> Eixos
Com o objetivo de prosseguir o aprofundamento das Regiões de Inovação e Conhecimento do Norte e do Centro, posicionando-as competitivamente nos mercados globais, a estratégia do projeto apoiar-se-á em três grandes eixos:
1. Cooperação;
2. Networking;
3. Promoção.
EIXO 1: COOPERAÇÃO – Através do qual se procurará intensificar a dinâmica de cooperação das redes de centros de saber e os agentes empresariais, facilitando dinâmicas de criação de valor com base no conhecimento através da compreensão do seu posicionamento nas respetivas cadeias de valor globais. Para tal, incidir-se-á em três níveis distintos mas dos quais se espera obter efeitos complementares entre si:
- A nível da região; - A nível das instituições; - A nível das empresas;
EIXO 2: NETWORKING – Com este eixo, visa-se acelerar a integração plena das áreas de Conhecimento e Inovação nas dinâmicas emergentes dos mercados globais, de modo a tornar as estruturas produtivas mais competitivas através da geração de valor com base na utilização do conhecimento instalado nas regiões, implicando:
- Numa primeira fase a identificação de áreas de interesse comuns entre um conjunto de áreas de atividades distintas, passíveis de resultar em ofertas conjuntas agregadas, aumentando a eficácia da oferta.
- Numa fase posterior através da dinamização de encontros de negócios, seja pela via de missões empresariais no exterior, ou pela realização de missões inversas, promovendo a vinda de elementos internacionais.
EIXO 3: PROMOÇÃO - Definir estratégias e alinhar instrumentos capazes de posicionar internacionalmente as regiões do Norte e do Centro como regiões de Inovação e Conhecimento, suportadas no conceito “Know Now, do conhecimento à inovação”, envolvendo:
- A identificação dos locais e canais estratégicos para comunicar e estar presente;- A definição de um conceito e posicionamento diferenciadores para as Regiões Norte e Centro;
- A definição de instrumentos e ferramentas susceptíveis de darem corpo e voz às Regiões do Norte e do Centro enquanto regiões inovadoras.
|