4.4 Atividades
Para a Inteligência Económica
1. Identificação de Tendências – como transformar tendências em valor: nesta atividade pretende-se identificar as principais tendências globais e cruza-las com as áreas de competitividade e inovação estratégicas de cada região, devidamente identificadas na primeira edição do projeto Know Now.
2. Estudo sobre mercados preferenciais: depois de identificados os sectores que se intersectam com as tendências identificadas na primeira atividade iremos fazer um “mach” destes com os mercados preferenciais, indicando especificamente os mercados que devem ser trabalhados numa lógica de diagnóstico prospetivo sobre a sua evolução.
Para os Instrumentos e Ferramentas
3. Infografia interativa: Sobre alguns dos instrumentos criados será desenvolvida infografia interativa, numa lógica de “realidade aumentada”, procurando tornar mais interativo e apelativo o portal Know Now. Proporcionará aos utilizadores uma perspetiva mais dinâmica e real das pesquisas efetuadas, envolvendo-os e implicando-os nos resultados.
4. Portal Know Now 2.0: Criar a versão mobile e fazer o upgrade das ferramentas disponíveis no portal. Pretende-se conferir novas funcionalidades ao portal Know Now: criar mais interatividade e amigabilidade, fazer a interligação com as redes sociais e ampliar as ferramentas de autodiagnóstico disponíveis no portal na vertente de internacionalização, inovação e cooperação.
5. Sensibilização e Disseminação – “Go global”: sensibilizar os agentes de forma apelativa para a temática das regiões de conhecimento e inovação, mostrando que são necessários mecanismos facilitadores para que as empresas se possam internacionalizar, estimulando e facilitando o aproveitamento das oportunidades de mercado detetadas.
6. Ferramentas para a competitividade Empresarial: Nesta atividade queremos construir um kit para a internacionalização, especialmente dirigido às PME e composto de instrumentos e ferramentas facilitadoras da cabal e correta abordagem aos mercados internacionais.
7. Ação Piloto "Internacionalização com Sucesso": Pretende-se testar a implementação de metodologia para a internacionalização com sucesso junto de 30 PME. Pretende, por um lado, verificar em diferentes contextos organizacionais e de mercado a aplicação de metodologia que seja capaz de dar resposta aos principais desafios que as empresas encontram nos processos de internacionalização; por outro lado, constitui-se como iniciativa com elevado efeito demonstrador, para que o seu resultado e benefícios associados possam servir para que outras empresas percebam objetivamente as vantagens das iniciativas inovadoras, no âmbito da metodologia preconizada. No final, será estruturado documento de suporte à aplicação da metodologia de “internacionalização com sucesso” para que possa ser apropriada por um vasto conjunto de PME.Para a Divulgação e Disseminação de Resultados
8. Assessoria Mediática: promoções do projeto junto das suas partes interessadas (stakeholders) - sejam eles empresas, parceiros, universidades, legisladores, ou outros – todos os agentes do território - por via de uma visibilidade mediática que valorize o projeto, esclareça o seu ponto de vista e potencie o interesse nas suas atividades.
9. Material promocional: Conceção e edição de algum material essencial à boa persecução do projeto, como desdobráveis e brochuras, material de merchandising, e criação de uma apresentação do projeto para ipad.
10. Seminário Encerramento: Realização de um Seminário de Encerramento final onde se pretende apresentar os resultados do projeto, e despoletar alguma discussão entre os agentes territoriais sobre os mesmos. Pretende-se também distinguir três contributos inovadores e singulares para a construção das regiões de conhecimento e inovação.
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