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PME SOCIAL: Energia, Ambiente e Responsabilidade Social

19.06.2014
  • Acções Colectivas

Alcançar uma gestão racional e eficiente dos impactes energéticos, ambientais e sociais que tenha como efeito a obtenção de maiores níveis de produtividade interna e competitividade, redução de custos e uma contribuição efectiva para uma sociedade mais justa.

Breve descrição da entidade promotora
 
O PME SOCIAL é um projeto privado apresentado em parceria pela AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, a ANEME – Associação Nacional das Empreas Metalúrgicas e Electromecânicas e a APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial, aprovado no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC), integrado no domínio de intervenção Energia, Ambiente e Responsabilidade Social, e que foi dinamizado, pelos parceiros entre Janeiro de 2010 e Dezembro de 2011.


Parceiros:

A AIDA, foi constituída a 16 de Janeiro de 1986 e, apresenta como missão: “Representar, defender, promover, identificar e satisfazer as necessidades de representação pró-activa de informação, de apoio e acompanhamento técnico – ao nível da criação, funcionamento e expansão – das Empresas Industriais do Distrito de Aveiro, tornando-as PME mais competitivas”.


A ANEME, é uma Associação de Empregadores constituída em 1960 e que tem por objectivo a representação, defesa e promoção dos direitos e interesses dos seus associados, junto da administração e poderes públicos, parceiros sociais e da União Europeia.


A APEE, nasceu em Novembro de 2002, com a missão de promover a Ética e a Responsabilidade Social de modo a estimular a correspondente definição e implementação de políticas e modelos de governo organizacional visando o acréscimo de competitividade e rentabilidade através de boas práticas de gestão no quadro da sustentabilidade humana, ambiental e económica do modelo de desenvolvimento adoptado.

Projecto

O projecto surge do reconhecimento da crescente importância que a Eficiência e Diversificação Energéticas (área de intervenção da responsabilidade da AIDA), a Sustentabilidade Ambiental (intervenção do parceiro ANEME) e a Responsabilidade Social (área da responsabilidade do parceiro APEE) vêem a conquistar nos mercados actuais, como elementos essenciais para a melhoria da competitividade empresarial.

O PME SOCIAL envolveu um investimento elegível de 265.714,00€, correspondendo a um incentivo FEDER de 165.561,61€, distribuído pelos três co-promotores.

Através do PME SOCIAL foi possível para as empresas participantes:



-Reflectir sobre o novo contexto e as novas exigências que rodeiam as empresas e as vantagens de adoptarem medidas e estratégicas de actuação mais eficientes e sustentáveis;

- Repensar a sua actual gestão de recursos, no sentido de levar a empresa a alcançar uma gestão mais eficiente em termos energéticos, ambientais e sociais;

- Executar programas internos de redução dos impactes negativos que se traduzem sempre na obtenção de maiores níveis de produtividade interna, racionalização de custos e contribuição efectiva para uma sociedade mais justa.


Objetivos

Pretendeu-se com este projecto, alcançar uma gestão racional e eficiente dos impactes energéticos, ambientais e sociais que teve como efeito a obtenção de maiores níveis de produtividade interna e competitividade, redução de custos e uma contribuição efectiva para uma sociedade mais justa.
Foi objectivo dos parceiros do PME Social que as 28 empresas participantes, passassem da consciencialização à prática e que adoptassem novas práticas de actuação, incentivando igualmente outras empresas a seguir o mesmo caminho, através da apresentação e disseminação de boas práticas.


Principais ações desenvolvidas

Diagnósticos às Empresas Nas empresas participantes, das regiões Norte, Centro e Alentejo, foram realizados Diagnósticos preliminares e abrangentes que funcionaram como um instrumento de gestão, de auto-diagnóstico e de auto-avaliação, assentando num conjunto de indicadores considerados relevantes no âmbito das áreas de intervenção de Energia, Ambiente e Responsabilidade Social.

A fase de Diagnóstico revestiu-se de grande importância, constituindo uma etapa decisiva para a qualidade do trabalho a desenvolver.

