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Portugal Foods | Conhecimento e Internacionalização no sector agro-alimentar

20.02.2012
  • Pólos e Clusters

Portugal Foods – Uma imagem de marca para promover os produtos, as empresas e conhecimento do sector agro-alimentar nacional nos mercados externos.

Reconhecido formalmente em 2009, o Pólo de Competitividade Tecnologia Agro-Alimentar, tem por missão congregar os interesses e as necessidades do sector, promover e partilhar o conhecimento, incentivar a inovação, e prestar apoio científico e tecnológico transversal às empresas da fileira agro-industrial, de modo a aumentar o seu índice tecnológico e assim reforçar a competitividade da economia portuguesa.

Os principais eixos estratégicos de desenvolvimento do Pólo de Competitividade Agro-Alimentar, assentam em três vectores:
- os Alimentos Seguros e Saudáveis;
- os Alimentos Amigos do Ambiente; e
- a Dieta Atlântica.

Estas três grandes áreas de intervenção deram origem a um plano de acção, centrado no desenvolvimento e comercialização de novos produtos alimentares com dimensão competitiva e margem acrescida, baseados em sistemas de produção inovadores e sustentáveis, na oferta de uma estratégia selectiva e integrada para a internacionalização dos produtos alimentares, no lançamento de novos conceitos de alimentação, baseados no modo de estar português, alimentação mais saudável, original e conveniente, no desenvolvimento de novas tecnologias de produção, processamento e conservação dos alimentos destinados a mercados mais distantes, na valorização e reutilização de resíduos provenientes do processamento alimentar, e nas empresas mais eco-eficientes e nos sistemas de produção com maior potencial para obtenção de alimentos seguros, saudáveis e amigos do ambiente.

É neste enquadramento que surgem os projectos âncora que integram o Pólo de Competitividade Tecnologia Agro-Alimentar, caso do NUTRILIFE e do SUSTAINPROD, que visa a promoção de novos produtos alimentares e/ou valorização de outros já existentes, com vista à sua contribuição para o bem-estar e saúde dos consumidores, dirigidos a diferentes segmentos de mercado e permitindo desenvolver novas soluções do ponto de vista nutricional e de segurança alimentar, pela via da funcionalização dos produtos e da diferenciação no mercado.

Paralelamente e sob o umbrela da marca Portuguese Foods, o pólo tem por objectivo a promover  a  internacionalização das empresas do sector agro-alimentar através de um suporte activo, seja na sua capacitação para a internacionalização, seja pela identificação e captação de oportunidades através do Business Intelligence um ambiente favorável à criação e desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica.
Para o desenvolvimento da estratégia de internacionalização, o COMPETE apoiou, no âmbito dos projectos conjuntos de internacionalização, a realização de missões e de participação em certames considerados relevantes, num total de 4.104.763 € de investimento elegível, correspondendo a 2.153.992€ de incentivo FEDER.

Os projectos âncora, NUTRILIFE e do SUSTAINPROD, foram considerados enquadráveis no âmbito das Acções Colectivas e envolveram um investimento elegível de 215.875€, correspondendo a 151.113€ de incentivo FEDER.
O projecto âncora NUTRILIFE actua ao nível da criação de novos produtos alimentares e/ou valorização dos já existentes, com vista à sua contribuição para o bem-estar e saúde dos consumidores, dirigidos a diferentes segmentos de mercado, permitindo assim desenvolver, as melhores soluções do ponto de vista nutricional e de segurança alimentar, pela via da funcionalização dos produtos e da diferenciação no mercado.
Componente relevante do projecto passa pelo facto de num só local (plataforma Web NUTRILIFE) uma empresa conseguir aceder a várias informações relacionadas com uma parte do processo de desenvolvimento de um produto funcional, nomeadamente, as tendências nacional e mundial em termos de oferta e procura de produtos funcionais, lista de ingredientes funcionais que estão na base dos produtos e potenciais fornecedores.

O projecto SUSTAINPROD tem por objectivo sensibilizar os produtores nacionais (produção vegetal e animal) para práticas de produção mais limpas, mais sustentáveis e mais rentáveis, promovendo uma imagem do sector com mais responsabilidade social e ambiental.
O resultado deste projecto será o de disponibilizar, ao sector primário da Fileira Agro-Alimentar, informação que sensibilize e oriente os produtores para uma produção sustentável, de alimentos amigos do ambiente, potenciadores de criação de riqueza regional, tendo em conta as alterações climáticas e os cenários de impacto na agricultura. Para consubstanciar este projecto, estão previstas seis acções de sensibilização levadas a cabo em todo o país, de Norte a Sul, no interior e no litoral, esperando que participem cerca de 600 produtores no total.