Pólo de Competitividade e Tecnologia do Turismo
Colocar as empresas em rede, através de uma aposta tecnológica, investir na formação, estimular a competitividade das empresas define a estratégia do Pólo de Competitividade do Turismo.
Reforçar o sector turístico na economia nacional.
Colocar as empresas em rede, através de uma aposta tecnológica, investir na formação, estimular a competitividade das empresas define a estratégia do Pólo de Competitividade do Turismo.
Missão
Promover a inovação, a qualificação e a modernização do agregado de empresas que actuam no sector do turismo, reforçando a sua capacidade competitiva e a sua afirmação internacional.
Visão
Garantir um crescimento sustentado do turismo, acima da média europeia e reforçar o contributo do turismo enquanto motor do desenvolvimento económico e social português.
Objectivos
- Gerar e incorporar o conhecimento na actividade turística, aproximando os centros de investigação e conhecimento das preocupações do sector
- Dotar o país de recursos humanos detentores de níveis de formação, especialização e qualificação adequados ao desenvolvimento do sector
- Qualificar a oferta turística através de um programa de qualidade para o turismo; da criação de um sistema de registo de empresas que actuam na actividade turística; da renovação da imagem da rede nacional de informação turística; da dinamização de pólos de desenvolvimento turístico; da aposta no reforço de competitividade dos 10 produtos turísticos prioritários no Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT) e da requalifi cação dos destinos turísticos consolidados
- Reposicionar a imagem do “Destino Portugal” através da dinamização de uma campanha multi-canal e da intensificação dos contactos internacionais das empresas
Resultados
- Atingir, para o sector do turismo, um peso relativo de 15% do PIB no horizonte de 2015
- Aumentar o número de turistas e o número de camas para, respectivamente, 20 milhões e 90 mil
- Retomar o padrão de crescimento de receitas, ultrapassando o patamar dos 15 mil milhões de euros
- Gerar maior dinâmica das regiões Alentejo, Lisboa e Algarve que deverão registar o maior crescimento absoluto em número de camas
- Incorporar mais tecnologia nas empresas como forma de reforço da sua competitividade no mercado internacional