A AIDA foi responsável pela realização de 10 diagnósticos na área da Eficiência Energética, a ANEME por 8 diagnósticos Ambientais e a APEE, elaborou 10 diagnóstico na área da Responsabilidade Social. Todos os diagnósticos realizados permitiram identificar o nível de maturidade das empresas nestes domínios, identificando as boas práticas da empresa e propondo linhas de acção futuras para a actividade de Consultoria.
Consultoria Individualizada Em resultado da actividade "Diagnóstico às Empresas", foram desenvolvidos programas de consultoria individualizada às empresas, com vista a sensibilizar as empresas para novas práticas ambientais ajustadas à dimensão, actividade e impactes ambientais gerados pela empresa, dando-lhes a conhecer novas ferramentas e medidas de actuação; promover a responsabilidade social, através do lançamento de um programa interno de responsabilidade social, partilhando directrizes e caminhos a seguir pelas empresas e consciencializar as empresas para a necessidade de se recorrer a novas fontes de energia, como sendo as energias renováveis, promovendo deste modo a eficiência energética nas PME’s.
Ao longo do projeto, tornou-se evidente que a maioria dos participantes já evidenciava alguma orientação para as questões relacionadas com a Responsabilidade Social, Ambiente e Eficiência Energética. Não obstante as iniciativas e práticas neste âmbito, também na maioria dos casos, careciam de uma estrutura e de mecanismos formais capazes de garantir a sua implementação numa base regular e, o seu correto alinhamento com a estratégia e valores da organização.

Assim, as intervenções efetuadas no âmbito do PME SOCIAL permitiram ir muito além da implementação de práticas, na medida em que exploraram o trabalho já desenvolvido pelas empresas e aproveitaram esta base para moldar os objetivos e ações futuras.
Acções de Sensibilização e Disseminação Durante a vigência do projecto, os parceiros realizaram seminários e acções de sensibilização sobre os domínios de intervenção: Energia, Ambiente e Responsabilidade Social, de forma a ser promovido a transmissão de conhecimentos, experiências e testemunhos, que permitiram contribuir para o enraizamento de boas práticas na cultura das PME’s, melhorando, deste modo, o seu posicionamento competitivo no mercado e na sociedade.
Foi também dada a possibilidade das empresas, participantes no projeto, conhecerem in loco a realidade de outras empresas que já adotam novas estratégias de atuação ao nível da energia, ambiente e responsabilidade social, possibilitando-lhes, deste modo, trocar experiências e conhecimentos sobre estas matérias.
De uma forma global, foram realizadas em todas as empresas participantes um conjunto de acções que visaram desenvolver de modo consistente a Responsabilidade Social, Eficiência Energética e a Sustentabilidade Ambiental e dar corpo ao trabalho que, em algumas empresas já era desenvolvido nestas áreas.

Nas três áreas foram produzidos Guias de Boas Práticas, cujos objetivos estão alinhados com os intenções gerais e específicos do projeto, sendo que a principal é o incentivo à integração de medidas de Eficiência Energética; Ambientais e da Responsabilidade Social.

De referir que no site do projeto em http://pmesocial.aida.pt/ os Guias encontram-se disponíveis para consulta e download, assim como toda a informação referente ao PME SOCIAL.

O projecto contemplou uma componente de aprendizagem informal que resultou na aquisição de competências por parte das empresas participantes e das associações envolvidas. Estas competências são instrumentos base para dar continuidade ao trabalho iniciado no âmbito do PME SOCIAL e garantir alguma autonomia dos participantes ao nível do futuro desenvolvimento das três áreas de intervenção, nos respectivos sistemas organizacionais.

Os resultados obtidos expressam um envolvimento muito positivo das empresas participantes e o seu empenho na introdução da Responsabilidade Social, Eficiência Energética e Ambiental, nos diversos modelos de gestão.


O trabalho desenvolvido pelo COMPETE tem sido decisivo para que as empresas, e respetivos stakeholders, tomem contacto com fatores críticos da competitividade que, por serem intangíveis, se tornam de mais difícil apreensão.


De destacar o acompanhamento, de proximidade, efetuado pela equipa técnica do COMPETE, nomeadamente no esclarecimento de dúvidas suscitadas pelos regulamentos dos sistemas de incentivo, que em muito facilita a implementação dos projetos e potencia os seus resultados.