No processo de acompanhamento e monitorização são elaborados de Pontos de Situação – Flash Informação – sobre os principais domínios quantitativos em acompanhamento, nomeadamente, projetos âncora, projetos complementares, projeto de governo das entidades gestoras e rede de associados.
A rede de associados dos vários Polos e Clusters reconhecidos praticamente duplicou face à dimensão inicial no reconhecimento, envolvendo em 31 de dezembro de 2012, 1365 associados (793 associados na fase de candidatura a reconhecimento), dos quais 985 empresas.
Foram efetuadas visitas de acompanhamento, reuniões periódicas e reportados semestralmente pontos de situação detalhados das atividades desenvolvidas.
Os Relatórios de Execução do COMPETE incluem capítulos específicos dedicados à realização da implementação da política de Estratégias de Eficiência Coletiva.
O Observatório do QREN, em colaboração com o COMPETE e o IFDR, lançou um concurso público visando a contratação do estudo de Avaliação da Estratégia e do Processo de Implementação das EEC-Clusters (28 de março de 2012).
A SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação (em consórcio com a empresa INNO-TSD) foi a entidade selecionada e desenvolveu o referido estudo que permitiu uma reflexão estratégica e operacional da política pública de EEC-Clusters (Polos de Competitividade e Clusters), através da avaliação da estratégia seguida, do seu processo de implementação e dos seus primeiros resultados.
Agradecemos a colaboração de todas as empresas, associações, entidades do sistema científico e tecnológico, entidades públicas, organismos intermédios, autoridades de gestão dos Programas Operacionais do QREN e GPP do MAMAOT que participaram de forma muito relevante no estudo.
A 19 de abril será efetuada uma sessão de apresentação das conclusões e recomendações no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. Poderá consultar o Programa no link http://www.observatorio.pt/destaque.php?lang=0&id_channel=19&id_page=747
Brevemente poderá aceder ao Relatório Final do estudo de avaliação.
A 19 de abril foi efetuada uma sessão de apresentação das conclusões e recomendações no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. Poderá consultar o Programa no link http://www.observatorio.pt/destaque.php?lang=0&id_channel=19&id_page=747
Aceda ao Relatório Final do estudo de avaliação.