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Portugal à Mesa: APTECE desenvolve plano de promoção das tradições culinárias portuguesas

03.02.2015
  • Compete
  • Acções Colectivas

Apoiado pelo COMPETE, a abordagem deste projeto está intimamente relacionada com a história das receitas e dos produtos típicos que caracterizam a nossa gastronomia.

Portugal à mesa
Portugal à mesa

1.    Síntese

No seguimento do projeto que já tinha em curso para promover as tradições culinárias portuguesas, a APTECE considerou que o seu papel deveria ir além-fronteiras, colaborando com associações sectoriais, em particular no sector agroalimentar, dando resposta a problemas comuns devidamente identificados.

Uma delas a de suprir uma falha detetada no sector e que exige a criação de condições e de ambiente favoráveis para que se possa fazer a ponte entre a promoção do produto para o seu consumo, criando a ligação do produto à receita a mecanismos de promoção que até então nunca trabalhados.

Ou seja, não basta estar presente em feiras e outras ações internacionais se não se fizer a ligação à gastronomia, mostrando a qualidade da aplicação do produto às receitas.

Para tal a APTECE aposta num conjunto de ações estruturantes e que não fiquem apenas na promoção, mas que atuem de montante a jusante. Envolver os agentes turísticos com responsabilidade na promoção e comercialização da cultura nacional. Fazê-lo por via da sensibilização e formação dos agentes turísticos, em particular da hotelaria, mas também das empresas para a estratégia e o marketing, por via da sensibilização para a cooperação intersectorial regional, recorrendo a parcerias complementares, como são o caso da Portugal Foods e do Inovcluster.

É por isso objetivo central do projeto “Portugal à Mesa” o reconhecimento da qualidade gustativa de Portugal.

Para tentar dar resposta a esta missão, o projeto “Portugal à Mesa” tem vindo a identificar produtos e sensibilizar os profissionais em contexto internacional, numa lógica de cooperação e complementaridade com as entidades identificadas.

“Portugal à Mesa” aposta em mercados com forte potencial e poder de compra para acolher estes produtos, a saber: Alemanha, Rússia, Espanha, Colômbia, China, Holanda, Brasil, México, Turquia, Reino Unido, França, EAU, Macau, Suíça e Itália.

O projeto visa promover uma mudança de mentalidades que conduza a atitudes de confiança e de orgulho pelo que é feito em Portugal e não só: que essa confiança e orgulho sejam colocados em prática e que abranja todo o processo produtivo, desde o produtor ao consumidor.

 

2. Enquadramento no COMPETE

 

2.1 Sistema de Apoio a Ações Coletivas e Pólo de Competividade e Tecnologia Agro-industrial: alimentos, saúde e sustentabilidade

O projeto “Portugal à Mesa” da APTECE foi apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas e teve um investimento elegível de 455 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 364 mil euros.

 

2.2 Testemunho | José Borralho, Aptece

Nestes projetos da Aptece aprovados pelo COMPETE é de salientar a sensibilidade e a visão do COMPETE que compreendeu o projeto de uma pequena associação como a Aptece e que apostou na sua capacidade para projetar o sector do turismo de culinária.

Não nos cansamos por isso de elogiar uma equipa que fazemos questão de envolver continuamente nos novos projetos percebendo como também podemos ir de encontro aquilo que são as diretrizes do COMPETE e à forma como podemos ser mais eficientes na gestão dos fundos.”

 

3. Principais atividades já desenvolvidas:

  • Ações de promoção em feiras e eventos gastronómicos em cidades como: Madrid, Paris, Londres, Berlim, Moscovo, Xangai, Macau, Bogotá, Cidade do México, Amsterdão e ainda este ano, no Rio de Janeiro, São Paulo, Nova Iorque, Milão e Varsóvia.
  • Rastreio das receitas tradicionais que caracterizam a identidade nacional e de onde resulta a base de promoção da cozinha portuguesa.
  • Identificação da base de empresas e produtos associados ao receituário identificado.
  • Estudo sobre as práticas de utilização de produtos típicos e respeito do receituário tradicional.
  • Plataforma de receitas nacionais para consulta por chefes portugueses no estrangeiro.
  • Ações de promoção da gastronomia tradicional junto das unidades hoteleiras nacionais e da restauração com representação internacional e com promoção internacional.
  • Participação no programa da SIC i “Boa Cama, Boa Mesa”.
  • Criação de um catálogo de produtos tradicionais para agentes internacionais,
  • Criação de um kit de promoção das receitas e dos produtos nacionais, que designamos de Kit “Portugal Food Traditions”. 

4. Links

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Imagem e Comunicação

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.