Pólo de Competitividade e Tecnologia das Indústrias de Refinação, Petroquímica e Química Industrial
Captar as empresas líderes em investimento internacional, fabricar produtos em que o país ainda não é auto-suficiente e constituir Centros de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento, a funcionar em rede, são alguns dos objectivos primordiais.
Sines, Matosinhos e Estarreja têm um papel fundamental na economia portuguesa.
O Pólo de Refinação, Petroquímica e Química Industrial minimiza as distâncias entre estas indústrias, alavanca a modernização de um vasto conjunto de PME.
Captar as empresas líderes em investimento internacional, fabricar produtos em que o país ainda não é auto-suficiente e constituir Centros de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento, a funcionar em rede, são alguns dos objectivos primordiais.
Nos planos deste Pólo está também a vontade de aprofundar programas de envolvimento com as comunidades locais que promovam a melhoria do bem-estar, na área de ambiente e protecção civil e responsabilidade social.
Missão
Dinamizar a constituição e o desenvolvimento do Pólo de Competitividade e Tecnologia nas áreas de Refinação, Petroquímica e Química Industrial, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento dos agentes produtivos nele presentes.
Visão
Tornar Portugal uma referência ao nível mundial nas Indústrias de Refinação, Petroquímica e Química Industrial, especializada em produções de Alta Tecnologia e/ou elevado crescimento.
Objectivos
- Promover a densifi cação das relações entre agentes ao longo da cadeia de valor
- Contribuir para a atracção de investimento nacional e estrangeiro
- Promover o adequado desenvolvimento de infraestruturação do Pólo
- Contribuir para o desenvolvimento de I&DT relevante para o Pólo
- Fomentar o desenvolvimento de recursos humanos com as competências necessárias
- Promover a aceitação pelas comunidades locais em todas as zonas de implantação
- Promover a sustentabilidade ambiental das indústrias presentes
Resultados
- Densificar as relações existentes entre as empresas no sentido de oferecerem produtos a preços mais competitivos, inovadores e de alto valor acrescentado, com impacto positivo na balança comercial
- Promover o desenvolvimento das infra-estruturas necessárias à interligação das três localizações geográficas principais do Pólo incluindo os três portos de mar a elas associados, bem como o ordenamento territorial
- Aumentar a competitividade da produção industrial nacional > Reforçar a posição de liderança de tecnologias a nível internacional
- Incrementar o esforço de I&DT das empresas do sector e a qualificação dos seus recursos humanos
- Fomentar a cooperação e o envolvimento entre as entidades do Pólo e as instituições governamentais, comunidades locais e PME da região