença em redes – através da realização de missões empresariais, institucionais e inversas, alargando a network das regiões para que estas se possam posicionar de forma mais central nas grandes dinâmicas de inovação e conhecimento;

Marketing internacional – uma vez definida a estratégia e os sectores de especialização das duas regiões, desenvolver um conjunto de atividades de marketing que conduzam à afirmação internacional de Portugal e, mais concretamente das duas regiões, reforçando a imagem destas;

Livros de Ouro 2.0 – edição virtual dos livros de ouro, constituindo-se um wall of fame de vários exemplos de sucesso capazes de inspirar os empresários. Serão bilingues e estarão alojados no portal Know Now.  

> Execução

O projeto Know Now 2.0 está em curso e com uma agenda bem preenchida, decorrendo ao longo do ano 2014 a execução das suas atividades. São projetos deste tipo que justificam o associativismo empresarial, porque procuram estar focalizados naquilo que é mais importante para as empresas – na diferenciação competitiva, na capacidade de criar valor através de alterações inovadoras e de responder às solicitações do mercado. 

É neste contexto que foi construída uma parceria entre as Associações Empresariais de duas Regiões que têm apostado na internacionalização das empresas e na substituição de importações e que teimosamente continuam a apostar captar investimento para os seus territórios. 

 

3. Conclusão

As regiões que apostam no conhecimento dispõem de características comuns e potencialidades similares, diferenciando-se nas formas de organização e nas especificidades das atividades que desenvolvem. O conhecimento - como marca de uma região - deve ser um instrumento que envolva centros de saber e centros de inovação, que devem ter um papel forte nas novas dinâmicas da evolução da economia global, e de uma rede de empresas que revelam a capacidade para fazer do conhecimento a sua alavanca competitiva.

De facto, num período marcado pela instabilidade e pela relutância em investir, a aposta no conhecimento e na inovação surge como prioritária. O elevado valor acrescentado que as regiões do conhecimento e inovação conseguem gerar é necessário para manter o nível de vida nos anos que se avizinham.

O Projeto Know Now, na sua primeira edição, lançou bases para a projeção internacional do Norte e do Centro como regiões de inovação e conhecimento. O reconhecimento e o impacto que teve – assentes nos bons resultados alcançados, para lá de uma assinalável execução e bom aproveitamento dos fundos públicos nacionais e comunitários, com distinção no top 3 dos melhores projetos europeus pela EEN – Enterprise Europe Network – valoriza o sucesso da aposta. 

A sua importância regional, mas acima de tudo a magnitude e a extensão que se pretende atingir, sugeriram uma segunda edição desta original iniciativa. Aproveitando as bases lançadas na primeira edição do Projeto Know Now, o CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro e a UERN – União das Associações Empresariais da Região Norte desenvolvem a iniciativa Know Now 2.0.

Esta iniciativa materializa-se em dois projetos distintos que incidem sobre domínios e áreas de intervenção diferentes porém complementares:

“Know Now 2.0 – Transformar Conhecimento em Valor”;

“Know Now 2.0 – Regiões de Inovação e Conhecimento”.

Pretendem-se criar as condições internas – dos territórios regionais e do País – para o desenvolvimento de Regiões de Conhecimento, transformando esse conhecimento em inovação e em valor, aprofundando definitivamente as interações para fazer do Norte e do Centro regiões de inovação e conhecimento, capazes de competir, com sucesso, nos mercados globais.


4. Links

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem