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Know Now 2.0: Transformar Conhecimento em Valor

29.07.2014
  • Compete
  • Acções Colectivas

Apoiado pelo COMPETE, este projeto visa desenvolver as condições, os instrumentos e as ferramentas que potenciem a transformação do conhecimento em inovação e esta em valor de mercado. Ao utilizar o potencial das regiões de conhecimento e inovação em desenvolvimento económico, é possível gerar um aumento da riqueza e do bem-estar das regiões de referência.

Projeto | Know Now 2.0: Transformar Conhecimento em Valor
Projeto | Know Now 2.0: Transformar Conhecimento em Valor

1. Síntese 

O projeto “Know Now 2.0 – Transformar Conhecimento em Valor” preocupa-se em desenvolver as condições, os instrumentos e as ferramentas que potenciem a transformação do conhecimento em inovação e esta em valor de mercado. A utilização do potencial das regiões de conhecimento e inovação em desenvolvimento económico, traduziu-se num aumento da riqueza e do bem-estar das regiões de referência.

Pretende-se dotar as empresas com ferramentas que apoiem o seu processo de internacionalização – a existência de informação útil sobre mercados, tecnologias e financiamento, bem como ferramentas capazes de apoiar as PME a um nível mais operacional.

Para transformar o conhecimento em valor o projeto apoia-se em:

Elaborar estratégias de expansão internacional baseadas em “informação de gestão inteligente”: relevante, específica e útil;

Proporcionar às empresas e aos agentes territoriais um conjunto de conhecimentos, que lhes permita perceber a problemática da internacionalização, e de ferramentas, que facilitem a obtenção de sucesso nos processos de internacionalização que queiram empreender;

Disseminar e divulgar as boas práticas e os resultados alcançados, de modo a estender o impacto e provocar efeitos de arrastamento nas economias regionais. 

Projetando os seus resultados e estendendo o seu impacto, serão outputs do projeto:

Matching de tendências, mercados, sectores e oportunidades – serão efetuados diversos estudos que irão proporcionar informação direcionada para as empresas proporcionando-lhes um vasto conhecimento em áreas que fortalecem as suas intenções de inovar e de internacionalizar;

Eventos de Sensibilização e Promoção – servirão para difundir os resultados alcançados nas diferentes fases do projeto, envolvendo a comunidade empresarial e académica, estimulando à participação e à apropriação dos conceitos, das ideias e das práticas do projeto;

Reforço do Portal Interativo – centralizará toda a informação recolhida, promoverá a comunicação e a difusão da informação, permitirá a partilha de recursos e necessidades, servirá de elemento nuclear na estratégia de promoção e imagem do território;

Ação Piloto "Internacionalização com Sucesso” – esta ação piloto vai permitir testar, medir e avaliar o desenvolvimento e a implementação da metodologia “internacionalização com sucesso”. A ação piloto irá envolver 30 empresas, mas será um ponto de partida para a construção da metodologia que se espera ser adequada a todas as PME, das regiões de referência, que se pretendam internacionalizar.

 

2. Ficha Resumo do Projeto 

Designação do Projeto:  Kow Now 2.0
Domínio de Intervenção: Informação e representação de PME
Área(s) de Intervenção:

Informação de gestão orientada para PME

Observação e vigilância

Área (s) de Projeto: 

Programas de observação e vigilância de base regional ou sectorial

Informação sobre mercados, tecnologias e financiamento

Estudos de diagnóstico prospetivo sobre a evolução de sectores e mercados

 

3. Apoio do COMPETE


> Financiamento

Promovido pelo CEC - Conselho Empresarial do Centro/CCIC - Câmara de Comércio e Indústria do Centro e pela UERN - União das Associações Empresariais da região Norte, o projeto foi apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, inserindo-se no Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC).

O projeto “Know Now 2.0” envolveu um investimento elegível de cerca de 332 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 215 mil euros.


> Testemunho do Presidente da Direção do CEC
 

Testemunho do Dr. José Couto

Segundo José Couto, “o projeto Know Now, na sua primeira edição, lançou bases para a projeção internacional do Norte e do Centro como regiões de inovação e conhecimento. O reconhecimento e o impacto que teve – assentes nos bons resultados alcançados, para lá de uma assinalável execução e bom aproveitamento dos fundos públicos nacionais e comunitários, obtendo a distinção de se classificar no top 3 dos melhores projetos europeus pela EEN (Enterprise Europe Network) – valoriza o sucesso da aposta. Este reconhecimento em tudo se deve ao apoio prestado pelo COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, no que à sua alçada diz respeito.
A sua importância regional, mas acima de tudo a magnitude e a extensão que se pretende atingir, sugeriram uma segunda edição desta original iniciativa.

Esta iniciativa materializa-se em dois projetos distintos que incidem sobre domínios e áreas de intervenção diferentes porém complementares:

“Know Now 2.0 – Transformar Conhecimento em Valor”,

Know Now 2.0 – Regiões de Inovação e Conhecimento”.

 

4. Descrição do projeto 

4.1 Enquadramento

As regiões que apostam no conhecimento dispõem de características comuns e potencialidades similares, diferenciando-se nas formas de organização e nas especificidades das atividades que desenvolvem. O conhecimento - como marca de uma região - deve ser um instrumento que envolva centros de saber e centros de inovação, que devem ter um papel forte nas novas dinâmicas da evolução da economia global, e de uma rede de empresas que revelam a capacidade para fazer do conhecimento a sua alavanca competitiva.

De facto, num período marcado pela instabilidade e pela relutância em investir, a aposta no conhecimento e na inovação surge como prioritária. O elevado valor acrescentado que as regiões do conhecimento e inovação conseguem gerar é necessário para manter o nível de vida nos anos que se avizinham.

O Projeto Know Now, na sua primeira edição, lançou bases para a projeção internacional do Norte e do Centro como regiões de inovação e conhecimento. O reconhecimento e o impacto que teve – assentes nos bons resultados alcançados, para lá de uma assinalável execução e bom aproveitamento dos fundos públicos nacionais e comunitários, com distinção no top 3 dos melhores projetos europeus pela EEN – Enterprise Europe Network – valoriza o sucesso da aposta. 

A sua importância regional despoletou uma segunda edição desta original iniciativa, materializada no projeto “Know Now 2.0”.

4.2 Objetivos Operacionais

Conseguir ler eficazmente os mercados, numa dupla perspetiva: sobre as principais tendências que ditarão evoluções futuras; sobre os atuais desafios que encerrarão oportunidades que importa explorar.

Alinhar as estratégias dos diversos atores com as principais tendências de mercado e perceber como estas poderão gerar valor para as empresas, encontrando áreas de oportunidade no cruzamento dos sectores que serão implicados pelas tendências identificadas;

Estudar os mercados preferências das áreas de competitividade e inovação preferenciais, dando alento às suas estratégias de inserção internacional;

Potenciar as ferramentas do Portal Know Now tornando-o mais interativo, amigável e com mais informação para as empresas;

Desenvolver novos mecanismos facilitadores de fases mais avançadas do processo de internacionalização de PME.

4.3 Eixos

Inteligência económica – recolha de informação relevante de gestão orientada para PME, mais especificamente informação sobre mercados preferenciais, para que os empresários tenham uma visão mais aproximada da realidade dos mercados onde podem apostar.

Instrumentos e Ferramentas – Para que as empresas possam passar da intenção à ação, será necessário conceber, testar e adequar instrumentos e ferramentas que potenciem um processo de internacionalização de sucesso. Procurar-se-á completar as ferramentas já disponíveis e criar novas que permitam apoiar fases mais avançadas do processo de internacionalização de PME.

Divulgação e Disseminação de Resultados – A disseminação de resultados, que deverá acontecer ao longo de todo o projeto, revela-se uma fase crítica para transferir os outputs alcançados nas diferentes atividades para o maior número de agentes e empresas possível. A divulgação deverá potenciar os resultados, dando eco massivo. No momento de encerramento do projeto, um Seminário de Encerramento servirá para atribuir prémios de mérito, distinguindo a excelência regional.

4.4 Atividades

Para a Inteligência Económica

1. Identificação de Tendências – como transformar tendências em valor: nesta atividade pretende-se identificar as principais tendências globais e cruza-las com as áreas de competitividade e inovação estratégicas de cada região, devidamente identificadas na primeira edição do projeto Know Now.

2. Estudo sobre mercados preferenciais: depois de identificados os sectores que se intersectam com as tendências identificadas na primeira atividade iremos fazer um “mach” destes com os mercados preferenciais, indicando especificamente os mercados que devem ser trabalhados numa lógica de diagnóstico prospetivo sobre a sua evolução.

Para os Instrumentos e Ferramentas

3. Infografia interativa: Sobre alguns dos instrumentos criados será desenvolvida infografia interativa, numa lógica de “realidade aumentada”, procurando tornar mais interativo e apelativo o portal Know Now. Proporcionará aos utilizadores uma perspetiva mais dinâmica e real das pesquisas efetuadas, envolvendo-os e implicando-os nos resultados.

4. Portal Know Now 2.0: Criar a versão mobile e fazer o upgrade das ferramentas disponíveis no portal. Pretende-se conferir novas funcionalidades ao portal Know Now: criar mais interatividade e amigabilidade, fazer a interligação com as redes sociais e ampliar as ferramentas de autodiagnóstico disponíveis no portal na vertente de internacionalização, inovação e cooperação.

5. Sensibilização e Disseminação – “Go global”: sensibilizar os agentes de forma apelativa para a temática das regiões de conhecimento e inovação, mostrando que são necessários mecanismos facilitadores para que as empresas se possam internacionalizar, estimulando e facilitando o aproveitamento das oportunidades de mercado detetadas.

6. Ferramentas para a competitividade Empresarial: Nesta atividade queremos construir um kit para a internacionalização, especialmente dirigido às PME e composto de instrumentos e ferramentas facilitadoras da cabal e correta abordagem aos mercados internacionais.

7. Ação Piloto "Internacionalização com Sucesso": Pretende-se testar a implementação de metodologia para a internacionalização com sucesso junto de 30 PME. Pretende, por um lado, verificar em diferentes contextos organizacionais e de mercado a aplicação de metodologia que seja capaz de dar resposta aos principais desafios que as empresas encontram nos processos de internacionalização; por outro lado, constitui-se como iniciativa com elevado efeito demonstrador, para que o seu resultado e benefícios associados possam servir para que outras empresas percebam objetivamente as vantagens das iniciativas inovadoras, no âmbito da metodologia preconizada. No final, será estruturado documento de suporte à aplicação da metodologia de “internacionalização com sucesso” para que possa ser apropriada por um vasto conjunto de PME.Para a Divulgação e Disseminação de Resultados

8. Assessoria Mediática: promoções do projeto junto das suas partes interessadas (stakeholders) - sejam eles empresas, parceiros, universidades, legisladores, ou outros – todos os agentes do território - por via de uma visibilidade mediática que valorize o projeto, esclareça o seu ponto de vista e potencie o interesse nas suas atividades.

9. Material promocional: Conceção e edição de algum material essencial à boa persecução do projeto, como desdobráveis e brochuras, material de merchandising, e criação de uma apresentação do projeto para ipad.

10. Seminário Encerramento: Realização de um Seminário de Encerramento final onde se pretende apresentar os resultados do projeto, e despoletar alguma discussão entre os agentes territoriais sobre os mesmos. Pretende-se também distinguir três contributos inovadores e singulares para a construção das regiões de conhecimento e inovação.

 


5. Links

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem