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ACTOR – Apostar na Certificação das Empresas Tice Organizadas em Rede

09.07.2012

Intervenções estruturadas nas empresas em diferentes áreas de qualificação e certificação, ao longo do todo o ciclo de vida dos produtos e serviços, potenciando abordagens de qualificação e certificação integradas e sustentadas.

ACTOR

Dinamizado pelo Inova-Ria - Associação de Empresas Para Uma Rede de Inovação em Aveiro em co-promoção com A ANETIE - Associação Nacional de Empresas das Tecnologias de Informação e Electrónica; a FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; a Universidade do Minho; a ITSMF Portugal - IT Service Management Forum - Associação Portuguesa de Gestores de Serviços de Tecnologias de Informação; o  Instituto Pedro Nunes e
a APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

O Projecto ACTOR é um Projeto Âncora do Pólo de Competitividade em Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica -TICE.PT, apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, contando com um investimento de elegível no valor de 2.525 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 1.309 mil euros.

Este projeto é estruturante para o sector TICE em Portugal, já que permite introduzir "best practices" nacionais e mundiais em processos de gestão de projetos, desenvolvimento, implementação e manutenção de software e serviços TI, segurança de informação e inovação, sendo a implementação de qualificações e certificações um fator dinâmico de competitividade de elevadíssimo grau e imprescindível para a competitividade das empresas TICE nacionais.


O projeto compreende intervenções estruturadas nas empresas abrangendo diferentes áreas de qualificação e certificação, situadas ao longo do todo o ciclo de vida dos produtos e serviços, potenciando abordagens de qualificação e certificação integradas e sustentadas, divididas em 3 grandes áreas de intervenção:

- Qualificação e Certificação em Desenvolvimento de Software: contempla duas abordagens, uma abordagem direcionada principalmente para pequenas e médias empresas, baseada no modelo internacionalmente conceituado Capability Maturity Model Integration – CMMI; e uma abordagem direcionada principalmente para micro e pequenas empresas, baseada num modelo simplificado desenvolvido pelo European Software Institute - IT Mark - que integra elementos de CMMI, segurança e gestão do negócio.

- Qualificação e Certificação em Gestão de Serviços e Gestão de Segurança da Informação: Qualificação e Certificação nos modelos de referência da área de gestão de serviços e segurança da informação para promover e sustentar o posicionamento da indústria TICE no panorama global do mercado de sourcing: identificando e promovendo as competências das organizações com base em ofertas centradas na Normas ISO/IEC 20 000 - Qualificação Certificação em Gestão de Serviços de TI e ISO/IEC 27 001 - Qualificação e Certificação em Gestão da Segurança de Informação.

- Qualificação e Certificação em Investigação, Desenvolvimento e Inovação: Qualificação e Certificação que irá possibilitar o desenvolvimento da inovação de uma forma sistemática e sustentada nas empresas, com base na implementação de sistemas de gestão da inovação baseados na norma NP 4457:2007, com vista ao reforço das vantagens competitivas das empresas numa economia cada vez mais globalizada e assente no conhecimento.

De referir ainda que a cada empresa pode beneficiar da implementação articulada de diferentes tipos de qualificações e certificações, garantindo-se, adicionalmente, a possibilidade de criação liquida de postos de trabalho, bem como um conjunto limitado de investimentos em hardware e software para suporte ao desenvolvimento do projeto.

No âmbito das atividades contempladas no Projecto ACTOR, a Inova-Ria - Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro e a Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) estão a organizar em conjunto um Ciclo de Workshops - Gestão da IDI, que têm como objetivo sensibilizar as empresas para a importância da gestão da IDI e esclarecer aspetos operacionais associados aos Sistemas de Gestão da IDI.