Norte - uma região criativa de Portugal.
A atracção pelas cidades criativas é um facto provado. Implica a existência de oferta cultural e a existência de uma massa crítica. O Cluster das Indústrias Criativas, com intervenção no Norte de Portugal, trabalha colectivamente para afirmação desta região como um lugar empreendedor, criativo e dinâmico.
Reforçar essa massa crítica, apostar numa nova geração, no aumento da capacidade de empreendedorismo criativo, no crescimento dos negócios criativos, e na atractividade dos lugares criativos estão no centro da estratégia.
Criar redes de programação, que permitam a convergência dos actuais equipamentos, e oferecer aos agentes criativos segurança, confiança e estímulo faz parte desta estratégia com impacto na economia regional.
Missão
Contribuir para que o Norte se torne na região criativa de Portugal pela concepção e implementação de um adequado modelo de governação que suporte o aumento da capacidade e empreendedorismo criativo, o crescimento dos negócios criativos e a atractividade dos lugares criativos, visando o reforço da massa crítica do capital criativo da região.
Visão
Tornar o Norte a região criativa de Portugal.
Objectivos
- Reforçar a massa crítica do capital criativo da região, considerando três eixos estratégicos: capacidade e empreendedorismo criativos, crescimento dos negócios criativos e atractividade dos lugares criativos
Resultados
- Consolidar a clusterização em curso, fortalecendo-a e aprofundando-a
- Ligar, pela primeira vez em Portugal, subsectores sem tradição de diálogo e cooperação: empresas, instituições culturais, espaços de arte, artistas individuais, universidades, parques de ciência, centros de investigação, autarquias, media
- Contribuir para o reforço dos processos de regeneração urbana em cidades e lugares de elevado valor patrimonial, recurso com crescente importância e carácter diferenciador nas estratégias de competitividade territorial
- Fortalecer, qualificar e promover os mecanismos de articulação e de trabalho em rede
- Intensificar a relação entre os centros de produção de conhecimento e a actividade empresarial
- Atrair uma talentosa e criativa massa de jovens universitários para a criação de negócios criativos
- Alavancar e internacionalizar os principais agentes e negócios criativos da região e do país
- Gerar novas dinâmicas no mercado da economia digital, pelo reforço da produção de novos conteúdos criativos produzidos na região e no país