Pólo de Competitividade e Tecnologia das Indústrias de Base Florestal
Preservar esta riqueza nacional, e garantir o seu futuro, sem descurar as questões ecológicas, é o objectivo deste Pólo.
Um terço do território nacional é floresta. Preservar esta riqueza nacional, e garantir o seu futuro, sem descurar as questões ecológicas, é o objectivo deste Pólo. O eucalipto, o pinheiro e o sobreiro são as espécies mais relevantes da floresta portuguesa. O Pólo quer valorizá-las e aumentar a sua presença no mercado externo.
Reduzir a emissão de gases de efeito de estufa, apostar na biomassa e nos subprodutos lenhosos, e qualificar a mão-de-obra intensiva e tradicional fazem parte dos objectivos.
Aumentar as exportações de pasta e papel, de cortiça, e de painéis de madeira, com um selo que fornecerá a informação da pegada ecológica confi rmará a qualidade dos produtos a colocar no mercado internacional.
Missão
Dotar a floresta portuguesa da capacidade de produção de matéria-prima em quantidade e qualidade suficientes e de forma sustentável.
Visão
Criação de um centro nacional de competitividade, inovação e tecnologia, de vocação internacional, bem como, promover e incentivar a cooperação entre empresas, organizações, universidades e entidades públicas, com vista ao aumento do respectivo volume de negócios, das exportações e do emprego qualifi cado, nas áreas económicas associadas à Fileira
Florestal Portuguesa.
Objectivos
- Aumentar a capacidade produtiva florestal do território português e garantir a sua sustentabilidade
- Melhorar a organização e qualidade do sector florestal, tanto na produção como na transformação e reforçar capacidades e competências dos seus agentes
- Aumentar o valor acrescentado da fileira florestal pela inovação e tecnologia, e pela melhoria do rendimento da matéria-prima
- Melhorar o acesso a mercados e reforçar a penetração de produtos portugueses
- Intensificar os argumentos na competição global, com realce para os que advêm da conformidade com os princípios da sustentabilidade ambiental
Resultados
- Aumentar as exportações de pasta, papel, produtos de cortiça e painéis de madeira
- Garantir a consolidação do volume de exportação de mobiliário de madeira conseguido nos últimos anos, através de estratégias de marketing adequadas e agressivas, no âmbito da marca, diferenciação e diversificação de mercados
- Implementar o “carbon footprint labelling” nas indústrias da Fileira Florestal
- Obter a melhoria das capacidades de gestão das indústrias da Fileira Florestal, através da formação técnica de quadros e operadores